Astrodestino – Saturno

Postado em 1 de maio de 2011 por Andreia Modesto

Antes de continuar a falar sobre Vênus ou retomar as postagens sobre carreira e vocação, vou atender a um pedido de uma cliente que associa Saturno ao medo. É possível que a posição de Saturno no mapa de nascimento possa ser associada a uma sensação de medo. Medo, apreensão, falta, inadequação.

Conheci pessoas com Saturno colocado na casa 2 que passaram a vida em busca de uma segurança financeira, sempre com muito medo de enfrentar altos e baixos. Esse “querer ainda mais segurança”, não tinha uma relação direta com o que acontecia na realidade. Os pais também tinham sido muito ansiosos em relação a dinheiro e independente dos números da conta bancária, a insegurança foi transmitida aos filhos. Essa “falta” saturniana pode ser “real”, ou seja, a família passou grandes necessidades de verdade, ou não. Pode ser fruto do “medo de perder”, o que acaba acarretando a mesma reação.

Saturno na casa 3 ou em aspecto com Mercúrio pode gerar apreensão para falar ou escrever. O medo de não ser bem compreendido, a sensação de que nunca diz tudo o que deveria ter dito ou deveria ter começado a frase de uma outra maneira.

Saturno em Sagitário ou na casa 9 pode indicar alguém que retarda os estudos por mil motivos diferentes ou tem uma boa desconfiança em relação a filosofias e crenças motivadoras.

Desconfiança também é uma boa palavra para Saturno. Mas se Saturno é tradicionalmente associado ao chumbo, o metal pode ser transformado em ouro. Porque onde Saturno aparece no mapa, muitos se tornaram mestres.

E o Saturno na casa 7 que retardou o casamento, acaba trazendo uma união feliz depois dos quarenta anos. O Saturno na casa 6 aperfeiçoou o funcionário ou o empresário bem sucedidos. O Saturno no Meio-do-Céu conseguiu ensinar a chefiar com sabedoria e equilíbrio.

Valorizando a prática, o ideal é procurar no seu mapa por onde Saturno transita agora e quais são suas apreensões ou sentimentos em relação a essa área de sua vida. Ou listar os anos em que você se sentiu reprimido e dar uma olhadinha para ver se Saturno era mesmo o agente maior daquele momento de vida.

Saturno toma consciência, assume, se responsabiliza, organiza, estrutura, modela, dá forma, determina, define, constrói. O grande número de capricornianos bem sucedidos mostra na prática que o planeta abençoa muito mais do que dizem as más línguas. Entendendo que ser bem sucedido não significa necessariamente ser capa de revista ou presidente de alguma coisa mas obter uma grande satisfação em várias áreas e estar sempre de bem com a vida.

Muitas vezes, Capricórnio, Leão e Câncer desempenham papéis importantes dentro de uma comunidade, não apenas porque são líderes mas porque sobre eles é projetada alguma “necessidade maior”, sejam políticos, artistas, intelectuais ou místicos.

Você pode traduzir um planeta de mil formas. Pode dizer que Saturno faz o que “tem que fazer” e ponto final. De modo objetivo, dá conta de arrumar as finanças ou cuidar muito mais da saúde, seleciona os amigos, oferece provas espirituais, testa a paciência, exige mais atenção e controle e no final, ufa, recompensa largamente.

As posições de Saturno mais difíceis de serem analisadas são aquelas em que o planeta está em signos ou casas de água ou ainda em conjunção com outros planetas do elemento água, o que pede uma percepção mais apurada. Pois o planeta é extremamente objetivo e quando está relacionado com áreas ou questões subjetivas, fica mais difícil entender o que ele deseja que seja feito. Saturno em Câncer, na casa 4 ou ainda conjunto a Lua, representa o processo de amadurecimento dentro de toda a estrutura familiar, seja qual for o papel que se represente.

Envolvido com Escorpião e Peixes e suas respectivas casas e planetas regentes, a tradução é mais complexa. Saturno em Peixes na casa 09 ou Saturno em Sagitário na casa 12 é um convite ao desenvolvimento espiritual e à introspecção, o que não pode ser feito sem um pouco de renúncia ao cotidiano agitado do mundo regido por Mercúrio. Saturno é um dos grandes definidores de carreira, o que prova que é símbolo da força de vontade que leva ao aperfeiçoamento e a superação das dificuldades.

Para quem ainda acredita que Capricórnio seja só um signo de dificuldades, que rege pessoas desprovidas de encantos, deve anotar que Kate Middleton é nascida em 09 de janeiro de 1982 e tem, como o seu príncipe, nascido em 21 de junho de 1982, Saturno em Libra, signo do casamento.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *