Nodos Lunares – Nodo Sul ou Cauda do Dragão – Nodo Norte ou Cabeça do Dragão

Postado em 31 de agosto de 2014 por Andreia Modesto

Fiz um texto sobre o Nodo Sul, dando ênfase à herança kármica que precisa ser trabalhada, aperfeiçoada, transformada. Mas alguns clientes fizeram alguma confusão, o que é natural. Então é preciso explicar alguns pontos:

Qualquer posicionamento astrológico SÓ PODE SER COMPREENDIDO DENTRO DE UM CONTEXTO MAIOR. Não importa se é o Ascendente, o Nodo Norte e o Nodo Sul, a posição da Lua, a carência de um elemento, o signo solar, enfim, qualquer posição astrológica só pode ser considerada e estudada dentro de um contexto. Ela pertence a um todo maior e é ali que precisa ser analisada. Um exemplo comum:

O Nodo Sul é competitivo e tem muita energia para a expansão e a conquista. Se estiver colocado na casa 4, casa 6, casa 7 e casa 8, a “coisa” muda de figura. A “coisa” é a interpretação astrológica, já que o ESPAÇO-CENÁRIO onde ele aparece, é o cenário “do outro”. O Nodo Sul em Áries dentro da casa 4, pode “mandar” dentro do espaço da família, mas não consegue alcançar o Nodo Norte em Libra na casa 10 facilmente, ou seja, não consegue a liderança na carreira sem um grande esforço. Pode ser que seja incentivado pelos pais a obter esse crescimento, ou não. O Nodo Sul em Áries na casa 6, mostra uma capacidade de trabalho muito grande e o principal enfoque acaba sendo saúde, já que existe um desgaste de energia no dia a dia que acaba prejudicando o corpo físico. Não é raro que o Nodo Sul na casa 6 traga sérios problemas de saúde pelo excesso de trabalho. O Nodo Sul em Áries na casa 7 joga toda a sua energia para as outras pessoas. O Ascendente estará provavelmente em Virgem ou Libra e o que importa aqui é conseguir se construir, ao invés de se doar demais para os relacionamentos ou deixar que as outras pessoas dominem o seu modo de ser e agir.

Fiz uma listinha de mapas em que os pontos dos Nodos estão sendo pressionados, ativados, descobertos por algum planeta. Estão abrindo ciclos. É interessante porque algumas pessoas poderão se identificar com esses processos. É bom sempre lembrar que embora a Astrologia sirva ao conhecimento individual, nunca deixaremos de pertencer a uma geração, que tem marcas evidentes, valores, metas e percepções típicas do seu tempo no mundo.

Dezembro 1967 – Nodo Norte a 24 de Áries – Nodo Sul a 24 de Libra – vive o “retorno dos Nodos, mas de modo invertido – pois o Nodo Norte aponta para 21 graus de Libra nesse momento e o Nodo Sul para 21 graus de Áries – vive o trânsito de Urano na direção do Nodo Norte em Áries, sensível sobretudo a partir de 2015 com Urano chegando a 20 graus de Áries. Mudança profissional, abrindo mão de um dos trabalhos que possui para usufruir da liberdade uraniana, mudança de cidade depois de um divórcio.

Setembro/1962 – Nodo Norte a 05 graus de Leão na casa 10 – Nodo Sul a 05 graus de Leão na casa 4 – Em julho, quando Júpiter entrou em Leão transitando pelo Nodo Norte na casa 10, ganhou promoção. Saturno está transitando pelo Ascendente em Escorpião. Consegue maior organização profissional e financeira. É um momento de muitas exigências profissionais e sente cansaço. Abre um ciclo novo profissional (Júpiter na casa 10) e pessoal (Saturno cruzando o Ascendente). Apesar do cansaço, o momento é de grande satisfação pessoal.

Maio/1970 – Nodo Norte a 08 graus de Peixes na casa 11 – Nodo Sul a 08 graus de Virgem na casa 5 – Sol e Ascendente em Touro, dividiu-se até agora entre Arquitetura e Música. Com a passagem de Netuno sobre o Nodo Norte em Peixes, abandonou a Arquitetura tradicional, fez uma incursão pelas Artes Plásticas e assumiu a Música fazendo uma formação clássica. Ainda percebe o futuro profissional de um modo meio difuso (Netuno), mas não se arrepende e nem quer voltar atrás.

Fevereiro/1973 – Nodo Norte a 15 graus de Capricórnio na casa 5 – Nodo Sul a 15 graus de Câncer na casa 11 – Demissão, mudança de empresa voltando a trabalhar com um ex-chefe. Já existia um desgaste profissional muito grande. Pais doentes que vieram do interior para morar na sua casa por tempo indeterminado. São efeitos de Plutão transitando pelo Nodo Norte em Capricórnio.

