Astrologia e Preconceito – interpretações equivocadas

Postado em 24 de julho de 2014 por Andreia Modesto

Uma leitora não faz exatamente uma pergunta, mas tem um desabafo: é discriminada entre as amigas por ser geminiana. Elas “brincam” dizendo que ela jamais será estável na vida amorosa e que temem que ela seja mentirosa ou fofoqueira. Estão sempre “brincando” que não podem confiar inteiramente nela.

A “brincadeira”, que obviamente faz parte de um grupo de pessoas que ainda não tem trinta anos, incomoda um bocado a geminiana, que diferentemente da maior parte das amigas do grupo, já definiu carreira e só teve dois namoros longos até agora.

Em alguma página desse blog, fiz uma postagem sobre Astrologia e preconceito, mas não me referia ao preconceito que o astrólogo pode sofrer por parte dos “racionais” que duvidam da força do conhecimento astrológico, pois a maior parte das pessoas que duvida da Astrologia, em verdade desconhece como se dá o atendimento, acreditando que exista algum tipo de magia. Já tive clientes que perguntaram se poderiam vir portando relógio ou cordão de prata ou ouro, pois achavam que os metais poderiam interferir na consulta (!).

Os signos que mais sofrem com as erradas e preconceituosas generalizações são:

– Escorpião, que é tido como um signo que trai, que “apronta”, que age na surdina, que esconde as verdades, ou que tem um poder de sedução e uma preocupação com a sexualidade que “toma” a sua vida, não existindo espaço para nenhuma outra qualidade.

– Capricórnio, acusado de ser carreirista, frio, calculista e viver unicamente para obter sucesso, mesmo que passando por cima das outras pessoas.

– Áries, acusado de ser o “trator” do zodíaco, ambicioso, frio e agressivo em qualquer momento ou lugar.

Talvez Gêmeos pudesse vir em quarto lugar, recebendo o rótulo de mentiroso e fofoqueiro por aqueles que não conhecem aquela pessoa regida pelo signo de Mercúrio.

As pessoas têm necessidade de projetar seus problemas e frustrações para cima das outras. Um bode expiatório, um culpado, alguém que possa simbolizar o que elas não conseguem resolver dentro delas. Preconceito, ignorância, maldade e loucura são irmãos nascidos da mesma placenta. São cegos e podem destruir um bocado, se ao longo de uma vida, alguém está o tempo todo sendo acusado de ser algo que não é.

Cancerianos podem ser acusados de serem infantis, taurinos podem ser acusados de serem avarentos, leoninos podem ser acusados de terem o rei na barriga…e por aí vamos. Aquário será acusado de ser sempre desorganizado e ninguém espera que Peixes se mexa para resolver alguma coisa.

Mesmo nas consultas que faço, não é  raro que alguém se manifeste da seguinte maneira: “ – ele é sagitariano, já viu não é? daqui a pouco vai cair fora do relacionamento!” – Tenho clientes nascidos em Sagitário, funcionários públicos, estáveis, seguros, conservadores e que não caíram fora de nenhum relacionamento profissional, amoroso ou familiar, tendo muitos amigos e uma vida social rica.

Algumas pessoas podem ser analisadas com ênfase no signo solar, com o predomínio do mesmo sobre todos os outros aspectos, planetas ou elementos e casas. Elas existem. Mas, existem também outras que vibram outras influências, sem que seja necessariamente o Ascendente ou a Lua.

