Nodo Sul em Capricórnio – Nodo Norte em Câncer – Nodo Sul em Aquário – Nodo Norte em Leão – Saturno conjunto ao Nodo Sul

Postado em 7 de abril de 2013 por Andreia Modesto

Comecei a preparar uma postagem sobre os “nascidos em 1962” por causa da posição de Saturno em Aquário em conjunção com o Nodo Sul, o que pode ser astrologicamente muito parecido com o Nodo Sul em Capricórnio.

Alunos de Astrologia aprendem que ter um planeta em conjunção com outro, pode equivaler a  “pertencer” ao signo regido por tal planeta.

Exemplo: leoninos nascidos em 19 de agosto de 1961, possuem Nodo Norte, Sol e Urano em Leão, conjunção exata, já que se considera que até três graus já se possa usar essa expressão. São “impulsionados” para integrar o eixo Leão-Aquário que não se refere apenas a criatividade e ao mundo das novas idéias, mas também a relação com os filhos e a construção de famílias em antigos ou novos modelos. Como o Nodo Sul é Aquário, muitos podem ter mais dificuldades em exercer Leão do que a influência de Urano.

Dando um outro exemplo: um libriano nascido em 12 de outubro de 1952, terá Sol, Saturno e Netuno em Libra, conjunção exata, o que exige uma elaboração muito maior do que seja “ser Libra” para essa pessoa; considerando o Nodo Sul em Leão em conjunção com Plutão e a Lua em Leão, tudo se torna mais desafiador para o astrólogo e para o próprio sujeito; Vênus em Escorpião, signo de Plutão, em oposição a Júpiter em Touro. Mas, bastaria o casamento triplo de Saturno-Sol-Netuno para exigir um processo mais profundo na descoberta que seja ser Libra. Independentemente do signo Ascendente, a estrutura é amorosa, leal, mas extremamente conservadora e contida. Mas se o Ascendente estiver em Câncer com Urano em Câncer “perto” do Ascendente, já pode existir uma movimentação maior na direção da liberdade aquariana. Será? Com o Ascendente em Câncer, o Nodo Sul cai na casa 2, muito segura e a interpretação exige mais atenção ainda.

Voltando a 1962, dez anos à frente do exemplo anterior, o que pensei em considerar foi que a posição de Saturno preso ao Nodo Sul traz posturas semelhantes ao Nodo Sul em Capricórnio e a relação com o pai, com os familiares, o senso de responsabilidade. A dificuldade de “se soltar” e ser um pouco mais livre ou espontâneo,  pode ser muito grande.

O Nodo Sul em Capricórnio – as datas estão na terceira postagem na página – pode ter uma tendência a fazer tudo pelo lado mais difícil, em  “busca da perfeição”. É uma qualidade também de Virgem e Touro, que têm dificuldades em acreditar que os erros podem ser as  melhores soluções.

Curiosamente, a lentidão e rigidez de Touro pode aceitar melhor o erro do que os outros dois signos. Porque é menos exigente com si mesmo. Um artista plástico sabe que começa a esculpir na pedra, mas pode ser conduzido pela obra ao invés de conduzi-la. Nesse sentido, incrivelmente, Touro pode acabar convencido de que não tem mesmo controle sobre nada.

Quando falamos de Nodo Norte, falamos de Nodo Sul ao mesmo tempo. Um não existe sem o outro. O Nodo Sul em Capricórnio ou o Nodo Sul em Aquário em conjunção com Saturno, estão tentando liberar a criatividade.

O Nodo Norte em Câncer pode trazer a relação estreita, feliz ou não com “fortes figuras femininas”, entendendo que por “forte” enquadram-se todas as figuras frágeis que solicitam muita atenção. São fortes no sentido de terem significado e impacto na vida do outro.

O Nodo Norte em Leão pode trazer a relação estreita, feliz ou não com o pai ou os filhos, sobretudo os filhos homens. O Nodo Norte em Câncer teria um aprendizado maior com as filhas, já que é a relação direta com o feminino.

Um bom exercício para entender o mapa astral é integrar Sol-Lua, masculino-feminino. Quem tem Sol em Peixes e Lua em Áries, vive uma inversão. O símbolo do masculino (SOL), está num signo absolutamente feminino. O símbolo do feminino (LUA), está num signo absolutamente masculino. Será que o Ascendente consegue fazer uma ponte entre os dois? Ou se recorre à RODA DA FORTUNA, ponto de harmonia entre Sol, Lua e Ascendente?

