Nodo Sul. Nodo Norte. Astrologia Kármica, Tikun na Cabala.

Postado em 27 de agosto de 2014 por Andreia Modesto

Um leitor perguntou se o Nodo Norte ou Cabeça do Dragão é o mesmo que o Tikun da Cabala. A resposta é SIM. Não sei se existe na Cabala uma referência ao cálculo desse ponto que é um ponto de intersecção entre Sol, Lua e Terra. Mas, os astrólogos que também estudam Cabala, descobrem que se está falando da mesma missão de vida. A ideia é que o signo kármico, assim como a casa astrológica em que cai o Nodo Norte, nos permita evoluir pelo aperfeiçoamento e a restauração dos erros cometidos em vidas anteriores.

Aqui, a noção de “erro” pode ser perigosa, mas é o termo mais comum nos livros de Astrologia. Talvez fosse melhor dizer que o Nodo Norte ou Karma Norte, pede que nos livremos dos excessos de vidas anteriores. A noção é a noção da expansão da consciência, quando nos damos conta do “outro lado da moeda”. Vou dar dois exemplos de estudos que fiz num mesmo dia.

Nodo Sul em Aquário na casa 12 – Nodo Norte em Leão na casa 6

O primeiro cliente tem o Nodo Sul em Aquário na casa 12. É uma combinação muito “etérea”, que o faz sentir-se fora do mundo. Aquário, idealista, procura a perfeição e fica emaranhado com tantos pensamentos, sem partir para a ação. Sente-se diferente das outras pessoas e tem receio de se expor no mundo material (casa 6). O Nodo Norte em Leão pede ação, atitude. O Nodo Norte na casa 6 pede trabalho, cuidados com a saúde, planejamento e paciência para atingir seus objetivos, mediante a experiência concreta com o mundo material.

Se meu cliente pensa demais e demora para agir, ou ainda, se ele não confia na sua capacidade de liderança, ele repete um padrão das vidas anteriores e sua vida se paralisa. Inteligente e muito bem preparado intelectualmente, ainda tem fantasias (elemento ar), de que precisa de outros cursos para obter um embasamento teórico maior (elemento ar). Mas, seria perda de tempo investir em mais cursos, pois já está num ponto profissional bastante bom, embora ele próprio não reconheça.

As pessoas o percebem como alguém que vive numa outra dimensão, meio sonhador, meio desligado. É afetivo e pacífico, mas também tem dificuldades com laços mais duradouros, pois parece que o compromisso com tudo o que é do mundo material exige um grande esforço.

Nodo Sul em Leão na casa 6 – Nodo Norte em Aquário na casa 12

O segundo cliente traz das vidas anteriores a valorização do seu papel profissional. É atento a tudo o que acontece no cotidiano de trabalho e sofre muito quando não consegue a perfeição. Carrega os problemas do cotidiano de trabalho para casa, fala o tempo todo sobre o que aconteceu no dia a dia, não consegue se desligar. Prende-se a detalhes que não comprometem o significado maior da sua atuação profissional. Fica tão identificado com a casa 6 e com o cargo que ocupa, que praticamente não tem outro assunto. Não há espaço para o lazer e a descontração e o lado espiritual fica de lado.

O Nodo Sul em Leão pode realmente ser muito orgulhoso do seu poder de trabalho e ser um chefe generoso, embora exigente. A questão é que ninguém é apenas um chefe generoso e exigente. Existem outros setores da vida que precisam ser vivenciados. Nessa estrutura de mapa, o Nodo Sul está bem perto da casa 7 e essa pessoa fica muito dependente do apoio, elogio e reconhecimento de todos. O Nodo Sul em Leão é orgulhoso, mas se já influencia a casa 7, precisa que essa vaidade seja alimentada pelas outras pessoas. A casa 12 e a casa 1 precisam ser conhecidas nesta vida de agora: pelo descanso, pelo repouso e por uma confiança em si mesmo, que não depende do aplauso ou reconhecimento dos outros.

Pelo excesso de trabalho, já teve problemas sérios de saúde. Uma gripe mal curada virou pneumonia e frequentemente tem taquicardias.

*****

Vou fazer uma listinha bem sintética, muito e muito resumida, mas que pode dar uma idéia do que cada NODO SUL está tentando resolver. Obviamente que são as características dos signos. Ter o Nodo Sul em Áries pode ser muito mais forte do que ter o Sol em Áries. Se alguém nasceu com NODO NORTE E SOL EM ÁRIES, está literalmente aprendendo a ser ÁRIES. E pode ser aquele tipo de pessoa que desperta o comentário dos amigos: “Não sei como é que ele consegue ser Áries! É tão confuso em alguns momentos, tão indeciso!”

Listei os aspectos negativos que precisam ser “restaurados”. MAS o Nodo Sul também tem aspectos muito positivos. Quem tem o Nodo Sul em Sagitário pode pecar pelo excesso de franqueza, mas é tão entusiasmado pela vida que desperta a fé e a motivação em outras pessoas.

Nodo Sul em Áries ou na primeira casa – Forte identidade, capacidade de ter iniciativa e tomar decisões. Pioneirismo, consciência da sua força de vontade. Competitividade.

Nodo Sul em Touro ou na casa 2 – Apego, medo das mudanças, necessidade de segurança financeira e afetiva. Lentidão no modo como resolve as coisas.

Nodo Sul em Gêmeos ou na casa 3 – Dispersão, muitas ideias ao mesmo tempo. Dificuldade em se planejar a longo prazo. Influenciável por amigos, irmãos e primos.

Nodo Sul em Câncer ou na casa 4 – Medo de crescer. Medo de se expor na vida profissional. Desejo de ser cuidado. Vínculos emocionais profundos mas que podem imobilizar.

Nodo Sul em Leão ou na casa 5 – Vaidade e orgulho pessoal. Sentimento de superioridade. Quer ser mimado e permanece num estado juvenil, romântico e apaixonado.

Nodo Sul em Virgem ou na casa 6 – Compulsão por trabalho. Detalhista. Obsessão por limpeza e organização. Ansiedade. Valoriza em excesso o que ocorre no cotidiano de trabalho.

Nodo Sul em Libra ou na casa 7 – Identidade moldada pelas outras pessoas. Vive em função dos relacionamentos. A vida só tem sentido se está casado ou tem associações.

Nodo Sul em Escorpião ou casa 8 – Dificuldade em construir independência financeira. Vive em função dos relacionamentos, onde funde amor, dinheiro, paixões intensas.

Nodo Sul em Sagitário ou na casa 9 – Desejo de liberdade. Dificuldade em aceitar que outros pensem de modo diferente. Falta de diplomacia, falta de tato. Necessidade de solidão.

Nodo Sul em Capricórnio ou na casa 10 – Busca o reconhecimento profissional, quer se destacar pelo cargo que ocupa na carreira. Dignidade que não pode comprometer.

Nodo Sul em Aquário ou na casa 11 – Idealista, cheio de amigos, valoriza o grupo, mas acaba se decepcionando. Livre, impaciente, dificuldade com rotinas e organização no cotidiano.

Nodo Sul em Peixes ou na casa 12 – Dificuldade em agir e definir o que deseja fazer na vida. Retraimento, tristeza, sente-se vítima, dispersão,  não acredita em si mesmo.

Fiz a leitura colorindo os pontos negativos. O que precisa ser transformado. Dependendo da estrutura do mapa, é possível que aquela pessoa já tenha se encaminhado na direção do que o Nodo Norte pede.

Nodo Sul em Aquário na casa 11, Ascendente em Áries, Marte em Touro na casa 2, Sol e Nodo Norte em Leão na casa 5, além de Lua em Virgem na casa 6, já terá instrumentos (ou ferramentas astrológicas) que empurram e facilitam o desenvolvimento do potencial criativo, realizador da casa 5, seja pela expressão artística, pelos cuidados com o corpo físico, pela relação com os filhos ou por algum trabalho que inclua o mundo das crianças e dos adolescentes, como a arte terapia, o teatro, a pedagogia.

Quem tem Nodo Sul em aspecto com planetas, deve considerar o planeta envolvido. Com a Lua fazendo aspecto com o Nodo Sul, a relação com o feminino precisa ser abordada. Seja a figura da mãe ou as necessidades dessa alma representada pela  Lua. O emocional (Lua) pode estar em desequilíbrio. O Nodo Norte conjunto ou em trígono com Saturno, pede que a energia construtiva do signo seja avaliada e incorporada. Diferentemente, se Saturno está preso em conjunção ao Nodo Sul, é preciso se liberar do aspecto restritivo do planeta.

Quem tem Nodo Norte em Leão ou em Libra, está vivendo: Júpiter e Urano aspectando o Nodo Norte (Leão) ou o retorno do Nodo Norte (Libra).  É preciso ver o grau do ponto kármico e fazer a tradução de modo correto, pois é um momento de grande importância na vida dessas pessoas, não somente em ação e decisão de vida, mas sobretudo, de compreensão sobre o significado de sua trajetória de vida.