Nodo Sul ou Cauda do Dragão em Libra – Nodo Norte ou Cabeça do Dragão em Áries

Postado em 26 de março de 2012 por Andreia Modesto

Achei mais razoável dar continuidade às postagens sobre os Nodos (pontos kármicos) abordando as questões do eixo Áries-Libra. Pode fazer mais sentido para os leitores, sobretudo para aqueles que se iniciam no conhecimento dos Nodos Lunares.

É preciso ressaltar que todo Nodo Sul enfatiza o que aquele signo representa como qualidades positivas e negativas. Então, uma das melhores maneiras de se “compreender” a fundo um determinado signo, pode ser observar “o que o Nodo Sul diz”.

É comum que o Nodo Sul em Peixes revele talento para a música ou uma vocação para a Medicina. O Nodo Sul em Gêmeos pode escrever e falar com grande facilidade. O Nodo Sul em Câncer pode ter dificuldades em “sair do papel de mãe” e o Nodo Sul em Leão pode revelar pela postura, uma sofisticação que teria feito parte das vidas anteriores. São exemplos simples. O Nodo Sul nunca será um problema em si, se existir um equilíbrio, se a ponte para o Nodo Norte for percorrida com serenidade e satisfação.

A maior parte das pessoas se identifica com o Nodo Sul. O leonino que não entende porque é que sempre coloca as outras pessoas em primeiro plano, descobre que tem o Nodo Sul em Libra na casa 8 e tem a chance de repensar as suas posturas e fazer o seu  Sol brilhar de modo mais radiante para sua realização pessoal.

O libriano estranhamente arrojado descobre que tem o Nodo Sul em Áries na casa 9 – duas energias do elemento fogo – e que por isto, ao contrário da maioria daqueles que nasceram em Libra, se atira nas experiências com fé e adora um grande desafio.

Voltando ao tema da postagem, se o Nodo Sul estiver em Libra, as vidas anteriores foram marcadas pela necessidade de dividir, compartilhar, aprender através das outras pessoas. Não existiu a possibilidade de construir a própria identidade pois os desejos e necessidades das outras pessoas foram colocados em primeiro plano. Agora, precisa se diferenciar dos outros, aprender a decidir por si mesmo, abrir espaço para suas próprias necessidades e desejos e muitas vezes se isolar um pouco para descobrir a própria identidade. Libra tem sempre o desejo de agradar a todos e não suporta enfrentar conflitos. Mas o Nodo Sul em Libra-Nodo Norte em Áries está aprendendo a “brigar” pelo seu lugar ao Sol, o que não significa ser hostil para com as outras pessoas mas ocupar o seu espaço sem culpas ou medos.

Quem preferiu “viver a vida dos outros”, que é a questão do Nodo Sul em Libra ou na casa 7, agora, precisa fazer um esforço para se “diferenciar”, se libertando de qualquer tipo de laço de dependência em relação aos outros ou dúvidas em relação a si mesmo. Com este ponto kármico – Nodo Sul em Libra – Nodo Norte em Áries ou Nodo Sul na casa 7 e Nodo Norte na primeira casa da mandala astrológica, podem existir frustrações nos relacionamentos. Quanto mais doa, menos recebe, até que consiga despertar para si mesmo, se impor um pouco mais e equilibrar a relação. Se isto não ocorrer, a relação pode ir se esgotando e romper como o dique que arrebenta. É o modo que o destino encontra, através das frustrações nos relacionamentos – pelo menos, em alguns – para que o espírito possa despertar para si mesmo, para sua força e sua estrutura ao invés de viver pendurado nos outros.

Libra pode pensar demais e tomar poucas atitudes. Áries não pensa ou pensa depois que agiu de modo impulsivo.  Se Áries conquista, Libra cede. Se Áries agita, Libra repousa. Se Áries inicia, Libra reflete. São energias opostas e por isso mesmo, se atraem.

Vou fazer um resumo com alguns exemplos que podem ajudar alguns leitores a identificarem suas posições astrológicas e terem algumas dicas sobre a missão a ser aprendida:

Nodo Sul em Libra na casa 12 – Nodo Norte em Áries na casa 6 – o passado é representado pela reflexão, reclusão do mundo material. Pode ter vivido em mosteiros, templos, retirado das exigências do “mundo lá fora”, sempre estudando muito mas sem conseguir ser produtivo e se doar às outras pessoas. A casa 6 é uma casa de “serviço” aos outros, trabalho, organização, disciplina e cuidados com a saúde. O que se exige nesse caso, é uma postura mais “agressiva” em relação à produtividade e a possibilidade de tomar decisões com mais rapidez, se integrando no plano material, evitando escapismos, dispersões e devaneios. Tudo vai depender da ação, atitude, da construção de uma personalidade positiva, que vai se fortalecendo a cada conquista no plano material.

Nodo Sul em Áries na casa 6 – Nodo Norte em Libra na casa 12 – aqui, a lição é o contrário da anterior. Em vidas anteriores o espírito jogou todas as energias no trabalho e por excesso pode ter prejudicado a própria saúde, tornando-se também agitado, ansioso, irritado. Precisa mergulhar na casa 12, se retirando para pensar, filosofar, encontrar um caminho espiritual pois está num ponto kármico em que o mais importante de tudo é poder “cuidar da própria alma”. É possível que o destino crie condições para que não precise trabalhar demais, por receber algum tipo de ajuda financeira ou herança. Se repetir o padrão mais nervoso e super-ativo das vidas anteriores, poderá ter algum problema de saúde que o leve a parar de trabalhar e possa aproveitar o tempo para as reflexões necessárias ao seu desenvolvimento. Normalmente o Nodo Sul na casa 6 super-valoriza as questões “pequenas do cotidiano” e tudo o que acontece na esfera do trabalho ganha grande dimensão, mas isto é um “erro” que precisa ser corrigido – melhor dizendo, equilibrado.