Astrodestino – Nodos Lunares – Cabeça e Cauda do Dragão

Postado em 14 de maio de 2011 por Andreia Modesto


Eixo Câncer-Capricórnio

Casa 4-casa 10

Observar Lua e Saturno no mapa

Eixo da família

Nodo Norte ou Nodo Sul em um dos signos ou as casas 4 e 10 envolvidas nos pontos kármicos. Questões familiares e questões profissionais. A imagem profissional não pode entrar em choque com a demanda familiar. Um eixo que pode exigir um bocado de sacrifício.

Responsabilidades profissionais versus dedicação aos familiares. Mas é da sustentação profissional que se provê as necessidades da família.

Ser sustentado pelo outro? Ou oferecer proteção material? Fazer o papel de pai ou de filho? Emoção versus objetividade. Dependência versus autonomia.

Normalmente existe muita energia e tempo para as relações familiares. Quem tem esse ponto kármico pode estar sempre enredado com laços familiares. Acolhe algum parente idoso ou doente, assume responsabilidades com sobrinhos, paga tratamento médico ou educação do sobrinho porque os pais dele não conseguem arcar.

Pode existir muita dificuldade no relacionamento com os pais e irmãos ou o contrário, vira pai e mãe dos pais e irmãos. É muito exigido no trabalho e muito exigido na relação com a família e no casamento. Parece um cabo de guerra sobrando pouco tempo para o lazer.

Podem ser infantis no trabalho ou mandões dentro de casa. É exatamente esse o aprendizado: onde coloco a emoção? E onde devo inspirar respeito por todo o esforço empregado em fazer o melhor? Filhos podem ser um fator importante para o auto-desenvolvimento pois geram o senso de responsabilidade necessário para a evolução espiritual.

Eixo Leão-Aquário

Eixo casa 5 – casa 11

Observar Sol e Urano no mapa

Amores, amizades, vida social, grupos ou realização individual?

Ideais, sonhos, imaginação. Concretização dos ideais no plano real – lidando com as frustrações.

Uma leitura mais superficial pode girar em torno de romances/amores de um lado ou dedicação ao grupo de amigos. Já vi pessoas que romperam relacionamentos amorosos porque o namorado ou a namorada não aprovavam alguns de seus amigos. Para quem tem Nodo Sul em Aquário, o grupo de amigos dá um sustentação afetiva maior do que um casamento pois Aquário preza a liberdade e a fraternidade.

Ou, o Nodo Sul em Leão se fecha no casamento e na dedicação aos filhos e exclui os amigos, sobretudo aqueles que ainda não formaram família. O Karma Sul em Leão se sente superior às outras pessoas. Pode ser arrogante mesmo que não tenha consciência disso.

O Karma sul em Aquário não consegue ser seletivo e se relaciona com “qualquer um”. Acaba idealizando os amigos e sofrendo decepções.

Mas a leitura pode ser bem mais abrangente. A solicitação da casa 11 e Aquário é num nível de doação maior. Os “filhos aquarianos” nascidos dentro da casa 11 podem pertencer a um grupo espiritual ou a uma ONG.

Onde é que a minha vida pessoal (Leão-casa 5) entra em choque com a minha participação no mundo lá fora (Aquário-casa 11).

Todo mundo conhece alguém que tem muitos amigos e é muito popular, da porta da casa para fora. Mas dentro de casa tem dificuldades de relacionamento e questiona pai e mãe, critica e se revolta. É a influência negativa de Aquário que não consegue caber dentro de uma estrutura pequena de família.

Casa 5, o momento presente, o indivíduo, o criativo, o ego forte, a expressão – a carreira solo. A casa 11, o espaço que ocupo no grupo, a doação a um cenário maior – a toda a Humanidade.

Imaginação precisa passar pela frustração para poder realizar alguma coisa. Não tem omelete sem ovos quebrados. Futuro versus momento presente.

Eixo Virgem-Peixes

Casa 6-casa 12

Observar Netuno e Mercúrio no mapa

Não importa qual seja a posição dos nodos. Aqui estamos lidando com questões de saúde, disposição para viver e escolha de carreira, produtividade.

É verdade que o Nodo Sul em Peixes pode adorar se fazer de vítima ou estar o tempo todo se queixando da saúde. O melhor remédio pode ser o próprio trabalho, que ocupa a mente e traz a satisfação de se sentir produtivo, oferecendo o seu trabalho ao mundo e se desenvolvendo. O Nodo Sul na casa 12 e no signo de Peixes pode se mostrar confuso e disperso sem nenhuma objetividade, perdendo tempo – como o Nodo Sul em Gêmeos ou na casa 3 – com o que não tem nenhuma importância.

O Nodo Sul em Virgem ou na casa 6 arrebenta a saúde de verdade, de tanto trabalhar e muitas vezes trabalha mais do que precisa, com medo de parar e poder mergulhar em si mesmo. Não sobra espaço para a reflexão e o auto-conhecimento.

O Nodo Sul em Peixes ou na casa 12 pode passar a vida se buscando, mergulhando em workshops e tentando definir alguma coisa, sem nunca definir nada.

Transcendência versus trabalho. Crítica versus compaixão. Controle versus desorganização.

Tudo o que acontece no cotidiano de trabalho é regido por Virgem e casa 6. Tudo o que acontece na alma, é regido por Peixes e casa 12. Trabalho ou descanso? Atividade produtiva ou lazer?

Virgem, a mente organizada que produz excelentes professores como Gêmeos e Aquário. Peixes, o caos que produz artistas e poetas de todas as épocas.

Virgem, reclusão, pureza, exigência, seletividade. Peixes, a entrega, a doação, a mistura, a perda dos limites.

Será que eu paro de trabalhar e me exercito na hora certa? Ou esqueço do corpo, não me alimento e prejudico minha saúde a longo prazo? Nodo Sul em Virgem e na casa 6.

Fiquei anos e anos estudando e tendo idéias mas não conseguia me mexer para realizar algo realmente significativo? Duvido de mim, me disperso ou me acomodo? Nodo Sul em Peixes e na casa 12.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *