Câncer, Aquário e cia.

Postado em 3 de fevereiro de 2013 por Andreia Modesto

Em 2000, quando Urano cruzou o Ascendente em Aquário de uma cliente que também tem Sol e Nodo Sul em Aquário, ela ficou literalmente “no ar”. Com a promessa de uma transferência profissional dos EUA para o México, ela se adiantou, entregou o apartamento alugado, distribuiu seus “pertences” (que não eram muitos, pois Aquário pode ser bastante desapegado) pelas casas dos amigos (esses sim eram muitos) e ficou transitando pelas diferentes residências e ajudando seus amigos de alguma maneira, de modo a retribuir o favor de recebê-la por alguns dias. Desse modo, evitou ter que renovar o contrato do aluguel e vir a pagar multa.

Foi surpreendida por Urano, com a suspensão da transferência e com a total impossibilidade de se manter no antigo cargo nos EUA, já que essa função e todo o setor haviam sido extintos. Funcionária dinâmica na área comercial, ficou “no ar”, aguardando que a empresa encontrasse uma vaga para ela em algum lugar do mundo, mas obtendo também da tal empresa, o farol verde para que fizesse contatos independentes para que uma outra situação profissional pudesse se definir mesmo em outra companhia.

Essa “suspensão” ou indefinição, quem sabe a melhor expressão seja “vôo raso” durou quase um ano quando finalmente, a mesma empresa pôde enviá-la para Paris e as coisas se arrumaram em novo continente.

Minha cliente ficou um tanto ansiosa mas muito pouco perto do que outras pessoas ficariam. Estreitou a amizade com amigos do mundo inteiro, vendeu parte de seus pertences  e em alguns momentos confessou que a sensação de voar raso procurando algum terreno seguro para aterrissar não era tão ruim assim.

Aquário pode voar mentalmente, fisicamente, espiritualmente e todo movimento e “chacoalhada” podem ser vividos sem muito estresse. Se algumas pessoas retornam imediatamente para o país de origem depois que a terra treme sobre as falhas da Califórnia, outras escolhem essa região justamente porque sabem que a  terra treme e que é ali mesmo que tudo de novo está acontecendo.

Cancerianos não lidam com Urano de um modo tão fácil quanto os aquarianos. Sempre temos que ressaltar que estamos falando de cancerianos típicos e de aquarianos típicos. Tive um cliente que tinha o Sol em Aquário na casa 9 mas detestava viajar. Era um intelectual com Ascendente, Nodo Sul e Lua em Touro. Suas viagens eram feitas num sofá confortável, álbuns de fotografia, clássicos da literatura e havia até mesmo uma resistência ao mundo dos computadores. Ou seja, não era o que se chama de um “aquariano típico”, aquele que vai manifestar as qualidades do signo de um modo bastante evidente.

Um canceriano com a Lua em Aquário e o Ascendente em Sagitário, pode ser mais “cigano” e  estar aprendendo que em qualquer parte do mundo podemos nos sentir em casa.

Um canceriano com muitas influências em Touro, que também é um signo temeroso das mudanças, pode se sentir mais aflito num momento de indefinições e sobretudo se precisa mudar de residência ou cidade e  as coisas ficam no ar.

Algumas pessoas rapidamente encaixotam as “coisas”, alugam um guarda-móveis, se mudam para um flat e colocam a casa abaixo numa grande reforma. Outras vão adiando, adiando, pela preguiça de ter que desarrumar tudo, mesmo que depois tudo fique mais bem arrumado e bonito.

A resistência às mudanças não é apenas do elemento terra. Na verdade, alguns virginianos podem ser bem mais ágeis do que alguns leoninos ou cancerianos.

Cada um de nós se estrutura de um modo diferente. Algumas pessoas podem parecer hipocondríacas porque o pilar (o que lhes confere mais segurança) é a saúde. Muitos virginianos passam a vida prevenindo doenças, experimentando vários caminhos da Medicina, fazendo da alimentação um processo constante de eliminação de toxinas. Outros se desesperam quando pensam que podem ficar sem trabalho e rotinas que os ajudem a se manter produtivos. Algumas pessoas revelam que não conseguem dormir se não tiverem alguma “reserva financeira” e mesmo que fiquem descapitalizadas porque quitaram um imóvel de grande valor, não se sentem seguras. Normalmente é o elemento terra que age dessa forma. A segurança também é chave para Câncer e Leão, unindo a segurança afetiva à financeira.

Já li em vários livros ou artigos que uma das maiores qualidades para se viver bem é a capacidade de adaptação. Acredito que dentro de alguns parâmetros, é possível reconhecer alguma verdade. Digamos que quem se adapta, acaba sabendo “aproveitar” melhor as chances daquele momento e nova situação.  A adaptação pode ser prova de curiosidade, desejo de aprender coisas novas, ao invés de resistir e se pendurar no saudosismo. Os mais adaptáveis são Aquário e Gêmeos. Libra é um pouco mais sofisticado e precisa de mais tempo para se adaptar. Peixes, Escorpião e Câncer, serão testados, pois se o elemento água é preso ao passado, ao mesmo tempo tem o poder de contornar os obstáculos e prosseguir. Transforma-se em nuvens que conseguem transpor as montanhas ou nas ondas gigantes que transformam a geografia.

Mas é preciso sempre ponderar. Memória é auto-conhecimento. O passado é sempre o Mestre pois é a experiência concreta da vida e nenhuma teoria será maior. Mas, a vida caminha para a frente e muitas crenças do passado não vão caber no tablet.

A capacidade de adaptação não pode ser a internalização da violência, da má qualidade de vida, da corrupção. Adaptar pode ser a saída. Ou é melhor mostrar a resistência que se transforma em revolução quando se movimenta. Resistir ao caminho mais fácil, teimar e mostrar um jeito novo de viver, dependendo da situação, pode ser mais sábio.

Urano tem sido o símbolo da revolução que vivemos, baseada nesse mundo novo que se abre como na era das grandes navegações. Aventure-se e tente chegar a novos continentes, mas ao invés das ondas do Atlântico, navegue no seu computador.

A revolução de Urano é sobretudo,  a descoberta de novos meios, novas formas de se conquistar aquilo que Urano adora:  criatividade, intercâmbio de ideias e muita liberdade. Até a chegada da mídia eletrônica, não seria nada fácil que jornalistas, filósofos, pensadores de qualquer área, tivessem um espaço para colocar suas ideias, em um ou vários idiomas.

Urano abre. Às vezes faz muita bagunça e pode ser feroz. Assusta, surpreende, descortina, revela, transforma. Mas sempre se pode conjugar energias diferentes. Dickens era nascido em Aquário e com uma infância tumultuada e pouco estudo formal, revelou Aquário pela inovação e humanidade e tornou-se um símbolo da cidade em que viveu, sobretudo pelo fato de que em suas obras existem sempre referências autobiográficas. Maiakovski e Kafka, ambos cancerianos, tiveram uma literatura mais “aquariana” no sentido de “polêmica” do que Dickens, mas também são símbolos do mundo em que viveram, de um modo menos pessoal que Dickens e muito mais aquariano: o poeta Maiakovski e sua relação estreita com a política e Kafka como um divisor de águas na literatura.

Algumas pessoas podem expressar claramente as qualidades do signo solar. Outras revelam o planeta conjunto ao Ascendente, o Nodo Norte, o Nodo Sul, o signo lunar ou qualquer outra posição planetária com a qual estejam mais conectadas. Nem todo ariano é competitivo, nem todo taurino é avarento, nem todo geminiano é tagarela etc. Nelson Mandela, nascido em 18 de julho de 1918, integra o Sol em Câncer com a posição de Urano retrógrado em Aquário no mapa de nascimento.

Não espere que todo canceriano seja um saudosista ou um chorão. Não espere que todo sagitariano corra o mundo com a mochila nas costas. Ele pode ser uma autoridade na carreira militar ou um juiz de Direito convicto de suas opiniões, e como Zeus, dando a última sentença.