Nesse exemplo, é preciso observarmos os Nodos, por signo e casa. Poderemos deduzir que  a Lua atrapalha quando se mostra mandona demais. Ou que representa uma boa energia e  fortalece o Sol sensível e delicado dos piscianos. Tudo vai depender do contexto.

Acabei me afastando de 1962. É pena que hoje em dia as pessoas acreditem que as gerações não fazem mais diferença. Já que existe uma aproximação maior entre pessoas de diferentes idades. Isto não significa que um determinado grupo não possa pensar, escolher, agir, motivados pelos mesmos ideais, que correspondam às necessidades do seu “tempo”.

Voltando a 1962, é, com certeza, um dos “céus” mais complexos para se interpretar. Procurei listas e efemérides do Nodo Norte em Leão para os novos “cinquentões” e encontrei:

Nodo Norte em Leão – Nodo Sul em Aquário

De 26 de junho de 1961 até 13 de janeiro de 1963

Confirmem nos programas de Astrologia ou outras listas.

Se o Nodo Norte em Leão estiver na casa 10, a meta é o brilho e o exercício do poder pessoal. Se estiver na casa 12, esse poder é encontrado dentro de si mesmo, talvez num processo de total despojamento, pois o Nodo Sul na casa 6 sempre fala de excesso de preocupação e trabalho, o que precisa ser superado.

A base do meu trabalho é sempre a interpretação dos Nodos. Começo sempre por aí porque é a direção do destino. Se, por algum motivo, eu priorizo outros aspectos, acabo retomando as questões dos Nodos, mesmo quando faço os estudos de previsões-orientações para o período.

As pessoas nascidas com o Nodo Norte em Leão, o que inclui a geração de 1980 e parte dos “nascidos em 1981”, estão vivendo momentos de decisão e da descobertas de “si mesmos”. A tensão de Saturno é grande, mas quando Júpiter transitar por Leão em 2014-15, poderão compreender melhor “o que é que estão fazendo por esse planeta Terra”. São dois momentos diferentes, pela diferença de idade, mas são experiências muito parecidas.

Algumas pessoas nascidas em 1980-81, possuem  o Nodo Sul em Aquário e recebem trígono de Saturno em Libra. É muito mais suave do que a conjunção Saturno-Nodo Sul. Por isso, é uma geração que tende a se dispersar mais. Transbordam de inteligência e criatividade, mas nem sempre conseguem “afunilar” toda essa riqueza e produzir com ela. Muitas vezes saem do caminho pessoal  em função de sugestões e experiências dos amigos e se arrependem depois.

O que se chama de “dispersão” é o risco de não levarem suas metas de vida até o final. O Nodo Sul em Peixes corre o mesmo risco. Começa, mas não termina. Inicia outra jornada e acaba voltando ou tomando outro caminho. Experimentar pode ser a questão principal do Nodo Sul em Leão, Nodo Norte em Aquário. É o oposto. São pessoas que podem e devem experimentar a riqueza da vida. Podem se deixar levar pelo vento e arriscar um bocado. Mas estamos tentando aprender um pouco mais sobre outro desafio. Quando atendemos bastante, percebemos que a maior parte das pessoas tem dificuldades em “se enquadrar” nos limites do mundo material. O mundo das idéias é muito mais sedutor. Não existem limites e pode-se voltar aos 17 anos e quem sabe até voar!

O Nodo Sul em Peixes é tão idealista quanto o Nodo Sul em Aquário. E é uma pena quando realmente se dispersam e largam projetos inacabados pelo meio do caminho pois o pensamento é sempre original e a sensibilidade transborda.

Segue abaixo as datas do Nodo Sul em Aquário para 1980-81. Sempre é preciso checar nos programas de astrologia pois podem existir pequenas diferenças. E considerar sempre que os Nodos caminham  em movimento retrógrado e que também podem existir posicionamentos “na cúspide”, refletindo as influências dos dois signos. É preciso procurar a data em que essa mudança ocorre. Os Nodos são a base da Astrologia Hindu que adota outro zodíaco. Na leitura do Ayanamsa, pode-se descobrir que o Nodo está apontando para outro signo. Mas isso é tema para outra postagem.

Nodo Sul em Aquário – Nodo Norte em Leão

06 de fevereiro de 1980 a 25 de agosto de 1981