Nodo Sul ou Cauda do Dragão em Touro – Nodo Norte ou Cabeça do Dragão em Escorpião

Postado em 7 de abril de 2012 por Andreia Modesto

 “A personalidade, no início, é raramente aquilo que será mais tarde. Por isso existe pelo menos na primeira metade da vida a possibilidade de ampliação ou modificação da mesma.” – Jung O texto que se segue é o mesmo texto que estava no antigo blogspot. Mexi em algumas sílabas e nas próximas postagens  darei continuidade à expressão do signo de Escorpião nesse mundo material.  Quem acompanha o blog há pouco tempo lerá pela primeira vez, quem já acompanhava o blogspot terá a chance de fazer uma releitura, quem sabe, num momento mais apropriado para isto.
*********************************************************************

O que é o Karma Norte em Escorpião? Tudo aquilo que a razão não explica. A perda, o desamparo, a transformação, a revisão de valores, o mergulho dentro da alma. Mas também os casamentos, a sexualidade, a sociedade de negócios. As pesquisas, a iniciação espiritual, as frustrações, o aniquilamento do ego.

Elizabeth Spring dá uma dica para o Karma Norte em Escorpião: “Relaxe em relação a dinheiro, segurança ou posses ou vai correr o risco de perdê-los”. Num outro parágrafo de seu livro sobre Nodos, sugere que substituam o “apego” pela motivação das mudanças e desafios.

Uma das melhores maneiras de explicar o Nodo Norte, é através dos elementos. O que é que o Nodo Sul em Touro representa? A fixação em padrões de comportamento, o que pode se traduzir por uma visão estreita e rotineira. O pavor de tirar qualquer coisa ou pessoa do lugar para tentar um outro cenário, modelo ou experiência. O elemento terra tem dificuldade em “se mexer”. Pode existir rigidez, convicções muito firmes, teimosia e desconfiança de qualquer “solução diferente”. Tudo se baseia na experiência concreta passada e não há espaço para imaginar que possa ser diferente.

O Nodo Sul em Touro é fiel, leal, dedicado e constante. Possui uma grande força de trabalho, é lento e perfeccionista. A questão kármica principal é aprender a

Soltar

Abrir mão

Desapegar

E uma das grandes dificuldades é aprender a confiar no fluxo da vida, já que será preciso deixar de ter o controle, simplesmente observar e deixar acontecer.

Será preciso ter uma visão mais abrangente de tudo e não se prender a detalhes. É o mergulho no elemento água, mágico, fantástico, o elemento da magia, da perda e da boa sorte.

Muitas pessoas com excesso de elemento terra acabam vivendo “esturricadas”, vasinhos de flores que não recebem água ou orvalho há muito tempo, secas na preocupação excessiva com a segurança. Esse é o ponto mais delicado. Muitas verbalizam:  “Sou infeliz dentro dessa situação mas é algo que já conheço e controle. Pior seria tentar algo novo e dar chance para o destino me mostrar que as coisas podem piorar.”

Na leitura dos pontos kármicos, não existe certo ou errado. Um signo não é melhor do que outro. Apenas existe a necessidade de se corrigir os excessos das vidas anteriores.  Se o desapego de Escorpião ajuda a quem tem o Nodo Sul em Touro, o mesmo não vale para quem tem o Nodo Sul em Escorpião. Cada um de nós trilha um caminho individual e embora existam orientações gerais para o desenvolvimento do ser humano, não se pode comparar os destinos, os aprendizados, a evolução que é própria de cada espírito.

Quem traz das vidas anteriores o excesso do elemento terra, que é o caso do Nodo Sul em Touro, pode ficar preso ou paralisado. Preso ao discurso do pai, aos valores dos amigos, preso às rotina, preso ao medo, aprisionado dentro de si mesmo. Não raro essas pessoas terão sérios problemas de coluna, ossos, dores nas articulações, sentindo-se “enferrujar”.

A solução? O Nodo Norte em Escorpião, o aprendizado das crises, mudanças, revisão de valores e transformação. O contato com a alma. A expressão da sensibilidade. Talvez a melhor palavra seja “quebra”. Alguns quebram os ossos e descobrem que precisam de maior flexibilidade diante da vida. Outros quebram preconceitos, manias, se libertam de hábitos antigos.

O mais comum é que tais pessoas sejam muito lentas nas suas decisões. Na hora em que tomam a iniciativa de pular, descobrem que o trem já passou.  X tem o Karma Sul ou Nodo Sul em Touro na casa 7, conjunção Marte em Touro.Sempre jogou todas as energias na vida amorosa, acreditando que precisasse do apoio, incentivo e presença de alguém para se motivar às suas conquistas pessoais. Nunca é fácil romper mas todas as vezes em que rompeu e confiou no seu próprio jeito de ver a vida, se descobriu leve e feliz.

O Nodo Sul em Touro na casa 7 credita a segurança à presença do parceiro afetivo em sua vida (casamentos duradouros) ou sociedades em família. O Nodo Sul em Touro na casa 1 ou na casa 2 credita a segurança no seu próprio jeito de fazer as coisas, ter o controle, mostrar teimosia e obstinação, havendo em alguns casos, resistência ao casamento ou associações.

Os questionamentos do Karma Norte em Escorpião podem acontecer dentro da vida profissional, gerando pesquisadores, inventores ou pessoas que atuam com tecnologia de ponta, sempre à frente do conhecimento do resto do mundo, anunciando um tempo novo. Escorpião está preocupado não apenas com a renovação da própria alma mas com a renovação do mundo e pode ser o engenheiro que atua com reciclagem do lixo.

É verdade que tendo o destino regido por Plutão, pode-se atravessar perdas morais, financeiras e mudanças bruscas e radicais. A terra se abre e a gente mergulha no mundo mágico de Alice ou nos infernos de Dante.

Um posicionamento astrológico pode ter muitas traduções. Se alguns cumprem o Karma Norte em Escorpião através de um caminho espiritual que exige o desapego, outros podem efetivamente sofrer altos e baixos financeiros e outros ainda podem lidar com a fragilidade da alma diante das doenças ou outras situações onde a força de vontade não funciona. Que vontade? É por isto que muitas vezes uma paixão intensa que nos deixa cegos e de cabeça para baixo é uma boa experiência para conhecer Escorpião.

Ninguém vai ser o mesmo depois de experimentar a presença de Plutão. E é esse o propósito do Nodo Norte em Escorpião.

Para muitas pessoas, o mergulho no elemento água passa simplesmente pela liberação da sensibilidade. Não é difícil encontrar alguém que preferiu seguir uma carreira conservadora como Administração ou Direito ao invés de se aperfeiçoar no piano ou no canto. Mais à frente, irá descobrir que esse caminho “marginal” traria não apenas satisfação pessoal como um retorno financeiro mais feliz. Conheci algumas pessoas que optaram por uma carreira tradicional que em determinado momento foi interrompida por motivos variados. E não existiu outra chance senão investir no hobby que se revelou como melhor fonte de renda pelo resto de suas vidas.

Se a escolha da carreira for feita buscando a segurança, dificilmente haverá sucesso e retorno financeiro. A situação se tornará frustrante com o tempo. Se a vocação é atendida e a alma escolhe o modo como deseja atuar profissionalmente, o destino se realiza e existirá satisfação pessoal, reconhecimento e retorno financeiro.

Mas para isto, é preciso não somente confiar no sentido maior da vida como ser capaz de ouvir a própria alma.