Nodo Norte – Exemplos de leituras – por casa e signo

Postado em 14 de maio de 2012 por Andreia Modesto

Considerando que a casa é um cenário e que o signo representa qualidades, é possível aprofundar e enriquecer a interpretação astrológica. Na prática astrológica, as coisas realmente se misturam mais do que imaginaríamos.

O Nodo Norte em Câncer pode representar a vocação do arquiteto assim como relacionamentos familiares conflituados. O Nodo Norte na casa 2 indica a necessidade de conquistar a segurança financeira e também pode levar a atuação profissional no cenário de bancos ou corretoras.

Os exemplos abaixo não esgotam a possibilidade de outras leituras a respeito do mesmo posicionamento:

Nodo Norte em Sagitário na casa 12 – no cenário do “mundo da saúde”, como hospitais, é possível mergulhar no conhecimento e alcançar uma especialização além de experiências de intercâmbio com outras pessoas de fora da cidade ou país de nascimento; pode ser o caso do médico que faz estudos dentro da especialidade clínica em que atua; a casa 12 pode pressupor algum tempo de isolamento e sair em retiro espiritual por alguns meses; a imagem do peregrino que caminha solitariamente pelo mundo em busca de iluminação, estaria mais de acordo com o Nodo Norte em Peixes na casa 9, embora as posições de Netuno e Júpiter possam acrescentar ou transformar tais interpretações.

Nodo Norte em Peixes na casa 7 – o casamento pode ser o cenário principal da transformação, seja porque o parceiro tem um estilo de vida que exige uma “entrega” de alguns sonhos pessoais ou porque é doente ou tem uma personalidade muito diferente; é uma posição comum nos mapas de médicos, terapeutas e psicólogos que acabam “vivendo para as outras pessoas” e desenvolvendo a compreensão em relação ao sofrimento dos outros.

Nodo Norte em Peixes na casa 1 – construção da própria identidade, concentração de energias em “si mesmo”, limites para as outras pessoas; tenta ouvir sua intuição, fazer o que gosta e supera uma tendência de vidas anteriores de “ser tudo para as outras pessoas” e viver em função das exigências ou críticas dos outros.

Nodo Norte em Virgem na casa 11 – exige-se a definição de metas de futuro (casa 11) e a integração aos grupos; isto ocorre pelo trabalho ou pelos estudos, já que Virgem é um dos principais signos da “produção intelectual”, um dos principais signos dos professores.

Nodo Norte em Aquário na casa 6 – foco no dia-a-dia, atenção à comunicação, versatilidade, “jogo de cintura”, capacidade de realizar muitas coisas ao mesmo tempo e estar em sintonia com as tecnologias necessárias para que se torne ainda mais produtivo; com o Nodo Norte em Virgem ou na casa 6, a atenção com a saúde deve ser sempre redobrada.

Nodo Norte em Touro na casa 5 – o corpo físico, os filhos, a criatividade, servem como instrumento para que exista o “cuidar” da vida: cuidar da saúde, do trabalho e da construção de uma vida financeira segura; alegria e comedimento andam juntos.

Nodo Norte em Aquário na casa 4 – não parece ser uma análise fácil e quando a interpretação parece um quebra-cabeças, mais fácil avaliar o Nodo Sul e deduzir a direção do mapa nesta vida de agora; o Nodo Sul em Leão na casa pode se traduzir por poder e vaidade pessoal, controle e capacidade de liderança; desse modo, pode existir uma “quebra de valores” ao se abrir espaço para a valorização da família; a família de origem pode ter oferecido mudanças radicais (viagens, mudança de país e cidade) ou uma quebra de estruturas (ausência de um dos pais ou rupturas familiares) de modo que exista uma “quebra” de conceitos e ideais para que uma nova família se estruture – valorização dos laços mais estreitos ainda que fundamentados pela amizade ou outras afinidades.

Nodo Norte em Câncer na casa 2 – existe sempre a necessidade da construção de uma independência financeira, já que o Nodo Sul na casa 8 representa a necessidade de segurança emocional e financeira que vem das outras pessoas; esta interpretação é desafiadora pois embora a regência do destino seja da Lua, não é aconselhável fazer sociedades ou trabalhar com família, pois isto poderá se revelar “opressivo” – sufocante – num determinado momento. O ideal é escolher uma carreira na qual realmente goste do que faz ao invés de racionalizar e colocar a segurança acima de tudo.

O Nodo Norte no elemento terra pede uma visão racional e de bom senso, apoiada no esforço próprio.

O Nodo Norte no elemento água pede a confrontação com as emoções, o mundo de dentro, o reconhecimento de que a vida se estrutura em ciclos. ( daí a dificuldade maior de interpretações quando a casa está no elemento terra e o signo no elemento água ou vice-versa).

O Nodo Norte no elemento fogo pede o poder de decisão, a capacidade de liderar a própria vida, a iniciativa, a vontade, a fé em si mesmo.

O Nodo Norte no elemento ar pede a troca de idéias, a interação com as outras pessoas, a participação “nas questões do mundo ao seu redor”.