Oito Pecados Capitais e Doze Signos

Postado em 22 de julho de 2015 por Andreia Modesto

Pensei em fazer um texto sobre signos e os sete pecados capitais. Fui descobrir que eram oito e não constavam da Bíblia. Ainda descobri mais um e até Bento XVI adicionou novos pecados à lista dos erros cometidos pelos homens. Entre outros, inseriu a pressa (ansiedade) e os males causados ao meio-ambiente, pelo fato do homem ferir a Criação de Deus.

Bom, pasmem, o oitavo pecado era a Melancolia, tratada na Grécia, como nos dias de hoje, como doença. Melancolia, tristeza, depressão. Então o século XXI é com certeza, um século de pecadores, tristes, amuados, não vendo alegria em participar dessa coisa toda a que chamamos Vida e que é construída por muitas mãos, escolhas, alegrias, dores e fatalidades.

A Mentira era também um grande pecado, embora em verdade ela fosse artimanha para esconder outros menores ou até piores, quem sabe? E um mentiroso jamais confessaria aos padres toda a verdade de sua vida.

Bom, pecado capital significa pecado maior, capaz de gerar outros pecados, como a ira é capaz de gerar o assassinato. Convenhamos que as coisas mudam muito e que vivemos num mundo que nos tenta a todo momento para algum pecadozinho.

A propaganda nos faz saborear doces e comer batatinhas fritas sem parar; nos obriga a ser “sexy” e provocantes o tempo inteiro. E se estamos com raiva, temos que colocar nossas emoções para fora, de modo a evitar doenças…

É curioso que todo mundo assume que é um pouco guloso ou preguiçoso, mas nunca vi alguém assumir que tem inveja ou que tem uma autoestima exagerada, tipo “Sou arrogante sim, é daí?

Fiz uma lista outro dia das dificuldades que cada signo pode apresentar. Seria o lado negativo de cada signo. O lado “sombra”. Mas fica mais fácil identificar com o Nodo Sul do que com qualquer outro posicionamento. De qualquer modo, são as qualidades de cada signo.

Também podem ser associadas a uma posição planetária. Afinal, ter Netuno conjunto ao Sol é muito próximo de ser nascido em Peixes, pois aquela energia devora, toma conta, domina o Sol e pode mudar bastante as qualidades do signo solar e dar a ele um novo colorido.

Que entendam não somente que a postagem é uma brincadeira, como também o fato de que o que difere o remédio do veneno é só a dosagem. Então, Touro é persistente e sempre consegue superar as dificuldades, mas quando exagera, torna-se teimoso demais.

Já que é possível ir criando novos pecados, eu sugiro mais um, sintoma dos nossos tempos: “Infantilização”. Manter a adolescência entre 25 e 40 anos, sem saber o que vão fazer quando crescer…a criança interior “já deu” e pesa no orçamento dos pais ou avós !!!

Não consegui identificar a inveja com um determinado signo. Mais parece uma doença, perdendo o foco de sua própria trajetória e desejando o que jamais será seu: o destino do outro. Acho que a inveja é doença que pode acometer qualquer signo, na medida em que esteja em desarmonia consigo mesmo.

Áries – Ira e impaciência. Pressa, cabeça quente.
Touro – Teimosia e gula. Avareza. Acumulador.
Gêmeos – Mentira. Fofocas.
Câncer – Infantilização. Tristeza. Dependência.
Leão – Individualismo. Senso de superioridade.
Virgem – Crítica excessiva. Mania de limpeza.
Libra – Dependência. Dúvidas. Fofocas.
Escorpião – Tristeza. Depressão. Negativismo.
Sagitário – Dono da verdade. Julgamento.
Capricórnio – Rigidez. Controle das emoções.
Aquário – Loucura. Transgressão.
Peixes – Tristeza. Negação da realidade.

MAS, sem a coragem de Áries, nada se começa nesse mundo.
Sem a paciência de Touro, as flores não desabrocham.
Sem a palavra de Gêmeos, ninguém chega a lugar nenhum.
Sem o colo de Câncer, não há repouso.
Sem o brilho de Leão a vida seria em preto e branco, sem nenhum glamour.
Sem a organização de Virgem, a vida seria uma bagunça, sujeirada.
Sem o amor de Libra, ninguém casaria.
Sem a magia de Escorpião, ninguém poderia superar as crises.
Sem a fé de Sagitário, ninguém sairia do lugar.
Sem a responsabilidade de Capricórnio, os projetos ficariam pelo meio do caminho.
Sem a inteligência de Aquário, o homem não seria superior aos outros animais.
Sem as lágrimas de Peixes não existiria compaixão e perdão por todos os nossos erros, capitais ou não, durante a caminhada nesse árduo e difícil mundo material.