Nodo Norte em Câncer – Karma Norte em Câncer – Nodo Sul em Capricórnio – Karma Sul em Capricórnio

Postado em 11 de junho de 2012 por Andreia Modesto

O texto que ficou por último sobre os Nodos foi o Nodo Norte em Câncer, signo da alma, do feminino, da família, do passado, das origens, do “mundo de dentro”. A casa 4, é o “fundo do poço” ou a casa das estruturas maiores da vida, em todos os sentidos. É uma casa de identidade, mais rica do que se imagina. Em muitos livros, astrólogos experientes em leituras se mostram surpresos com o que descobrem sobre a quarta casa, muito além do espaço destinado à figura dos pais. Como os textos exploram sobretudo os Nodos por signos, o contato com Câncer representa a possibilidade de conseguir expressar as emoções, o lado mais “infantil-juvenil”, brincar um pouco mais com a vida e reconhecer que o destino se organiza em ciclos, Lua Nova, Minguante…as coisas mudam, se transformam, a vida se renova.

Na prática da Astrologia, as coisas se misturam um bocado e muitas vezes o Nodo Norte em Câncer acaba se desenvolvendo porque opta por um cenário “canceriano”. Pode ser o corretor de imóveis, o dono da imobiliária, o decorador. Ou, outras traduções como  Pedagogia, Psicologia, História,  Pediatria,  Ginecologia ou ainda outras leituras como culinária, eventos familiares, enfim, tudo o que possa mergulhar no caldeirão do signo da Lua.

O Nodo Norte em Câncer precisa do contato com o feminino, com a alma. Um homem com o Nodo Norte em Câncer pode lidar com mulheres descontroladas emocionalmente ou pode viver num universo feminino, tendo sido criado pela mãe, pela avó e pela tia ou tendo apenas irmãs. Esta é apenas uma possibilidade de leitura. Alguém que tenha herdado imóveis de família e tenha que administrá-los, está vibrando as energias do signo de Câncer também. Basta se ocupar de “questões cancerianas”. Um olhar para o passado, para as origens, a história da própria vida, do país, a preocupação em CUIDAR, seja de si mesmo, seja dos outros ou mesmo do “planeta”, quando as energias cancerianas se expandem para além dos laços mais estreitos do que se chama família.

A estrutura dos destinos no elemento água – Nodo Norte em Câncer, Peixes ou Escorpião,  permite quebras dentro da carreira, já que o importante é colocar a sensibilidade no que faz, sentir, ousar, tocar a alma ao invés de cumprir papéis porque se sente obrigado a representar tais papéis.

Positivamente, são pessoas trabalhadoras, que têm credibilidade e ocupam um espaço profissional de muito sucesso pelo próprio mérito. A área mais difícil da vida é a área pessoal, se é que ela existe. O Nodo Norte em Câncer tem um karma de valorização dos laços familiares mas muitas vezes esperneia quando precisa ser um pouco mais paciente ou dar um pouco mais de atenção aos familiares. Não sabem falar das emoções mas é comum que caiam no extremo oposto, perdendo de vez o controle sobre o dique.

No eixo Capricórnio-Câncer, a análise de Saturno e Lua são fundamentais para a compreensão e orientação do destino. Ajuda a compreender se ainda existe uma resistência às emoções (Saturno) ou se já existe o desejo de cuidar e ser cuidado (Lua).

O eixo Câncer-Capricórnio, não importa qual seja o Nodo Sul, tem um enredamento com família, seja a família de origem ou a família que se forma no casamento e a partir do nascimento dos filhos.

Pode-se brincar dizendo que se o Nodo Norte aponta para o elemento água, aquela pessoa está aprendendo a chorar, vencer todo tipo de resistência e mergulhar na própria alma ou na alma do mundo.

O elemento água e sobretudo a posição da Lua, sempre remetem ao público. O indivíduo pode ter como desafio tocar na alma de todo um grupo, atingir o inconsciente coletivo, dizer algo que emocione a muita gente. Chaplin tinha o Nodo Norte em Câncer, nascido em Londres em 16 de abril de 1889.

 

Nodo Sul no elemento terra:

O Nodo Sul no elemento terra anda com o freio de mão puxado e não solta…embora disciplinados (até em excesso), são tão apegados às coisas pequenas, que a vida corre em câmera lenta. Merecedores do melhor da vida, por tanto perfeccionismo, não costumam permitir que a sorte bata à porta porque não acreditam na sorte.

Quando o Nodo Sul está no elemento terra, seja em Touro, Virgem ou Capricórnio, a postura diante da vida costuma ser reticente. Mesmo aqueles que têm algum caminho espiritual, acabam confessando que em alguns momentos são mostram negativos em relação às possibilidades de crescimento, favorecimento ou sorte diante da vida.

Essa é a característica negativa do Nodo Sul no elemento terra. O desejo de controlar, a negação do fluxo da vida e a confiança exclusiva em si próprio ao invés de confiar e se entregar à vida.

Negativamente, são pessoas tensas e desconfiadas. O trabalho ocupa um grande espaço na vida, já que é fonte de alguma segurança financeira, algo que pode ser medido e controlado. Gostam de quantificar, falar em estatísticas e gostam de perguntar na leitura, “como é que isto funciona”, se referindo ao próprio mapa.

O Nodo Sul em Virgem é o mais nervoso dos três, mais produtivo e mais confiante, por incrível que pareça. O Nodo Sul em Virgem se ocupa tanto que as coisas acabam fluindo de modo mais fácil. O Nodo Sul em Capricórnio é bem mais lento e resiste bravamente a se entregar à vida. Essas pessoas podem rejeitar convites ou propostas bem antes de irem checar se “a coisa rola ou não rola”. Já existe de antemão uma desconfiança em relação ao convite, sobretudo se ele parece bem fácil ou atraente.

Fazem as coisas pelo lado mais difícil, mais longo, mais complicado. O Nodo Norte em Peixes precisa aprender a descansar. Num livro sobre Astrologia Kármica, o texto inicia pedindo ao Nodo Norte em Peixes que mentalize a imagem de um pescador em silêncio, num barquinho no meio do lago. Essa idéia de contemplação, quietude, silêncio e tranqüilidade poderia ser a melhor expressão do Nodo Norte em Peixes. Paz. Serenidade. Confiança na vida.

É lógico que existem outras expressões para o Nodo Norte em Peixes: é um ponto comum nos mapas de dançarinos, bailarinos, atores, atrizes, artistas de todos os gêneros, além da expressão através da área da saúde.

Contemplação, compaixão, desapego. A lição de Peixes é uma lição que exige uma visão mais profunda da vida e total desligamento dos preconceitos. Muitos julgamentos e críticas fazem parte do Nodo Sul em Virgem mas não pode persistir nesta encarnação.
É comum que o Nodo Norte em Peixes possa passar algum tempo sem precisar trabalhar, envolvido apenas com criação ou estudos, se permitindo descansar do estresse e da pressão que o Nodo Sul em Virgem representa.