Nodos Lunares – Karma e Destino

Postado em 25 de junho de 2011 por Andreia Modesto

Os Nodos Lunares dão o sentido do mapa. E dão sentido ao mapa. Bem antes de imaginar que viesse um dia a me tornar astróloga, fiz várias leituras de mapas sem a visão do karma. Me pareciam vagas, superficiais e saía das leituras bem frustrada,  me perguntando: e daí, o que é que eu faço com isto?

Quando conheci os textos kármicos ainda mal traduzidos, comecei a  obter respostas para muitas perguntas.

O Nodos Lunares dão a direção do mapa e permitem compreender qual é o caminho certo, seja às vezes uma porta estreita, outras vezes um jardim florido. E se você começar a atuar do modo como os pontos kármicos exigem, ao invés de  ter problemas, é o contrário, as portas começarão a se abrir, pois você estará agindo de acordo com o que o destino pede.

E um posicionamento será interpretado de acordo com a proposta e necessidade daquele mapa, seja numa leitura mais abrangente,  seja naquele exato momento. Em alguma postagem,  dei o exemplo da posição de Saturno retrógrado no Ascendente que pode ser uma bênção para quem tem um mapa com falta de elemento terra,  que pede o desenvolvimento de uma visão mais prática e realista.

Mas pode ser um posicionamento que complica a vida de quem tem o Nodo Norte em Câncer na casa 4, pois nesse caso, é preciso evitar a rigidez e o controle representados por Saturno, regente do Nodo Sul em Capricórnio na casa 10.

Ontem atendi uma jovem que tem o Nodo Norte em Aquário na casa 12. É um ponto kármico que pede o mergulho dentro dessa casa “da alma”: reflexão, meditação, subjetividade. E  pede também, toda uma revisão de valores e  postura desapegada, que é a experiência de Aquário. Com Sol em Escorpião e mais quatro planetas no mesmo signo, Ascendente em Peixes e Urano conjunção Lua, recebeu as ferramentas perfeitas para esse “mergulho” em um nível de consciência superior, que não se prende a coisas pequenas, não tenta controlar o destino e procura  uma percepção mais intuitiva e apurada de tudo!

É lógico que além das “questões kármicas”, temos outras questões a resolver. Se o seu ponto kármico estiver em Touro na casa 11, você precisa aprender a lidar com o dinheiro e se planejar a longo prazo, tendo sempre metas positivas e tentando ter também uma boa atuação nos grupos de amigos e na comunidade em que vive. Isto não significa que não tenha questões espirituais ou que não tenha que se preocupar com a saúde.

Mas o que se percebe é que se as influências do Nodo Sul ou Karma Sul ainda são muito intensas, todo o resto se desequilibra. O Nodo Sul na casa 5 pode ser criativo mas tem reações emocionais e infantis, sobretudo nesse exemplo com o Nodo Sul em Escorpião. Quer resolver tudo para ontem, a ansiedade é grande e se deixa levar por paixões que podem ser destrutivas. Dessa maneira acaba prejudicando a saúde e se torna pouco seletivo na vida amorosa. Torna-se negativo e por conta da intensidade emocional até se prejudica profissionalmente.

Se as questões kármicas foram resolvidas, então todo o resto do mapa se equilibra. O quebra-cabeça começa a ficar mais claro, a percepção sobre o que se tem que fazer vai melhorando a cada dia.

Desenvolvimento espiritual implica em expansão do nível de consciência, uma visão mais clara sobre si mesmo e sobre todo o seu processo de desenvolvimento.

A sensação que algumas pessoas têm que a vida delas “ainda não começou”, mesmo que já tenham passado dos quarenta anos, muitas vezes está relacionada com o fato de que não foram na direção do Nodo Norte. Ficaram insistindo em experiências relacionadas com o Nodo Sul e perderam muito tempo.

O Nodo Sul mostra a postura condicionada, as reações mais instintivas. Quem tem o Nodo Sul em Aquário, pode ter uma desorganização interior muito grande e ser pouco seletivo com as amizades. Muitas vezes precisa passar não apenas por uma grande decepção com amigos como precisa também de momentos de solidão para se dar conta do Nodo Norte em Leão: sua própria força, nobreza e dignidade. Enquanto se deixar levar pelos amigos e se preocupar em ser aceito pelo grupo, a vida emperra. Mas todo Nodo Sul sempre tem muitas riquezas. O desafio é conseguir aproveitar o que o Nodo Sul tem de melhor e fazer a transição para o Nodo Norte encontrando o ponto de equilíbrio. O Nodo Sul em Aquário – Nodo Norte em Leão está aprendendo a lidar com o seu próprio poder tendo uma postura mais conservadora diante da vida. A inteligência e a visão de mundo de Aquário são positivas. Mas é preciso ter foco e se sentir mais responsável por tudo o que realiza, assumindo cargos em que se destaque das outras pessoas, perdendo o medo de se tornar adulto e brilhar.

Sei que o correto é considerar que todo o mapa é kármico. E aqui não falo apenas dos planetas retrógrados ou casas do elemento água. Toda a mandala foi merecida e  construída através das experiências das vidas anteriores. Mas os pilares do destino, as questões principais e que sustentam a trajetória de vida, sem dúvida são os Nodos Lunares.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *