O propósito da vida

Postado em 14 de janeiro de 2018 por Andreia Modesto

Procurar pelo propósito de vida não é necessariamente definir carreira profissional. Algumas pessoas encontram a “vocação” (que significa “o chamado de Deus”) na carreira. Outras, em família, nas amizades ou em atividades como viagens, retiros, voluntariado, esportes e hobbies.

Um dos signos que encontra o propósito de vida no eixo família-trabalho é Capricórnio. Mas outros signos como Aquário podem encontrar o propósito de vida bem distante do ninho e se entrelaçando com pessoas em relações passageiras.

Enquanto Peixes pode precisar de momentos de reclusão para se descobrir, Gêmeos se reconhece na vida social e no encontro mais superficial com outras pessoas.

Libra se descobre a partir do casamento e parcerias, amorosamente ou dolorosamente. Touro se descobre no momento em que guarda a sete chaves o que lhe é mais caro. Escorpião quando joga tudo para o alto e começa tudo de novo em outra direção!… Nãoo vou citar os doze signos, pois não é o propósito do post.

Nem sempre construção da identidade leva rapidamente à descoberta do propósito de vida. Sei quem eu sou, mas e daí? O que fazer com tudo isso e para onde dirigir minhas energias? Sei quem sou, mas não me sinto adequado nessa família, nesse país ou nesse trabalho.

Ou será que é isso mesmo e estou esperneando à toa, seduzido pela falsa ideia de que no momento em que encontrar o propósito de minha vida, eu terei experiências espetaculares?

O propósito de vida é encontrado pela intuição, desejo ou pela experiência concreta na vida. Algumas pessoas já nascem com uma certeza muito grande do que querem fazer e do lugar que podem ocupar no mundo, com satisfação enorme. Essas pessoas são muito raras.

Outras vão precisar experimentar, testar, errar, ensaiar, tentar de novo, até que o destino vá se configurando e tomando uma forma mais bem definida. Essas são a grande maioria.

O propósito pode ser bem individual, se colocando à prova no controle dos instintos como gula ou compulsão por gastos financeiros; ou pode ser um propósito coletivo, como o médico que atende gratuitamente todo sábado das 8 às 16 horas.

A “busca do propósito” pode ser o propósito em si, para aqueles que precisam se desvencilhar da segurança e certeza que valorizam. Pode ser um eterno buscar, a experiência em si trazendo o significado daquela vida rica e dinâmica.

A Astrologia ajuda a encontrar o propósito da vida. As experiências que nos trazem o maior crescimento, seja pelo amor e satisfação, pela frustração ou dor. São os Nodos Lunares, base da Astrologia Hindu.

Se alguns vieram para ser heróis, outros vieram para a contemplação. Formiguinhas e cigarras são necessárias para a beleza da vida.

E encontrar o propósito da vida não é garantia de felicidade plena em todos os minutos. A vida é cheia de crises, altos e baixos, muitas variações, como as quatro estações do ano ou as quatro fases da lua.

Na experiência da vida, todos dos dias são importantes. Breu e luz, conflitos e paz, dúvidas e esclarecimentos. “Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida”. Sêneca

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *