Astrodestino – Astrologia e Esoterismo

Postado em 26 de março de 2011 por Andreia Modesto

A Astrologia pode ser apresentada como um dos pilares dos ensinamentos esotéricos ocidentais, considerando-se que o conhecimento esotérico é aquele que traz uma transformação interior. Não se trata apenas de um acúmulo de informações e dados mas de conhecimentos que serão vividos intimamente por cada um que esteja pronto para tal experiência.

“A ciência tem como objetivo penetrar a realidade de forma racional e encontrar leis que possibilitem ordenar a multiplicidade de formas existentes. Para essa finalidade são estabelecidas teorias que deverão retratar a realidade da melhor maneira possível”. Thorwald Dethlefsen

Mas a ciência não consegue responder às questões que se referem à condição humana. A ciência consegue explicar como o mundo funciona mas não ajuda o ser humano a encontrar um significado para sua vida. Esotérico significa “interior”, um conhecimento que tem o poder de nos transformar por dentro. Diz Dethlefsen: “O conhecimento esotérico não é um denominador comum de dados, de fatos e de fórmulas quaisquer, que basta ser estudado para ser conhecido”. Ainda: “O Esoterismo é um caminho ou uma trilha. Um caminho leva a um destino”. Quem se dispõe a obter tais conhecimentos, deve coloca-los em prática e desse modo, modificar a si mesmo, modificar a vida e estar sempre a se transformar. Dethlefsen conclui que conhecimento esotérico significa evolução.

O conhecimento esotérico visa a compreensão da essência da vida. Durante muito tempo, ficou restrito a grupos fechados mas hoje em dia, muitas pessoas têm acesso ao chamado “conhecimento esotérico”. Muitos podem se apropriar de técnicas e teorias mas não conseguirão se transformar porque ainda não estarão num ponto de amadurecimento necessário. Um dos “sinais” da Era de Aquário, é a divulgação para um grande número de pessoas desse tipo de conhecimento. Meditação, cursos de Cabala ou Magia, iniciação à Numerologia ou à Astrologia, conhecimento dos arcanos maiores do Tarot ou dos hexagramas do I Ching. Aquário é um signo que divulga o conhecimento que possa DESPERTAR as pessoas e isto acontece de um modo indiscriminado. Para alguns autores, o termo esotérico já não pode mais se referir ao conhecimento que pertence a grupos espiritualistas fechados mas deve significar o conhecimento que traz transformações interiores.

O conhecimento esotérico é “voltado para dentro”, o conhecimento das verdades eternas e puras. Não procura entender como as coisas funcionam mas porque é que elas existem. Um conhecimento que transcende, vai além, buscando a essência divina que reside em toda a criação.

1 Comentário

  • Antonio B Duarte Jr 28 de dezembro de 2008 em 16:10

    Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver minha página sobre esoterismo. Antonio B Duarte Jr.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *