Mercúrio em Capricórnio, Mercúrio conjunto a Plutão, Michelle Obama e o rap

Postado em 14 de dezembro de 2015 por Andreia Modesto

“Antes de responder a uma pergunta, é preciso compreendê-la” – Krishnamurti – Sol e Mercúrio em Touro

Mercúrio no mapa astral mostra a curiosidade, o interesse em participar, compartilhar! Saber, dividir, divulgar, fazer parte da vida mostrando algo seu, opinando, sugerindo, criando ou distribuindo aquilo que viu os outros fazerem ou que ouviu os outros falarem.

O modo como você pensa, seu ponto de vista, o ângulo do qual você olha para a vida. Como absorve as informações e como cria ideias próprias. O modo como transmite tais ideias.

Muitas pessoas são curiosas e alimentar-se do conhecimento é o suficiente. Muitos pesquisam, mergulham em livros e dividem o que aprenderam com um número pequeno de pessoas. Ou guardam para si mesmas, como um saboroso segredo.

Outras, precisam transmitir o novo conhecimento de modo imediato. Não suportariam esperar para dizer algo que pode melhorar a vida dos amigos, ou que pode despertar o interesse de muitos. Ou que simplesmente vai fazer rir ou engatilhar um papo inteligente e amistoso.

Um mundo inteiramente novo se abre quando alguém responde a pergunta: “O que você acha disso? … Acredita realmente que…”.

Faça uma análise do seu Mercúrio antes de procurar saber qual signo ele ocupa. Isso significa: faça uma análise do seu processo mental e do modo como se comunica com o mundo, antes de descobrir a posição de Mercúrio no seu mapa astral.
Você se dispersa facilmente? Ou consegue manter a atenção concentrada? Que tipo de informação chama mais a sua atenção? Ao ler o jornal ou o site, você lê primeiro sobre política? Ou vai direto ler sobre meio-ambiente, moda, esportes ou dá uma olhada nos filmes que estão passando no cinema?

Como processa a informação? Consegue duvidar e ter um pensamento crítico? Ou engole rapidamente sem desconfiar que a informação pode ser manipulada?

Transmite a informação de modo entusiasta? Ou comenta que o seu time ganhou o campeonato com a mesma alegria que usa para comentar que tem previsão de chuva e raios para o final de semana?

Você comenta sobre a vida das pessoas? Tem dificuldade em guardar segredos? Ou reconhece que o silêncio vale muito mais e tem uma postura contida? Observa, avalia e mede as palavras? Ou “fala pelos cotovelos” e frequentemente se mete em confusões?

Tem a preocupação de ser bem compreendido, sendo didático e cuidadoso com cada sílaba? Ou fala baixo, come palavras e de vez em quando gagueja?

Mercúrio linka. E por isso, é um planeta da maior importância no mundo em que vivemos. Existem pessoas que conseguem manter relacionamentos virtuais (e apenas virtuais), sem dificuldades. Outras precisam de um contato mais próximo, olho no olho.

Talvez seja o planeta que mais explica as afinidades dentro das amizades. Sabe aquela pessoa com quem o “papo flui” por muitas horas? Você conversa durante 6 horas e tem a impressão que o encontro não durou mais que 20 minutos. Os Mercúrios conseguiram se entender facilmente.

Poucas pessoas conhecem o signo ocupado por Mercúrio em seus mapas astrais. Conhecem Sol, Lua e Ascendente, mas os outros posicionamentos ficam relegados a uma importância menor para elas.

Todas as configurações astrológicas são muito importantes e já me deparei com mapas em que um aspecto, e não um signo ou planeta, era capaz de explicar a pessoa que falava a minha frente.

Aproveitando Mercúrio para dar o exemplo, alguém com o fantástico Mercúrio em Aquário, poderia ter uma dificuldade maior na comunicação, se Saturno estivesse na casa 3 (casa de Mercúrio) enviando uma quadratura para o planeta.