Janeiro/1957 – Nodo Norte a 26 graus de Escorpião com Saturno a 09 graus de Sagitário. Nodo Sul a 26 graus de Touro. Fechamento de ciclo profissional. Saturno transita sobre o Nodo Norte e quando entrar em Sagitário em dezembro de 2014, estará se aposentando. Retomará os estudos em seguida com o trânsito de Saturno sobre Saturno de nascimento, segundo retorno de Saturno, preparação para a virada dos 60 anos. A preparação para a aposentadoria exigiu um enorme controle financeiros nos últimos anos.

Abril/1986 – Nodo Norte a 29 graus de Áries – Nodo Sul a 29 graus de Libra – No retorno do Nodo Norte, casamento. O casal está junto há 10 anos, o que é comum ao Nodo Norte em Libra. Casamento razoavelmente cedo para os padrões da geração.

Setembro/1974 – Nodo Norte a 15 graus de Sagitário em conjunção com Netuno em Sagitário. Nodo Sul a 15 graus de Gêmeos. Ascendente e Sol em Virgem, Lua em Peixes na casa 7. Com Urano em trino com o Nodo Norte, começou a viajar para o estrangeiro a trabalho. Assumiu Latino América e teve que vencer dificuldades com os idiomas. O trânsito de Netuno quadratura Netuno de nascimento e sobre a Lua, abrindo a casa 7 e em oposição ao Sol levou para um caminho espiritual com base em filosofia hindu.

Julho/1966 – Nodo Norte a 21 graus de Touro na casa 8 – Nodo Sul a 21 graus de Escorpião na casa 2, conjunto a Netuno a 19 graus de Escorpião. Com o trânsito de Saturno por Escorpião conseguiu saldar muitas dívidas antigas pela venda de uma casa recebida de herança.

Agosto/1988 – Com Nodo Norte a 15 graus de Peixes em conjunção com a Lua em Peixes, forma-se em Medicina e decide seguir na Psiquiatria. Nodo Sul em Virgem a 15 graus. Ansiedade alta, exigência sobre si mesmo. O trânsito de Netuno sobre a Lua em Peixes despertou interesse pela Psiquiatria pois antes havia pensado em Ortopedia.

Julho/1981 – Nodo Norte a 2 graus de Leão conjunção Vênus a 1 grau de Leão – Nodo Sul a 2 graus de Aquário. Nascimento de bebês gêmeos na primeira semana de agosto, com Júpiter transitando pelo Nodo Norte e Vênus. Com uma gravidez complicada pelo tamanho dos bebês, vai parar de trabalhar por um ano para recuperar a saúde e se dedicar um pouco mais a eles.

Junho/1982 – Nodo Sul a 11 graus de Capricórnio – Nodo Norte a 11 graus de Câncer – trabalhou até agora no Jurídico de uma empresa familiar fundada pelo irmão. Geminiano, deseja dar aulas. Rompeu com a família e seguiu para outra cidade para fazer Mestrado. Urano transitando em oposição a Saturno fez com que o movimento fosse brusco, resolvido de repente. Mas a ruptura acontece pelo trânsito de Plutão sobre o Nodo Sul.

Setembro/1963 – Nodo Sul a 17 graus de Capricórnio – Nodo Norte a 17 graus de Câncer. Ascendente em Peixes e Sol em Virgem. Professor de Educação Física – Personal. Com o trânsito de Plutão se aproximando do Nodo Sul, por uma lesão em corrida, é obrigado a parar. Direciona a carreira pelas influências de Netuno transitando sobre o Ascendente em Peixes e em oposição ao Sol. Massagens e trabalhos terapêuticos na água.

Abril/1984 – Nodo Norte a 08 graus de Gêmeos na casa 3 – Nodo Sul a 8 graus de Sagitário na casa 9 em conjunção com a Lua e Urano em Sagitário. Com a entrada de Saturno em Sagitário a partir de dezembro de 2014, sai para um Mestrado fora do país. O Ascendente em Áries recebe a influência de Urano que deu a coragem necessária para o investimento financeiro no projeto mais do que desejado.

Uma observação e análise que não cabe nessa postagem é sobre os regentes dos Nodos. Se o Nodo Norte está em Libra e o Nodo Sul em Áries, observar Vênus e Marte é tão importante que observar qualquer outro posicionamento planetário. Os regentes dos Nodos, por signo, casa, elemento e aspectos são fios condutores do destino daquela pessoa e os trânsitos sobre eles têm impacto enorme nessa trajetória de vida.