Mercúrio retrógrado

Postado em 2 de dezembro de 2011 por Andreia Modesto

Mercúrio está retrógrado no céu até 13 de dezembro. Além das observações sobre cuidado com assinaturas de  contratos, extravio de bagagem ou mal-entendidos, Mercúrio retrógrado tem outras traduções. No signo de Sagitário, revisão das crenças, em outras palavras, valores e verdades. Desentendimento com irmãos ou primos? Talvez. Na fase “recordar é viver”, recortei duas postagens não tão antigas (ainda de 2011) sobre Mercúrio. Preparando o terreno para postar para Gêmeos e Nodo Norte em Gêmeos no final de semana. Seguem os textos:

Abro uma janela para falar de Mercúrio, que como Saturno, rege o mundo em que vivemos.  Usar textos alquímicos seria uma maneira de complicar o que pode e deve ser facilitado. O planeta representa a nossa organização mental, modo de pensar e expressar as idéias, e tem com certeza, uma importância muito maior nas sinastrias (conjugação de dois ou mais mapas) do que se imagina.

Afinal, se a palavra e o pensamento não encontrarem algumas afinidades numa relação, a tendência é que os mal-entendidos ou aborrecimentos levem a relação a uma crise. Ela fala demais, ele fala de menos. Ela é evasiva, ele é direto e curto.

Os “Mercúrios tops” seriam, em teoria e na prática:

Mercúrio em Gêmeos

Mercúrio em Aquário

Mercúrio em Virgem

Potencializando a inteligência do planeta que nos ajuda a encontrar as palavras certas para pedir aumento, declarar o amor, a raiva ou o medo, mostrar perplexidade, fazer elogios ou crítica feroz.

“Mercurianos” têm a mente ágil, cheia de pensamentos diferentes, são criativos e além de gostarem de procurar respostas, gostam de procurar perguntas. A vida é uma experiência na qual podemos descobrir muitas coisas interessantes e mesmo quando as situações não são confortáveis, é possível se divertir um bocado porque a experiência sempre ensina.

As conjunções Sol-Mercúrio são comuns e ajudam a ter vitalidade e clareza (Sol) para defender suas idéias (Mercúrio). Vênus-Mercúrio conjuntos sugerem elegância (Vênus) e inteligência (Mercúrio) bem alinhados e revela um bom potencial para trabalhar fazendo o que gosta e obtendo bom retorno financeiro. Mercúrio-Marte é especial. A palavra será cortante no bom ou mau sentido. A fala que transforma ou a crítica afiada que não perdoa.

Saturno fazendo qualquer aspecto com Mercúrio, representa grande potencial de trabalho e necessidade de aperfeiçoamento. A tradução pode ser o desejo de fazer, realizar, dar forma. Recebendo aspecto de Urano, Netuno ou Plutão, Mercúrio é a ponte para uma consciência superior, o pensamento dissolvido, dilacerado, colocado de ponta a cabeça, renovado, transmutado, transcendido.

Se você é nascido em Gêmeos, Virgem ou Aquário, ou se tem o Ascendente nesses signos, dê uma importância maior à posição de Mercúrio no seu mapa. Mercúrio pode ajudar a compreender a relação com irmãos e amigos e também indica o modo como você se liga às pessoas. Mercúrio em Câncer quer ganhar colo dos amigos, Mercúrio em Virgem exige relacionamentos estimulantes do ponto de vista intelectual.

Mercúrio pode dar dicas de potencial de inteligência, talento e vocação. Como é que você produz? Como é que monta suas estratégias? O que é realmente interessante para você? Mercúrio em Sagitário pode adorar mergulhar nos livros mas também tem insights importantes caminhando solitário pelos desertos. Mercúrio em Leão exige sofisticação nos relacionamentos e dá o melhor de si, não gosta de mentir e exige a mesma sinceridade. Mercúrio em Gêmeos fala pelos cotovelos e tem sempre dicas e informações fresquinhas e úteis para todo mundo.

Mercúrio retrógrado, por progressão ou no mapa de nascimento é símbolo de produtividade, desejo de mostrar, fazer, realizar, depois de refletir e avaliar bastante.

