Astrodestino – Mapa Astral – Casas e regentes

Postado em 23 de março de 2011 por Andreia Modesto

Alguns leitores não entenderam direito como é que podemos ter um pouco dos doze signos. Mas é exatamente isto: a mandala astrológica se compõe dos doze signos, doze casas e os dez planetas, além da Roda da Fortuna, dos Nodos Lunares, Lilith, Quíron, Juno, sem falar das estrelas fixas, mas eu quero explicar ao invés de confundir e por isso, é melhor não estender muito.

A partir do horário de nascimento, encontra-se o signo Ascendente, que despontava no horizonte, e a partir desse signo são calculadas (de diversas formas) as doze casas da mandala, cada uma delas associada a uma área de vida e cada uma delas com um planeta regente – existindo ou não planetas na casa. Na mandala que ilustra a postagem o Ascendente, que não está em destaque, é Câncer.

Z. tem a casa 2, casa de Touro, sob a regência de Libra. Dentro dessa casa 2, casa das posses, dos talentos para ganhar dinheiro, Z. tem Plutão e Urano em conjunção com Vênus, os três planetas em Libra. Dispensando maiores explicações, Z. optou pela Diplomacia e hoje está trabalhando fora do Brasil, numa embaixada brasileira na América Latina.

A. tem a casa 5, casa dos filhos, sob a regência de Sagitário. Não existem planetas na casa 5 do mapa de A. mas Júpiter está em Aquário em conjunção com a Lua em Aquário abrindo a cúspide da casa 7, casa do casamento. A. casou-se com uma estrangeira e mora fora do país. Seus três filhos nasceram nos EUA.

Cada casa tem a regência de um signo. É preciso procurar no mapa astral onde está o planeta que rege a casa e fazer uma ligação para interpretar. Não gosto de trabalhar com signos interceptados. É melhor fazer a leitura das “casas iguais”, seja partir do Ascendente ou do Meio do Céu. Mas para quem trabalha com interceptação, é preciso avaliar o signo da cúspide e o signo interceptado.

Alguns exemplos bem básicos:

Se a casa 4, casa do lar, tiver a regência de Sagitário e Júpiter estiver em Libra na casa 2, casa do dinheiro, podemos ter o mapa de um arquiteto ou decorador; ou de alguém que passou boa parte da vida investindo na construção de uma casa confortável ou comprou várias casas para se sentir realmente seguro e viveu de aluguéis.

MAS se Júpiter, regente da casa 4 estiver em Câncer, conjunção com Urano na casa 11, casa das amizades e da liberdade, pode ser que essa pessoa sinta que o seu verdadeiro lar não tem fronteiras, ame viajar muito e tenha amigos espalhados pelo mundo todo!

O mapa é sempre muito complexo. Ninguém é Aquário ou Áries em todos os setores da vida. A Astrologia é uma linguagem. Você pode saber que é mais careta na relação com o dinheiro, buscando segurança. Mas é mais livre nas relações de amizade, se relacionando com todo tipo de pessoa, sem preconceitos. Formal no casamento, de novo buscando segurança e bem à frente do seu tempo na questão espiritual, freqüentando um grupo que deseja fazer contatos imediatos com seres de outros planetas…

Algumas pessoas podem expressar o signo solar de modo mais “exuberante”, diríamos. Normalmente, isto acontece quando existe um stellium. Quando existe um stellium, ou seja, uma concentração de planetas no signo solar ou quando signo solar, lunar e ascendente se harmonizam num determinado elemento, pode existir um transbordamento de tais influências sobre várias áreas da vida. MAS vale a pena lembrar que o mapa astral é constituído de doze casas e que os planetas se espalham pelos doze signos e casas, enviando aspectos para outros planetas ou ângulos do mapa, a saber, Ascendente, Descendente, Fundo-do-Céu e Meio-do-Céu.

Você pode ter muita influência de Peixes sem ter planetas no signo de Netuno ou na casa 12 (casa de Peixes) mas pelo fato de que Netuno possa enviar um trígono para o seu signo solar, o que já é bastante para considerá-lo um “netuniano”, já que, independente da estrutura do mapa, tal aspecto não pode deixar de ser traduzido como um elemento fundamental na compreensão da personalidade e destino.

Quando temos dificuldades com pessoas nascidas em um determinado signo, é interessante procurar por esse signo dentro do nosso mapa astral. Poderemos encontrar Saturno apontando para o tal signo, oferecendo resistência ou mesmo temor a desenvolver tais qualidades. Ou simplesmente tais pessoas nos incomodam porque conseguem fazer aquilo que deveríamos tentar fazer também mas não conseguimos.

É comum que o “Nodo Sul em Libra”, ou alguém que tenha muitas influências em Libra, se sinta incomodado com as pessoas que se expressam no mundo com muito vigor, sinceridade e que conseguem fazer escolhas se colocando em primeiro plano. Libra pode ficar chocado num primeiro momento mas depois pode passar a ter uma certa admiração e desejo de imitar.

O “Nodo Sul em Sagitário”, ou alguém que tenha muitas influências em Sagitário, pode acusar aqueles que têm muitas influências em Gêmeos de ser “puxa-saco” ou de colocar panos quentes o tempo todo ao invés de enfrentar polêmicas e conflitos.

Recordo de uma cliente que é Leão com o Ascendente em Capricórnio e a Lua em Libra. Com o Nodo Sul em Libra, é uma pessoa agradável, sofisticada, educadíssima, mas confessa invejar quem é espontâneo pois nunca consegue expressar uma idéia sem antes pensar, repensar, pensar de novo. A majestade de Leão fala pausadamente, respira fundo e tem sempre os movimentos do corpo bem controlados.

Voltando à riqueza da estrutura do mapa, é melhor dar um exemplo curto, bem superficial mas acho que pode dar uma idéia de como o mapa começa a ser estudado:

Com o Ascendente em Sagitário, a opção de carreira é o Turismo.

Sol em Touro na casa 6 recebendo oposição de Netuno na casa 12, saúde frágil, freqüentes dores de garganta, inflamações crônicas e um estado emocional que debilita a saúde do corpo físico.

Lua em Gêmeos na casa 7 – parceiros afetivos mais jovens; trabalho voluntário alfabetizando crianças. Júpiter em Libra na casa 11, sendo o regente do Ascendente: amigos espalhados pelo mundo, literalmente, inclusive em função do trabalho na área de turismo.

O Nodo Norte em Escorpião em conjunção com Netuno levou ao desenvolvimento espiritual no budismo. Pratica regularmente a yoga. A casa 2, casa associada a Touro, está sob a regência de Capricórnio. Construção financeira lenta porém segura na forma de pequenos imóveis que aluga.

* continuo apostando nos remakes – vale a pena ler de novo – a postagem que abre o blog já foi publicada em 2008

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *