Aceitando o plano material – Caindo na real – Trânsito de Saturno

Postado em 13 de setembro de 2012 por Andreia Modesto

Mais à frente é possível que eu retome as orientações para 2012-13, de modo mais objetivo, como muitos leitores preferem. Mas a curto prazo, observando os aspectos de Netuno, Plutão e Saturno, o ideal é fazer postagens que despertem um pouco da reflexão sobre “o que está acontecendo de dentro para fora”. Ainda faltam alguns signos e não fui seguindo a ordem do Zodíaco porque outros temas vão aparecendo, mas a próxima postagem será para Peixes e suas perspectivas em 2012 e 2013.

A sincronicidade ajuda a perceber as diferentes nuances e o Netuno que torna a mente confusa, também pode levar ao curso de dança duas vezes por semana. O mais importante é evitar traduções como o esquecimento,  a perda de foco ou o exagero na bebida. Transcender e relaxar é preciso? Mas existem outras formas de encontrar saídas para a pressão do mundo cotidiano.

Os signos mais sensíveis costumam ter dificuldades em consertar a torneira ou lembrar a data em que agendou seus exames de rotina. Outros se desligam tanto do corpo material que não agendam exames, pois vivem na mente ou em outro lugar qualquer.

A passagem de Netuno por Peixes anima a alma, nos recorda que esse mundo de dentro precisa ser reconhecido, vivido, percorrido mesmo que com surpresa e um pouco de receio. Outras vezes, com imensa alegria.

O trígono formado nesse segundo semestre de 2012 por Saturno e Netuno, é um símbolo do equilíbrio entre a lucidez e o sonho, o desejo de realizar e o desejo de fugir. Algumas pessoas poderão montar suas academias de yoga e dança, outras poderão receber prêmios na área de cinema e fotografia. Para as pesquisas em Medicina e Biologia, o trígono é positivo e produtivo.

A aceitação do plano material passa pela responsabilidade pelas pessoas, começando por si mesmo e por uma organização que permita que a vida funcione bem. Não é apenas isto mas começa por aí ou a vida se torna um turbilhão de possibilidades mas não se encontra um caminho firme a percorrer.

A leitura do mapa e dos trânsitos, mais urgentes ou futuros, ajuda a entender o que nos acontece como nos prepararmos para dar uma boa resposta ao que a vida exige de nós.

Nos manuais de Astrologia, o trânsito de Netuno e o trânsito de Saturno são interpretados como processo de perda de energia, sendo que Saturno nos ensina a fazer foco enquanto Netuno pode ser um convite a inércia. Mas se alguém tiver Ascendente, Lua ou Marte em Áries, pode sentir a vitalidade de Urano empurrar a vida para a frente e canalizar Saturno e Netuno de outra maneira.

Uma boa pergunta para o trígono Saturno-Netuno é:

Como consigo me planejar para realizar meus sonhos? E que tal mudar a palavra sonho para projeto? Sonho parece algo que pertence a um outro mundo inaccessível e misterioso, o projeto que não é colocado nem mesmo no papel.

Então, Saturno pode ajudar um bocado. Dá a noção dos limites, será que existe tempo para tudo isto? É provável que sim, mas será preciso estabelecer prioridades. Um cliente está planejando o caminho de Santiago, mas com a pressão nas alturas e 20 quilos acima do peso, é melhor priorizar a saúde, ou poderá estourar os joelhos. O projeto netuniano de realização espiritual dependerá das restrições da boa dieta e por enquanto, o sonho está projetado para meados de 2014.

Nos manuais de Astrologia também está escrito que Saturno gera um quadro depressivo ou pessimista. Ele pede planejamento e quem é que gosta de ter disciplina e paciência? A linha do menor esforço é sempre mais confortável.

Cair na real é entender que Saturno faz suas exigências mas pode ser a alavanca para o salto dos planetas trans-pessoais. Com as contas pagas, você consegue realmente relaxar e se tirar o risco da doença do meio do caminho, conseguirá aproveitar a natureza a sua volta intensamente e se dedicar ao hobby nas horas vagas.