Astrodestino – Mercúrio

Postado em 27 de abril de 2011 por Andreia Modesto

A postagem sobre Mercúrio tem continuidade. É importante desfazer mitos e questionar as colocações rígidas da Astrologia mais antiga. Mercúrio em Peixes poderia sugerir confusão mental, devaneio e dispersão. Em alguns mapas, isto pode acontecer. A prática mostra entretanto, que Mercúrio recebendo aspecto de Netuno ou Mercúrio em Peixes, pode ser símbolo da mente (Mercúrio) encharcada pela emoção (Netuno) e que produz artistas, médicos, cientistas que se colocam como um canal para “vibrações superiores”.

Elton John tem Mercúrio em Peixes e a musicalidade do cantor, nascido em 25 de março de 1947, não brota do Sol em Áries. Marte, regente de Áries está em Peixes assim como Mercúrio, que se coloca entre Marte e Vênus em Aquário. A Lua em Touro reforça a influência de Vênus e Netuno, lembrando que Vênus é a oitava inferior de Netuno – símbolos do amor. Pode-se retrucar que o cantor se envolveu bastante com drogas, o que tem a ver com o escapismo de Netuno mas não ficou nas drogas. Deu a volta por cima e produz um bocado sob a inspiração mágica do planeta.

O mapa astral é uma proposta, um propósito, uma trajetória a seguir. A questão sempre é “o que fazer com tudo isto?”. Se existe uma dificuldade, um aparente empecilho, melhor topar o desafio e transformar o chumbo em ouro.

O Mercúrio positivo tem consciência do poder da palavra e encontra o equilíbrio. Não fala demais e não perde tempo e energia contando o que não é realmente importante. Sabe guardar segredo e consegue calar nos momentos em que a palavra seria um erro. Mas mantém o bom-humor e está sempre interessado em ganhar sabedoria. Sua inteligência permite que aprenda com situações corriqueiras, com o acaso que muitas vezes manda mensagens e orientações.

A dificuldade em “encontrar palavras” pode ser simbolizada por Mercúrio na casa 12 recebendo aspectos tensos de Plutão e Saturno. Mas um “bom Mercúrio” no contexto de um mapa com Saturno na casa 3 também pode demorar a encontrar o modo certo de dizer o que pensa ou sente. Aqui no Brasil, Djavan, nascido em 27 de janeiro de 1949, tem Mercúrio em Aquário, retrógrado recebendo aspecto de Plutão e Netuno. E mais: Elvis tinha Mercúrio em Capricórnio e Michael Jackson tinha Mercúrio em Leão retrógrado, recebendo conjunção de Plutão em Virgem e quadratura de Marte em Touro. São exemplos de “Mercúrios negativos” em teoria mas que na prática se revelaram como mestres.

Para dar uma idéia do que seja a energia mercuriana da palavra inteligente que debocha e se diverte, recortei mais um trechinho do livro “Nasrudin – 99 contos” da Caravana de Livros:

Um dia um amigo perguntou a Nasrudin:

– Nasrudin, quantos anos você tem?

– Quarenta e quatro anos – respondeu Nasrudin

– Mas há dois anos fiz a mesma pergunta e você disse naquela ocasião, que tinha quarenta e quatro anos – falou o homem surpreso.

– Sim. Sou um homem de palavra – concluiu Nasrudin

Se você desejar compreender algum planeta específico do seu mapa, como Mercúrio (ou qualquer outro), pode pedir o estudo através do email: andreia@andreiamodesto.com

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *