Nodo Norte em Leão – Nodo Sul em Aquário – Nodo Norte em Capricórnio – Nodo Sul em Câncer

Postado em 31 de maio de 2012 por Andreia Modesto

Resolvi fazer dois textos numa mesma postagem, pois o Nodo Norte em Leão e o Nodo Norte em Capricórnio têm alguns pontos em comum. Uma das melhores maneira de se aprender Astrologia, como já comentei em outras postagens, é através da compreensão dos Nodos. O Nodo Sul representa o excesso a ser  equilibrado, corrigido, seja por casa ou signo. Então, pela valorização excessiva que ocorreu em vidas anteriores, fica mais fácil entender qual seja a essência daquele signo ou daquela área do mapa astral.

O Nodo Sul em Câncer e o Nodo Sul em Aquário são muito diferentes mas curiosamente, o Nodo Norte seja em Capricórnio ou Leão têm muitas semelhanças.

Leão e Capricórnio são signos que dividem algumas qualidades: concentração de poder, responsabilidade, capacidade de liderança, dignidade, força, persistência, foco, realização pessoal e profissional, cuidados com a família.

Engana-se quem imagina que Capricórnio se reduza ao papel na carreira ou que Leão passe o dia na frente do espelho. Essas são expressões caricaturais tão graves – embora possam ocorrer eventualmente – quanto imaginar que Touro está sentado sobre um colchão de dinheiro, contando moedas ou que Gêmeos está no portão observando e falando das outras pessoas.

Ninguém pode ser reduzido a uma lista de qualidades e defeitos porque o ser humano continua sendo  profundo e misterioso,  rico e surpreendente.

Uma carga excessiva de responsabilidades e um papel determinante dentro da família, é o que o Nodo Norte em Capricórnio e Leão irão receber dentro da mochila. Muitas vezes relações estreitas com os pais ou com os filhos, cobranças tanto na carreira como nos relacionamentos cotidianos.

Signos conservadores, tradicionais, que vão seguindo uma mesma linha de atuação e conseguem se sobressair por eles próprios. Signos  em que momentos de solidão são frequentes, levando a reflexão e reconhecimento da força que trazem dentro de si.

O Nodo Sul em Câncer traz das vidas anteriores o desejo de ser mimado, cuidado e poupado dentro das estruturas familiares. O filho único ou o filho caçula que rejeita a entrada no mundo dos adultos, com reações infantis, regredidas ou com uma tendência a ver a vida através dos olhos da “identidade familiar”, sem conseguir ser ele próprio. Qualquer desafio longe da barra da saia da mãe fica ganha dimensões de “bicho-papão”. O Nodo Sul em Câncer é criativo, afetivo, e se gosta de ser cuidado, também gosta de cuidar e muitas vezes segue na linha da medicina ou psicologia. A passagem para o Nodo Norte em Capricórnio pode ser considerada “dura”, já que é a passagem do elemento água para  o elemento terra. O elemento terra é rígido, dá limites, persiste e assume responsabilidades por si mesmo e pelas outras pessoas. Seu papel vai além do papel representado dentro da estrutura familiar de origem, embora continue sendo muito ligado aos mesmos. Normalmente existe uma inversão: o espírito que recebeu muito nas vidas anteriores, se doará a essas pessoas nesta vida de agora, orientando, provendo ou dando uma assistência emocional aos pais quando estes são idosos. A passagem do “filho” para o “adulto”, para o “”pai”, para aquele que se tornará a referência para os outros, pelo próprio esforço, planejamento, vontade e sempre, pela expressão da dignidade, assim como Leão.

O Nodo Sul em Aquário é bem diferente do Nodo Sul em Câncer. Se Câncer pode se revelar negativamente dependente dos laços afetivos, Aquário é a expressão da liberdade pessoal. Mas ambos precisam aprender a lidar com o próprio poder, organizar-se no cotidiano, ter metas bem definidas e ingressar no mundo dos adultos. Ambos podem ser completamente responsáveis pelos pais ou pelos filhos. Leão pode se destacar mais, pode brilhar mais, enquanto o processo do Nodo Norte em Capricórnio é mais lento e nem sempre desperta o reconhecimento cedo. Leão pode ter uma ascensão meteórica, como um cometa mas isto também tem um peso, pois nem sempre se sente completamente preparado para as tarefas que deve realizar ou o papel de “perfeição” que se espera dele.

O Nodo Norte em Capricórnio e o Nodo Norte em Leão estão num processo de construção de uma personalidade forte e bem definida. Com limites e direitos a se calarem e se reservarem com uma certa frequência, justamente para poderem se organizar por dentro, pois terão que se organizar por fora para obterem os resultados que a vida exige.

A postura do Nodo Sul em Aquário é absolutamente livre e pode ser muito descompromissada embora contenha um potencial de criatividade e comunicação muito grande. É uma energia de inteligência e razão,  enquanto o Nodo Sul em Câncer é pura emoção. Ambos são sensíveis, cada um ao seu modo. O Nodo Sul em A    quário pode parecer objetivo demais mas tem interesse pelas amizades, pelos grupos e deseja participar da vida. Quando o Nodo Sul em Câncer está em equilíbrio, sabe cuidar das pessoas.  Mas é importante não confundir a atitude amorosa de acolhimento com um quadro de dependência emocional.

O Nodo Norte em Capricórnio e o Nodo Norte em Leão não devem fragmentar a vida profissional e não devem esperar demais das outras pessoas. Assim como o Nodo Norte em Áries ou Sagitário, estão numa trajetória em que a força de vontade está sendo posta à prova. A diferença é de ritmo.  O elemento fogo é mais veloz e se expõe mais cedo. Mas deve ter o cuidado de se manter no patamar alcançado para não despencar dos céus. O elemento terra vai subindo num  passo mais lento e aparentemente mais sacrificado com algumas paradas pelo meio do caminho, retrocedendo alguns degraus, voltando com força mais uma vez. E tanto o Nodo Norte em Capricórnio como o Nodo Norte em Leão, buscam o auto-aperfeiçoamento.  A pedra bruta só se torna um diamante depois de muito trabalho realizado sobre esse potencial.