Se Mercúrio em Touro pode ser um bom financista, Mercúrio em Aquário estuda os discos-voadores ou faz Astrologia. Aspectos tensos entre Lua e Mercúrio podem revelar uma infância onde a expressão das emoções e pensamentos foi reprimida ou o oposto, descontrolada.

Mercúrio, sabedoria colocada em prática, ponte entre o mundo superior e inferior, mensageiro dos deuses dentro de nós. O Hermes dos gregos, que, segundo Irene Andrieu, com o seu movimento absoluto e sem limites, nos permite questionar ilusões, certezas, apegos, dogmas e referências. Mercúrio como símbolo da própria vida.

“Mercúrio, na tradição romana, é um deus dos viajantes, é o deus do comércio, o que estabelece as trocas, que é a própria característica do princípio sutil da vida. É a vida que permite animar a forma, é ela que está em contato com a vida mais sutil e que se manifesta em planos mais densos. Daí, a figura de Mercúrio estar em nós. Cada um de nós o possui”. Murillo Nunes de Azevedo – A essência da Alquimia – Pensamento

É importante desfazer mitos e questionar as colocações rígidas da Astrologia mais antiga. Mercúrio em Peixes poderia sugerir confusão mental, devaneio e dispersão. Em alguns mapas, isto pode acontecer. A prática mostra entretanto, que Mercúrio recebendo aspecto de Netuno ou Mercúrio em Peixes, pode ser símbolo da mente (Mercúrio) encharcada pela emoção (Netuno) e que produz artistas, médicos, cientistas que se colocam como um canal para “vibrações superiores”.

Elton John tem Mercúrio em Peixes e a musicalidade do cantor, nascido em 25 de março de 1947, não brota do Sol em Áries. Marte, regente de Áries está em Peixes assim como Mercúrio, que se coloca entre Marte e Vênus em Aquário. A Lua em Touro reforça a influência de Vênus e Netuno, lembrando que Vênus é a oitava inferior de Netuno – símbolos do amor. Pode-se retrucar que o cantor se envolveu bastante com drogas, o que tem a ver com o escapismo de Netuno mas não ficou nas drogas. Deu a volta por cima e produz um bocado sob a inspiração mágica do planeta.

O mapa astral é uma proposta, um propósito, uma trajetória a seguir. A questão sempre é “o que fazer com tudo isto?”. Se existe uma dificuldade, um aparente empecilho, melhor topar o desafio e transformar o chumbo em ouro.

O Mercúrio positivo tem consciência do poder da palavra e encontra o equilíbrio. Não fala demais e não perde tempo e energia contando o que não é realmente importante. Sabe guardar segredo e consegue calar nos momentos em que a palavra seria um erro. Mas mantém o bom-humor e está sempre interessado em ganhar sabedoria. Sua inteligência permite que aprenda com situações corriqueiras, com o acaso que muitas vezes manda mensagens e orientações.

A dificuldade em “encontrar palavras” pode ser simbolizada por Mercúrio na casa 12 recebendo aspectos tensos de Plutão e Saturno. Mas um “bom Mercúrio” no contexto de um mapa com Saturno na casa 3 também pode demorar a encontrar o modo certo de dizer o que pensa ou sente. Aqui no Brasil, Djavan, nascido em 27 de janeiro de 1949, tem Mercúrio em Aquário, retrógrado recebendo aspecto de Plutão e Netuno. E mais: Elvis tinha Mercúrio em Capricórnio e Michael Jackson tinha Mercúrio em Leão retrógrado, recebendo conjunção de Plutão em Virgem e quadratura de Marte em Touro. São exemplos de “Mercúrios negativos” em teoria mas que na prática se revelaram como mestres.

Para dar uma idéia do que seja a energia mercuriana da palavra inteligente que debocha e se diverte, recortei mais um trechinho do livro “Nasrudin – 99 contos” da Caravana de Livros:

Um dia um amigo perguntou a Nasrudin:

– Nasrudin, quantos anos você tem?

– Quarenta e quatro anos – respondeu Nasrudin

– Mas há dois anos fiz a mesma pergunta e você disse naquela ocasião, que tinha quarenta e quatro anos – falou o homem surpreso.

– Sim. Sou um homem de palavra – concluiu Nasrudin