As crianças e os adolescentes do elemento terra – Touro, Virgem e Capricórnio

Postado em 9 de julho de 2016 por Andreia Modesto

Sobre Touro, o problema é a preguiça que o sensível signo pode apresentar com frequência. São crianças maduras e que sabem cuidar delas mesmas. Evite a preguiça, a gula e procure fazer com que a criança de Touro cumpra uma agenda na qual exista bastante espaço para a relação com a arte, a dança, a pintura, a marcenaria e a culinária. Pergunte do que é que ela mais gosta e coloque o hobby como prioridade.

É uma criança que pode começar bem cedo a cuidar de animais, fazer coleções de bonecos, pedras ou qualquer outro objeto, além de assimilar muito bem a educação financeira (Como Virgem e Capricórnio, também). Pasme, pode ser uma criança que sabe esperar o momento mais apropriado de ganhar um presente. E quem sabe, vai gostar de aprender a fazer o tal presente. Persistente, pode ser teimosa testando sua paciência em alguns momentos, mas talvez você não tenha atinado com a melhor estratégia para lidar com ela. Costumam avaliar os riscos das experiências.

O risco é se Touro se tornar lento demais, temeroso demais diante dos riscos, pois quem não arrisca, não se desenvolve. Não costumam dar muito trabalho na adolescência, pois são almas conservadoras e respeitam a autoridade dos pais se ela for exercida com muito amor e carinho.

Virgem, o segundo signo do elemento terra também costuma ser uma criança e adolescente “fácil”, que aceita (e precisa) das normas e regras que regem o mundo material. O elemento terra, Touro, Virgem e Capricórnio, não costuma ter questões muito subjetivas e profundas e estão mais a fim é de fazer algo, se ocupar, oferecer o fruto de suas artes para o mundo. Talvez sejam os três signos que permitam ver muito cedo, um “pequeno adulto ali dentro”, aquele corpo pequeno ainda, abrigando uma alma que parece ser, em alguns momentos, mais velha do que a dos pais.

Quando o ambiente familiar não está em harmonia, eles se perguntam o que é que podem fazer para ajudar os pais. Ainda pequenos, eles acreditam que possam se mobilizar e encontrar soluções para as questões familiares, de um modo prático. São bons companheiros e cedo se tornam independentes. Podem ser os filhos mais prestativos, acompanhando os pais aos médicos e ajudando-os no dia a dia.

Não é raro que seja Capricórnio que se torne “o pai do pai e o pai da mãe”, já que o que traz na bagagem da alma é o senso de responsabilidade em relação às outras pessoas. Em relação a Virgem e Capricórnio, é esse justamente o ponto mais delicado. Eles podem acumular responsabilidades que não são coerentes com a infância. Podem sofrer por se sentirem impotentes diante dos problemas que os pais ou outros familiares enfrentam.

Então, uma boa dica é tentar ajuda-los a valorizar a condição de “serem crianças”, podendo brincar muito. E aceitar que eles ajudem no dia a dia, com atividades que não sejam abusivas. Que sejam realizadas por eles com muito prazer e que possam se sentir úteis e mais próximos desse mundo “dos adultos” pelo qual eles anseiam tanto.

As crianças do elemento terra parecem ser mais previsíveis e mais controladas do que as crianças de outros signos. Mais resistentes ou menos impermeáveis por emoções negativas. Mas, são crianças. E é preciso respeitar esse tempo e ajuda-las a encontrarem o seu espaço no mundo sem inversões de papéis muito cedo.

Diz a sabedoria que criança feliz é criança alegre, espontânea, risonha e participativa. Mesmo que algumas sejam mais tímidas e demorem a responder às solicitações, é importante prestar atenção para ver se existem traços de tristeza ou se a expressão do olhar revela que ela acumula preocupações que não podem ser dela.

Virgem e Capricórnio são tão exigentes em relação ao próprio desenvolvimento, que podem ter problemas de pele ou apresentar “toque” às vésperas das provas. Mas, costumam ser adolescentes mais tranquilos em relação aos outros signos.

A passagem de Netuno em oposição a Virgem e Plutão sobre Capricórnio, podem trazer crises maiores para os adolescentes nascidos nesses signos, nessa fase atual. Eles podem se mostrar um pouco mais explosivos ou um pouco mais emocionais, já que estão sendo transformados pelas energias de planetas que despertam sentimentos e sensações novas para eles. Os pais devem estar um pouco mais atentos a novas necessidades que eles manifestem.