A revolução de Libra – Mudanças profissionais para os nascidos em 1974 – Explicando melhor o Nodo Norte em Gêmeos

Postado em 20 de janeiro de 2013 por Andreia Modesto

Libra tem em essência, uma postura reflexiva. Gosta de pensar e mesmo que o mapa astral aponte influências mais enérgicas de ação, sempre existe o amor aos estudos, à filosofia e a crença de que a perfeição possa ser encontrada nos relacionamentos, nas artes ou em algum cenário em que Libra deposite todo o seu afeto e compromisso com a vida. Alguns parecem viver num mundo à parte e é preciso lembrar  que Netuno é a oitava superior de Vênus e que representam o amor dentro do zodíaco, mesmo que dilaceramento e indecisão também sejam palavras frequentes em seus destinos.

Touro compra a chácara, deita na rede, observa o mar ou cuida de seus animais com carinho. Libra fica sonhando com essa serenidade que a princípio é alcançada dentro de Libra – em seu pensamento e depois pode (ou não) criar forma no mundo material. Mas talvez a serenidade de Libra não se encontre no contato com o verde das matas mas na contemplação dos quadros impressionistas ou nas leituras de algum poeta romântico.

Libra está mais inquieto. Dando espaço para a ação, fazendo escolhas de  modo mais impulsivo, carregado por um vento que sopra de dentro. Muitos de seus valores e ideais estão indo por terra. Se a vida era um sonho bonito, se transforma em realidade satisfatória. Libra fica de bem com o seu corpo, perde o medo da solidão e consegue enxergar as outras pessoas com um senso crítico maior.

Cada um de nós vivencia as  influências planetárias de formas diferentes. Recebo clientes de Libra felizes porque perderam peso, ampliaram o quadro de amizades e os laços estão mais livres e respeitosos, se libertaram de trabalhos opressivos e se permitiram se colocar em primeiro plano – antes tarde do que nunca.

Outros,  estão atônitos, sem entender bem porque é que as coisas estão mudando numa velocidade tão grande e ainda tentando se apegar ao passado. Frustrações e mudanças podem acontecer ao mesmo tempo. A maior parte das pessoas precisa de algum tremor para poder acordar e descobrir que é possível viver de uma outra maneira, seja tomando menos café, fazendo mais ginástica, mudando de cidade ou trocando de emprego. Muitas vezes hábitos arraigados, mesmo que sejam “coisas pequenas do cotidiano”, nos fazem repetir e repetir os mesmos padrões de sempre. É melhor administrar o problema que já se conhece do que tentar se aventurar num território desconhecido. É o modo como a maior parte das pessoas pensa.

Com Urano e Plutão atuando sobre Libra, fica impossível empurrar uma situação insatisfatória. Seja porque o corpo dói, porque a demissão é anunciada ou porque os amigos decepcionam. Mudar e mudar. Lagarta vira borboleta. Se Plutão e Urano em comum acordo manifestam uma grande tensão sobre Libra, isto não quer dizer que Libra vai deixar de sonhar. Mas pode responder à vida com uma urgência maior em transformar os sonhos em realidade. E para isto, é preciso fazer algumas concessões que não comprometam os seus ideais.

*******************************************************

Recebi um cliente com o Nodo Norte em Sagitário, geração nascida em 1974, com o desejo de migrar para outro cenário profissional. Atua dentro da área da saúde, em indústria, no Marketing, mas está cansado não somente das demissões comuns na indústria como pelo fato de que nem sempre está alinhado com as diretrizes, metas e ideais das empresas.

Os posicionamentos “kármicos”, representados pela posição dos Nodos permitem generalizações que não são banais. Nesse caso, Sol, Netuno, Nodo Norte e Vênus estão em Sagitário na casa 3 em quadratura com Júpiter em Peixes na casa 6. São casas de comunicação e serviço, sobretudo a casa 6, definida como a casa do cotidiano de trabalho e saúde.

Quais são as orientações mais importantes para essa transição? Aquelas que seguem abaixo:

– manter alguma linha de coerência com o que foi experimentado, conhecido e construído até agora

– ter um embasamento de estudos, sejam mais formais (o ideal) ou pelas leituras independentes que possam trazer consistência intelectual

– planejamento, planejamento, planejamento – embora Sagitário seja um signo de impulso e verdade, também tem um outro lado: se planeja para o futuro, embora se alicerce mais na fé do que em uma planilha cheia de números, mas planeja,  pois é um signo de futuro e sabe que as coisas nem sempre se resolvem da noite para o dia

Com a  Lua em Gêmeos, existe muita curiosidade sobre tudo. E com o Nodo Sul em Gêmeos, a riqueza e variedade de talentos pode levar a investir dinheiro e tempo no caminho equivocado.

Com interesse pela homeopatia e antroposofia, caminhos bem diferentes do que vivencia nas grandes indústrias, tem a idéia de começar a prestar consultoria para pequenas farmácias de manipulação da “medicina alternativa”, que muitas vezes fecham por falta de um apoio de marketing ou administração de negócios. Outro caminho pode ser  exercer  uma função de “cura”, pois embora esse Nodo Norte em Sagitário exija muita coerência com as funções realizadas anteriormente, ele não sairá da área da saúde e já fez cursos e teve experiências de workshops nessa direção. Não é uma quebra fatal.

