E se você não é Zen? Dicas para Virgem-Peixes, Sagitário-Gêmeos

Postado em 30 de abril de 2014 por Andreia Modesto

E se você não é Zen?

É óbvio que o conceito ZEN é algo muito superior e maior do que vamos abordar aqui. O que quero abordar, dando continuidade às influências de NETUNO sobre Virgem, é a atuação do signo sobre os quatro signos mutáveis: VIRGEM-PEIXES, SAGITÁRIO-GÊMEOS.

Peixes e Sagitário têm naturalmente uma vocação espiritual. Mesmo que neguem, reneguem, acabam caindo de joelhos, embora essa postura também esteja relacionada com Capricórnio. Mas é bem difícil ver um pisciano ou um sagitariano negar a vocação espiritual.

Podem seguir linhas filosóficas orientais ou frequentarem a paróquia do bairro todos os domingos. Não importa o modo como encontram esse suporte espiritual, mas é sempre confortante e verdadeiro. Peixes e Sagitário, como Escorpião, podem ser tocados muito cedo pela mão de algo maior do que a razão humana. Não há como negar.

Virgem e Gêmeos são mais racionais e duvidam. Frequentemente duvidam. A brincadeira que faço com a palavra ZEN é exatamente isto: uma brincadeira. Aqui me refiro ao exército de pessoas que não consegue desligar dos problemas cotidianos. Isto não significa que não tenham espaço para um caminho espiritual.

MAS que as questões do cotidiano estão sempre tomando as suas mentes e que preferem correr a praticar tai-chi. Como canalizar Netuno?

Netuno pode ser canalizado pela boa música, o bom vinho, sem excessos, o canto, a dança. Receber uma massagem relaxante é um processo netuniano. Não há massagista que vá permitir que mantenha o celular ligado e menos ainda que o atenda. Pescar, caminhar na beira do mar, mergulhar, surfar, são atividades netunianas.

Muitas pessoas agitadas recorrem ao álcool como forma de relaxar. É a pior vibração de Netuno. Até relaxam, mas depois de algum tempo, as perdas em decorrência do hábito são enormes para quem bebe e para quem está à sua volta. Não é relaxamento, é autodestruição.

Frequentar galerias, dar espaço para um curso sobre arte, tentar contemplar, não a parede vazia, o espaço aberto no horizonte, mas contemplar a beleza da vida, com fotografia ou cinema como hobby.

Uma das melhores imagens de Netuno é a rede estendida entre duas árvores e a sombra oferecida por elas. O “fazer nada”, que muitos se culpam se permitem exercitar tal verbo. Culpam-se porque precisam estar sempre muito ocupados. Mas é preciso se perguntar se tal ocupação tem um SIGNIFICADO ou se é apenas para manter a mente ocupada com alguma coisa.

As compulsões podem ser de Escorpião, mas também de Virgem e Gêmeos. Atos repetitivos sem necessidade. Ocupar a mente, talvez para fugir de qualquer processo de reflexão que levasse a descobertas importantes sobre si mesmo. Ler bons livros, que preencham a mente com boas palavras, é um processo imaginativo de Netuno. Ver filmes que alimentem a alma. Mas, nunca esquecer de refletir depois e DORMIR BEM. O sono faz a mente descansar e muitas boas idéias parecem florescer pela manhã.

Você dorme com muitos problemas para resolver. Todos parecem não ter saída. E acorda com as respostas na mente: simples, fáceis, óbvias. É o dedo de Netuno ajudando a tocar a vida.