Jorge Mautner, nascido em 17 de janeiro de 1941, é Capricórnio com Lua em Virgem, mas tem Netuno trígono Sol e Mercúrio em Aquário oposição Plutão. Você só entende a expressão de vanguarda do artista pelo aspecto Netuno-Sol e pela posição de Mercúrio. “A noite é escura e o caminho é tão longe que me leva a loucura, andando e dançando, no fio da navalha, eu sou o faquir, eu sou o palhaço, e um grande canalha”. Palavras do poeta de Maracatu Atômico.

Usei a palavra “fantástico” ao me referir ao Mercúrio em Aquário de propósito. Os “melhores Mercúrios” seriam em Aquário, Gêmeos e Virgem, com uma menção honrosa para Mercúrio em Libra, que é uma gracinha.

Não é muito difícil de deduzir que Mercúrio no elemento AR (Gêmeos, Libra e Aquário) está muito à vontade, podendo pensar e falar, transmitir suas ideias criativas de modo espontâneo e ter uma percepção clara do impacto das mesmas para as pessoas ao seu redor.

Virgem, embora pertença ao elemento terra, elemento mais “preso”, oferece a Mercúrio alguns instrumentos que ele adora: inteligência, discernimento, capacidade de crítica, didática. Então, é um Mercúrio que “funciona”, rendendo bons resultados.

Dizem que Mercúrio no elemento terra, em Capricórnio ou Touro, pode gerar muita dificuldade na comunicação. Que Mercúrio no elemento água (Câncer, Escorpião e Peixes), é emocional demais. E pior ainda, no elemento fogo (Áries, Leão e Sagitário), torna-se impulsivo, falando antes de pensar e se atrapalhando com as palavras.

A postagem é para Mercúrio em Capricórnio, que é a posição que Mercúrio ocupa agora. E está conjunto a Plutão, um dos maiores desafios astrológicos, pois são planetas de energias muito diferentes. Enquanto Mercúrio é leve, livre, irônico, irreverente, ágil, agitado e jovial, Plutão é pesado, profundo, contido, misterioso, denso. Mercúrio se apresenta, abre caminhos, faz barulho. Plutão se esconde, faz um movimento para dentro, se cala.

Mas as pesquisas nos fazem descobrir que Plutão conjunto a Mercúrio gera uma fala poderosa e transformadora e é presente nos mapas de três presidentes americanos. Aqui, a tradução é que a força transformadora de Plutão está presente na fala daqueles homens: Bill Clinton, Georges Bush e Abraham Lincoln. Mais um registro: Madonna, que nunca deixou de dizer o que quer dizer e marcou toda uma geração.

Voltando a falar apenas de Mercúrio em Capricórnio, é o posicionamento do Papa Francisco e de Michelle Obama, primeira dama americana. A fala que pode ser espontânea dentro de alguns limites, pois existe uma intenção, uma estratégia e obviamente, um protocolo. Em outras palavras: Mercúrio em Capricórnio sabe muito bem o que está falando e como se expressa, já que tem consciência do poder (Capricórnio) da sua palavra (Mercúrio).

Michelle Obama, nascida com Sol, Mercúrio e Nodo Sul em Capricórnio, é mais jovial e corajosa do que se esperaria de uma capricorniana num posto tão alto. Já dançou funk na televisão (procure no Youtube, no programa da Ellen) e agora aparece dançando e cantando rap para incentivar os jovens a irem para as universidades. A energia irreverente é explicada pela posição de Saturno, planeta regente de Capricórnio, que está em Aquário, sendo que a Lua poderá estar em Aquário ou Peixes, mas eu não consegui o horário de nascimento da primeira-dama.

Para fechar, uma citação anônima na web lembra que o mais importante na comunicação talvez seja compreender tudo aquilo que não foi dito. Mas isso já é tema para outra postagem…