MAPA ASTRAL

Postado em 30 de maio de 2012 por Andreia Modesto

Antes de terminar as postagens sobre os Nodos Lunares, cabe a abrir espaço para responder a algumas dúvidas de clientes. Eles perguntam “que Astrologia é essa?” – essa é a Astrologia que prioriza a análise dos Nodos Lunares, considerando que são o pilar do mapa astral, a direção mais importante, o aprendizado, a linha condutora para a realização da vida de modo pleno.

Dicas aparentemente simples como:

– descanse mais e trabalhe menos (nodo norte na casa 12)

– não fale demais, não perca energia com palavras bobas (nodo norte na casa 9)

– dedique-se mais à família (nodo norte na casa 4)

– procure abrir horizontes e pensar maior (nodo norte na casa 9 ou na casa 11)

– aprimore a comunicação, tenha vida social, tenha interesse em ouvir as outras pessoas (nodo norte na casa 11 ou na casa 3)

– preste atenção a sua relação com as mulheres da família e a sua relação com o seu próprio feminino (nodo norte em Câncer)

– procure se destacar, seja original, ocupe o seu espaço mostrando capacidade de liderar (nodo norte em Leão)

– organize a vida financeira, pense a longo prazo, construa uma boa segurança material, seja econômico (nodo norte em Touro)

– faça o dinheiro circular, trabalhe o desprendimento, o despojamento, reconheça a transitoriedade da vida (nodo norte em Escorpião)

Um exemplo mais elaborado seria a conjugação de signos e casas, como já fiz em outras postagens:

Nodo Sul em Virgem na casa 7 – tradução das vidas anteriores – tendência a ser servil ou trabalhar para os outros, muitas vezes bloqueando os próprios interesses ou dons; vincular-se a tal ponto que valoriza o fato de ter alguém ao seu lado mesmo que não consiga expressar a sua própria identidade, se amoldando às necessidades dos outros.

Nodo Norte em Peixes na casa 1 – expressão de si mesmo, de modo espontâneo, fazendo o que realmente gosta de fazer. Não se submete a críticas e julgamentos e não está o tempo todo se perguntando se os outros estão satisfeitos com o seu comportamento. Simplesmente está tentando ser quem é de verdade com satisfação em encontrar autonomia e liberdade sem precisar sacrificar os vínculos que se tornam mais equilibrados.

Exemplos de estruturas de mapa astral:

Y tem o Nodo Norte na casa 9 em Escorpião – Tem Lua e Netuno em Sagitário dentro da casa 9 – o que é um empurrãozinho do destino para ter maiores facilidades em viver essa expansão proposta pela casa de Júpiter. Júpiter está em Áries na primeira casa da mandala e é um outro símbolo positivo para que essa pessoa canalize suas energias na direção do que o mapa está pedindo. O Ascendente está nos últimos graus de Peixes e a opção de carreira é a Medicina.

S tem o Nodo Norte em Capricórnio na casa 4 – assumiu a empresa do pai que estava falindo. Recuperou a empresa e emprega pai, mãe, irmãos e esposa. Com Saturno colocado em conjunção exata com o Sol na casa 10, nunca duvidou que este seria o seu papel e tenta fazer o melhor possível para que o negócio da família continue crescendo. O Ascendente em Virgem ajuda a suportar o excesso de responsabilidades.

M tem o Nodo Norte em Escorpião na casa 11 e pertence a vários grupos espiritualistas. Com Sol e Lua em signos opostos, nascido na Lua Cheia, Sol em Touro, Lua em Escorpião, já teve altos e baixos financeiros. O Ascendente em Sagitário propicia viagens nas quais procura experiências de transcendência e despertar espiritual. Está sempre questionando o trabalho administrativo que faz, pensando em se jogar em uma atividade mais realizadora, mais humanitária, mesmo que com um retorno financeiro inferior o que tem hoje.

A Astrologia que prioriza os Nodos Lunares, avalia todos os pontos do mapa astral. Todo grau, todo planeta, todo aspecto, elemento, casa, enfim, toda a estrutura deve ser considerada. Mas se alguns astrólogos acreditam que o mapa “começa” pelo regente do Ascendente, outros afirmam que começando a leitura pelos Nodos, encontrará mais rapidamente o sentido daquele mapa. Outros fazem comparações entre os diferentes elementos a que pertencem Sol, Lua, Ascendente etc. Tudo vai depender da linha escolhida para interpretação. E o grande mestre continua sendo a prática da leitura astrológica na qual algumas teorias se confirmam e outras podem ser totalmente questionadas.