Ingresso do Sol em Capricórnio e Saturno quadratura Netuno

Postado em 20 de dezembro de 2015 por Andreia Modesto

Dia 22 de dezembro, 1 h 40 m, o Sol entra em Capricórnio, anunciando o verão no hemisfério sul. Lua em Touro e Saturno quadratura Netuno. Abre-se o ciclo do signo das responsabilidades e da construção no plano material, talvez aquele que mais simboliza os limites do mundo em que vivemos, a passagem do tempo, a maturidade e a visão realista e sábia adquirida menos por leituras nos livros e mais pela relação direta com a vida.

Não temam a quadratura Saturno-Netuno. É verdade que no dia do rompimento da barragem que ocasionou o desastre de Mariana, a quadratura já aparecia no céu. Mas é possível encontrar também boas traduções como a repressão (Saturno) a corrupção (Netuno), pois atos corruptos não são regidos apenas por Plutão. Se Netuno rege o que é escondido, o que é dissimulado, o que é enganoso (numa má tradução), Saturno rege o limite e a chance da eliminação, lenta, porém garantida.

Espiritualmente, Saturno pode ajudar aos netunianos a evitar as superstições ou o endeusamento de alguns mentores e gurus que frequentemente leva a decepções e rupturas. Alguém que se inicie na Yoga ou Meditação, ou até mesmo em exercícios de natação, mergulho ou qualquer esporte aquático, terá o apoio de Saturno, disciplinador de Netuno, que rege todas essas atividades (e ainda, cursos de canto, dança, fotografia e cinema). Ou seja, o que poderia parecer um interesse passageiro, poderá se tornar uma atividade constante com bons resultados a longo prazo.

Essa quadratura também obriga a bons cuidados com a saúde. Saturno (disciplina) dá limites para qualquer exagero (Netuno). Fase positiva para quem quer se libertar de vícios ou tendências compulsivas.

Um pisciano me perguntou se ele ficaria triste. Piscianos podem estar recebendo quadratura de Saturno ao Sol, dependendo do grau do Sol, o que é mais forte do que ter o seu planeta regente (Netuno) recebendo quadratura de Saturno. Mas Saturno só entristece se você quiser negar a realidade em que vive. Frequentemente ele é um aliado da criatividade. Pois você cria a partir do que é possível criar. Ou seja, terá resultados concretos, ao invés de ficar adiando o projeto, esperando alguma situação ideal que não vai acontecer nunca.

Pena que estejamos às vésperas do período de festas de final de ano, pois Saturno quadratura Netuno seria o aspecto perfeito para iniciar uma dieta que permitisse baixar níveis de colesterol ou glicemia.

Jesus nasce sob a influência de Capricórnio e Peixes. O discurso do nazareno é uma declaração pisciana de amor universal e incondicional. Mas nasce em 25 de dezembro, sob o signo de Capricórnio, signo da incorporação no plano material, representado pela cruz da matéria que nos aprisiona. O espírito (Peixes) está preso no corpo (Capricórnio) porque tem uma missão a cumprir nesse plano.

Ao contrário do que muitos pensam, é comum que Capricórnio não seja o dono de sua própria vida. Desde cedo, ele se dedica aos outros, cuidando e provendo familiares e agregados e não tendo muito tempo para a reflexão por conta das obrigações da sobrevivência de muitos, e não por falta de sensibilidade ou vontade.

Para alguns, o sucesso pode ser consequência de um investimento de muita energia na carreira, visando oferecer melhores condições de vida aos pais e tentando redimir figuras paternas de quem Capricórnio recebeu muito pouco. Ou o contrário, tentando corresponder às expectativas dos pais, evitando desapontá-los, já que Capricórnio antes de ser um signo de carreira, é um signo de família.

Com Saturno transitando por Sagitário, capricornianos se interessam por Filosofia, Direito, Ética, estudam idiomas e organizam melhor as finanças. Como Júpiter está em Virgem, Capricórnio sempre acabará “fazendo algo” com tudo isto, ao invés de apenas usufruir do conhecimento.

Fiquei indecisa sobre qual Capricórnio ilustraria a postagem. Acabei escolhendo um capricorniano que quebra com qualquer estereótipo do signo. De Capricórnio, a infância pobre, a educação rígida e o reconhecimento precoce do talento para música. Além de grande força de vontade e as influências de outro capricorniano fantástico nos anos 60 e 70: Elvis Presley. Nascido em 08 de janeiro de 1947, em Londres, David Bowie.