Gêmeos, insustentável leveza

Postado em 24 de maio de 2015 por Andreia Modesto

Geminianos receberão no segundo semestre de 2015, a oposição de Saturno e a quadratura de Netuno e Júpiter, dois planetas que regem também signos mutáveis e por eles transitam: Netuno transita pelo próprio signo de Peixes e Júpiter enfatiza as qualidades de Virgem.

A leveza e aparente superficialidade de Gêmeos será posta à prova. Será um processo de amadurecimento, que poderá começar pela tomada de consciência de que não é mesmo possível fazer tudo o que se deseja.

Gêmeos está por toda a parte. Como a bolinha de Mercúrio que escapa, foge, corre e ninguém consegue apanhá-la. Metamorfose inteligente, Gêmeos se esconde, brinca, faz mágica, entretém e distrai, enquanto o resto do mundo continua levando as coisas a sério.

Gêmeos pode ser mesmo uma eterna criança disposta a brincar. Mas existem geminianos nas escolas de engenharia, nos experimentos da física, nos carros de fórmula 1. Como eu disse, estão por todas as partes.

A energia do signo de Mercúrio do ar sempre traz alguma leveza e mesmo os mais taciturnos Capricórnios ou Escorpiões acabam ganhando certo bom humor e conseguindo expressar o que pensam se possuem a Lua ou o Ascendente nesse signo. Nem que seja através da palavra, no livro, no site, através da fotografia, criando novas formas de se perceber o mundo. Dostoievski era nascido em Escorpião com a Lua em Gêmeos.

Atendi muitos geminianos que eram bastante fechados. Basta ter algum planeta como Plutão, Saturno ou Netuno enviando aspectos para que a palavra possa ser dita com bastante esforço. Mas, todos eles, de alguma maneira sentiam a necessidade de encontrar um canal para “o mundo lá fora”. E acabavam se manifestando de forma criativa. Se não existe talento para as artes, tornam-se professores, consultores, mas precisam transmitir, precisam se conectar, ainda que de um modo mais conservador.

A Lua em Gêmeos, analisada como um posicionamento isolado pode ser bastante brincalhona e irreverente, mas também inteligente e estratégica. É a posição da Lua no mapa do leonino Obama, presidente dos EUA. Dá um bocado de jogo de cintura e capacidade de diálogo, em outras palavras, diplomacia. Mercúrio em Gêmeos é comum nos mapas de escritores e de pessoas que disseram algo diferente das outras. E sempre muito útil.

Marilyn era nascida em Gêmeos. Cálculos de sites de Astrologia encontram o seu Ascendente em Leão e a Lua em Aquário. Não se pode dizer que ela será lembrada pelo cérebro ágil, mas fiquei pensando se a imagem de Marilyn não poderia ser o próprio texto, a mensagem, a palavra. Já que vivemos hoje um mundo em que a imagem substitui o texto, ou seria melhor dizer que o texto vira imagem? Marilyn falava pelo corpo, o cabelo dourado, a boca sensual. Não seria esse o seu texto? Revolucionou com o seu modo de ser, foi como uma palavra de ordem para garotas do mundo inteiro, muito sensual e muito garota.

Não existe melhor posição para jornalistas e publicitários. Mercúrio e Lua em Gêmeos podem ser mais ágeis e sedutores do que o próprio Sol no signo. E aqueles vendedores encantadores que falam e falam tanto que iludem você ou você acaba comprando para se ver livre deles.

Mercúrio, deus do acaso, do deboche, da traquinagem, da confusão, ao mesmo tempo, deus que ajudava a todos os outros deuses, sem se importar em prestar um serviço. Aquele amigo que lhe dá boas dicas sobre livros, cinema, remédios caseiros, ou roteiros de viagens.

E então? Será que Gêmeos vai se tornar mais denso, mais sério? Mercúrio vai se confrontar com Saturno, Júpiter e Netuno. Vai tomar consciência da sua riqueza e capacidade de expansão. Mas, o que fazer com toda essa vastidão de possibilidades? É preciso ser útil. Não adianta a vitrine apresentar tantos doces. Só vamos conseguir comer um ou dois.

Saturno em Sagitário trará uma aplicação mais severa das leis, exigirá foco e envolvimento com conhecimentos que possam realmente nos fazer crescer. Viagens por puro entretenimento ou descanso, acontecerão menos.

Viajar sempre foi um processo de autoconhecimento para os homens antigos. Peregrinar, sair, ver outros mundos, sempre foi uma experiência transformadora da alma. E Saturno em Sagitário poderá trazer novamente essa perspectiva. Sair para estudar, conhecer uma cultura a fundo e voltar transformado por ela.

Se você viajou e ficou dois dias em cada cidade, pode dizer que “viu” a cidade, mas não pode dizer que realmente a conhece.

Saturno e Júpiter cobrarão de Gêmeos as lacunas intelectuais. Muitos terminarão a universidade, outros terminarão o curso de idiomas.

Gêmeos vai pular de cima do muro. Ok, todo mundo tem razão, as pessoas percebem a vida sob ângulos diferentes. Mas, qual é o ângulo de Gêmeos? Vai ter que se definir…

Saturno poderá trazer um limite produtivo. Fazer cursos que sejam coerentes com o seu caminho profissional, intelectual ou espiritual. Nada de perder tempo e dinheiro obtendo conhecimentos por pura curiosidade. Júpiter em Virgem cobra a aplicação imediata do conhecimento no mundo real. Saturno em Sagitário cobra que os geminianos acreditem realmente no que estão aprendendo. Netuno em Peixes oferece a intuição que confirma que estarão no caminho certo.

Algumas válvulas de escape ainda ajudarão Gêmeos a relaxar. E um cinema no final do dia pode ser o modo de esvaziar a mente, com uma comédia romântica, com belas cores e pouca história. Ou um mergulho na praia, bate-volta, a massagem, a sessão de acupuntura, a meditação no ponto vazio depois da aula de alemão.

Saturno em Sagitário é extremamente ético e vai começar a pressionar Gêmeos a ser menos diplomático e mais sincero, entendendo que muitas vezes Mercúrio pode ser falso ou passar essa imagem para as pessoas. E se o geminiano era tagarela, vai morder a língua, vai se reprimir, mas vai se meter menos em confusões.

Talvez selecione os amigos, vá menos a festas, sinta que está mais lento e que muitas atividades em que achava graça parecem infantis agora.

Maturidade não é uma coisa chata. Ser adulto não é ser limitado. A eterna criança de Gêmeos vai manter o bom humor e o olhar de surpresa para o mundo. Mas poderá se tornar mais fértil ainda. Alguns serão promovidos, obterão recompensas por todos os seus investimentos até o momento. Outros entenderão que andaram se dispersando muito, mas que a vida está lhes dando a chance de recomeçar e tentar de novo.

Vinícius de Moraes tinha a Lua em Gêmeos. Libriano, expressou o amor e a vida cotidiana em seus versos. Com o Nodo Sul em Virgem, compôs muito e deixou palavras inesquecíveis para muitas gerações:


A felicidade é como a gota
De orvalho numa pétala de flor
Brilha tranquila
Depois de leve oscila
E cai como uma lágrima de amor