Vou dar um exemplo: Ascendente em Câncer com Nodo Sul em Leão na primeira casa. Sol em Capricórnio na casa 7 – Nodo Norte em Aquário na casa 7 – Lua em Sagitário na casa 6 – É uma estrutura complexa, onde existem influências do elemento água, terra, ar e fogo aparentemente todos muito fortes, sobretudo o elemento FOGO: Nodo Sul e Lua, regente do Ascendente. O Sol em Capricórnio está na casa 7, de onde se pode deduzir um reconhecimento da estrutura e força do OUTRO, o que não costuma ser comum com o Nodo Sul em Leão e menos ainda na casa 1. E um amor ao trabalho que também não é comum com o individualismo da casa 1

Não existem regras, embora existam colocações mais fortes do que outras. Parte-se de uma premissa, mas ela pode ser abandonada na primeira esquina, melhor dizendo no primeiro aspecto que a derrube – ou não. Parte-se da premissa que o Sol em Touro tem facilidade para construir a vida financeira. Facilidade gerada pela preocupação nesse sentido. Mas, com Netuno em Escorpião na casa 8 em oposição ao Sol em Touro na casa 2, essa premissa é derrubada e é preciso encontrar outras ferramentas que ajudem esse taurino a obter essa segurança.

Parte-se da premissa que Gêmeos precisa se comunicar para vibrar sua luz, o calor do signo solar. Derruba-se a premissa se o Sol estiver na casa 8, com o Ascendente em Escorpião, Mercúrio em Touro, Lua em Câncer. A dificuldade para se comunicar pode ser enorme, sobretudo se o Nodo Sul estiver em Sagitário.

Ontem atendi uma jovem canceriana que tem o Ascendente também no signo de Câncer, Lua em Virgem e Nodo Sul em Aquário. É completamente diferente de tudo o que se pode ler sobre Câncer, pois a combinação Virgem-Aquário a levou a optar pela Medicina e segue na área da pesquisa em infectologia. Saiu da casa dos pais para cursar a universidade em outra cidade, já se casou e é completamente independente e dona da sua vida. É bastante afetiva, mas adia filhos para poder primeiro se organizar financeiramente e a razão e o bom senso predominam numa estrutura de personalidade que não tem espaço para nenhum tipo de dependência, medo ou insegurança.

Um evento comum é alguém ter uma experiência negativa com um determinado signo e estender a possibilidade de se frustrar com qualquer pessoa nascida naquele signo. É um raciocínio pequeno, que faria com que todos os “Franciscos” pudessem agir da mesma forma com parentes, amigos ou amores. Então, se uma jovem se decepcionou com um namorado ou com uma amiga nascida em Libra (somente um exemplo), deduzir que todas as pessoas nascidas nesse signo irão mais cedo ou mais tarde, lhe trazer dissabores. É um pensamento fechado e tolo.

Enfim, vou fazer uma lista de pessoas nascidas no mesmo signo e que são bastante diferentes entre si. Mas não é fácil vencer o preconceito, que é uma maneira de denegrir as outras pessoas e afirmar a si próprio. O que está por debaixo disso é medo do desconhecido. Melhor acabar com ele do que abrir a cabeça e abraçá-lo como parte de nós também.

Trace um paralelo entre:

Chico Buarque e Marilyn Monroe, ambos nascidos em Gêmeos

Giovana Antonelli, Steve Jobs e Osama Bin Laden, todos nascidos em Peixes

Angela Merkel e Fernanda Lima, expressões do signo de Câncer

Deborah Secco e Dilma Rousseff, nascidas em Sagitário

Você só entenderá a trajetória de Vladimir Putin, quando descobrir que ele tem Nodo Sul em Leão com Plutão conjunto ao Nodo, pois ele não revela a poesia e o encanto do signo de Vênus, tendo nascido em Libra, com quatro planetas em Libra, Lua em Gêmeos, Nodo Norte em Aquário e Plutão em Leão em trígono com Marte em Sagitário.

Não fiz uma lista dos doze signos pelo fator “falta de tempo”. MAS, sugiro que façam uma pesquisa na internet e dessa forma poderão não somente quebrar qualquer tipo de “pré – ideia” sobre os signos, como entender que a Astrologia exige um mergulho, um aprofundamento que não se obtém nas leituras dos horóscopos de revistas ou manuais vendidos nas livrarias.