Sagitário precisa acreditar nas escolhas que faz. Não pode passar uma idéia ou produto se não houver uma identificação com o que está passando para as outras pessoas. O signo de Sagitário não tem nada a ver com o comércio, pois Sagitário é um signo de poder, sinceridade, autoridade, aquele que prefere ter razão a ser feliz. É parte de sua essência, do mesmo modo que a essência de Gêmeos é compartilhar ideias e experiências, signos opostos que complementam o eixo do conhecimento. Se Gêmeos e Libra gostam de comparações, Sagitário, como signo de fogo não admite e nem acredita nelas. “Cada um é cada um” e o mundo se estrutura em hierarquias, mesmo que existam afinidades e semelhanças, as diferenças distinguem as pessoas.

Tenho clientes sagitarianos que são grandes comerciantes. Possuem influências em Gêmeos, Virgem e Peixes que têm o carisma necessário para atingir o público e criar empatia e confiabilidade no serviço ou produto que representam.

A geração de 1974 está mais inquieta de 2010 para cá, descobrindo que pode ir mais longe, que as rotinas são  desmotivadoras, e estão querendo muito mais da vida. Mas não querem experiências diferentes para passar o tempo. Estão em busca de um sentido maior para tudo, o que Sagitário e Peixes perseguem por toda a vida.

****************************************************

Outra cliente nascida em 1965 ficou intrigada sobre o desenvolvimento do Nodo Norte em Gêmeos, que é exatamente o oposto do Nodo Norte em Sagitário, citado no exemplo acima. Nascida com o Sol em Capricórnio e Saturno no Ascendente em Peixes, afirma a essência das responsabilidades capricornianas com uma forte ligação com a família de origem. Ascendente em Peixes, Marte e Vênus em Aquário, despertaram o talento para as artes embora a postura capricorniana se confirme pela busca da perfeição. Perfeição, atenção aos detalhes, criação, um trabalho à frente do seu tempo, autoral e independente, como a Lua em Áries aprova.

Mercúrio, regente do Nodo Norte em Gêmeos, faz oposição a Júpiter, regente do nodo Sul em Sagitário. Os dois regentes do destino estão em oposição:

Mercúrio, regente de Gêmeos, está em Sagitário na casa 10 (casa da carreira).

Júpiter, regente de Sagitário, está em Gêmeos na casa 4 (casa da família, das origens).

Sendo capricorniana, se equilibra entre as exigências profissionais e as exigências ou necessidades familiares. Seu público também é sua família e sua família  torce por ela.

O Nodo Norte em Gêmeos, está  na casa 3, casa de Gêmeos, regência dupla de Mercúrio. Falar, atuar, recitar, cantar, compor, entrevistar, ensaiar estilos diferentes, experimentar, viajar!

Numa postagem anterior, comentei sobre o Nodo Norte em Gêmeos na casa 7, casa das pessoas, dos relacionamentos, assim como a casa 7 e a casa 11. Elas diferem na dimensão.

A casa 3 é a casa dos amigos e vizinhos, uma relação mais próxima. Sendo a casa de Gêmeos, abrigará também todo “cenário geminiano” e uma redação de mídia impressa ou digital também faz parte desse espaço.

A casa 7 é essencialmente, com a casa 8, uma casa de intimidade maior, casamento, sociedade de negócios, sendo que a oitava casa tem uma riqueza maior que não vale a pena explorar aqui. Mas com o Nodo Norte em Gêmeos na casa 7, amizades, público e casamentos ou associações em geral se misturam.

Neste exemplo de agora, o Sol em Capricórnio está fechando a casa 10 e abrindo a casa 11, a 4 graus da casa 11, casa dos grupos, da fama, da humanidade. É a promessa é de uma expansão maior do que as outras casas permitem. A comunicação com a coletividade pode ser percebida como uma “missão”, já que Vênus, vibração em sintonia com o Ascendente em Peixes (Netuno é a oitava superior de Vênus), está em Aquário na casa 12.

Mercúrio, regente do Nodo Norte, recebe:

Quadratura de Saturno e Ascendente

Quadratura de Plutão e Urano (exatas)

Oposição de Júpiter

Trígono da Lua

Urano e Plutão estão na casa 7 em oposição ao Saturno que abre o mapa sobre o Ascendente

Tensões são criativas. Pressão leva ao desempenho, ao desenvolvimento. Toda a transformação acontece pelo poder da comunicação. As outras pessoas são o sentido maior da vida. Existe um bom equilíbrio entre todos os elementos:

Sol no elemento terra, fechando a casa 10 (terra) e abrindo a casa 11 (ar).

Lua no elemento fogo na casa 2 (terra).

Ascendente no elemento água com Saturno, planeta do elemento terra, num signo do elemento água.

O Ascendente tem uma “natureza do fogo” – afirmação da identidade.

A combinação Sol em Capricórnio e Lua em Áries é corajosa e independente.

A combinação Ascendente em Peixes e Saturno em conjunção com o Ascendente é ao mesmo tempo sensível e responsável, intuitiva e produtiva.

O Nodo Sul está em Sagitário na casa 9 assim como Netuno, regente do Ascendente. Liberdade e anseios maiores da vida. Uma filosofia de vida que não precisa ser definida em “ismos”, não segue uma linha rígida espiritual mas vive a espiritualidade presente no mundo concreto, expressa no plano material pelo seu talento e todas as suas criações. Aperfeiçoa a voz, brinca com as tendências estrangeiras ou procura pelas raízes brasileiras, mistura tudo, como Gêmeos permite. O resultado é uma vida com a coerência de Capricórnio, que não se transforma em rigidez. O bom humor é refinado, a curiosidade é seletiva. Não se perde. Consegue unir tendências opostas e criar uma nova tendência que é a sua marca e influencia gerações à sua frente.