Previsões para Sagitário 2014 – nova leitura

nov 7, 2013 by

Sagitário não vive um mau momento. Depois da pressão de Plutão que terminou em 2008, o signo pôde aos poucos se refazer e lida melhor com Urano em trígono e mesmo com a quadratura de Netuno do que com a impotência que Plutão gerou entre 1994 e 2008.

Sagitário é tradicionalmente conhecido como um signo de luz, alegria e esperanças. Como Leão, é mal traduzido, como se ter nascido sob algum signo do elemento fogo, garantisse felicidade e facilidade em todos os momentos. Não são raros os arianos que se queixam das expectativas das outras pessoas sobre eles e que amarelam ao invés de vestirem a armadura do guerreiro e partirem para a luta.

Um signo é uma proposta. Aspectos de outros planetas podem limitar, neutralizar ou impedir que aquela energia se manifeste de um modo espontâneo.

Como Leão e Áries, existem muitos tipos de Sagitários:

- alguns se debruçam sobre livros, fazem filosofia, escrevem, são eruditos, juízes de Direito, mergulham em teorias e se tornam símbolos de sabedoria (calcada em leituras, ideais e não na relação prática com a vida)

- é um signo que procura a  Verdade, que pode ser encontrada num caminho religioso austero, no isolamento, na prática da Yoga ou da meditação, bem longe do mundo material, no alto de alguma montanha do Oriente

- outros são mesmo ciganos, peregrinos, inquietos de alma, corpo e coração e viajam muito, adotam outras culturas e são extremamente produtivos, sempre alcançando novos cenários e não admitindo limites para suas experiências de vida

Como Áries, um signo de teimosia, vontade, ímpeto. São mais barulhentos do que Leão, embora os três possam ter um lado bastante jovial.

Um sagitário pouco explorado é o sagitário que ama os cavalos, donos de haras, sítios, fazendas, encontrando uma sintonia com a natureza, os animais, a vida rude e simples do campo. É tão sagitário quanto o erudito, o juiz de Direito ou o pastor que prega suas crenças para um grande número de pessoas.

Pesquisadores e professores universitários também são regidos por Sagitário, como Quíron era um professor de deuses e semideuses, Sagitário procura ser ético na maioria das vezes e alia o conhecimento à postura adequada.

Um signo de muita luz pode ter muita sombra. Foi o que Plutão mostrou enquanto transitava por Sagitário. Muitos pilares foram por terra, começando pela saúde vigorosa do signo, a vida financeira e situações de poder dentro de alguma estrutura profissional.

A quadratura de Netuno ainda pede alguns cuidados com a saúde. Mas pode ser canalizada para um maior desenvolvimento espiritual em algum grupo novo. A intuição estará à flor da pele e nos momentos de relaxamento, dedilhar um violão ou repetir mantras ajudará a relaxar ainda mais.

Sagitário confia. Nem com as influências de Plutão conseguiu deixar de acreditar na vida. A saúde e o dinheiro ainda pedem alguns cuidados e atenção maiores, mas Sagitário voltará a viver uma fase de expansão, sobretudo no segundo semestre de 2014, obviamente, pela entrada de Júpiter em Leão.

Os ganhos das crises de Plutão foram positivos: tornou-se um pouco mais comedido. Sagitário é um dos signos de riqueza material, mas do mesmo modo como ganha dinheiro, pode gastar dinheiro. Arrisca. O ideal é comprar sítios, terrenos, casas com quintais amplos, pois Sagitário não gosta de se sentir preso entre quatro paredes.

Um aprendizado é sempre a diplomacia, pois Sagitário é calado, silencioso ou diz o que pensa sem pensar muito antes de dizer. Ou seja, é meio oito ou oitenta. Um sagitariano que já tenha nascido com o dom da diplomacia, com certeza acumula influências de Gêmeos ou Libra.

Saturno estará em Sagitário em dezembro de 2014. O ideal é resolver pendências financeiras, profissionais ou afetivas, para que possa, ao longo de 2015, ter a total liberdade para se jogar no que realmente gosta de fazer: estudar, filosofar, viajar ou cuidar do seu rebanho, seja no campo ou seja um rebanho “espiritual”. Os signos do elemento fogo, muitas vezes têm dificuldades em lidar com o seu lado sombrio. Enquanto outros signos como Virgem ou Peixes vivem fazendo a lista dos seus “pecados” a corrigir e pagar por eles, os três signos do elemento fogo vivem intensamente. São exigentes e, sobretudo os leoninos têm dificuldades em frustrar as outras pessoas. Mas preferem mostrar o lado luminoso a confessar as fragilidades. Enquanto Saturno transita por Escorpião, ensina um pouco de cautela e traz uma pitada maior de humildade ao signo que rege o Senhor do Olimpo. Quebra um pouco da teimosia e permite que Sagitário possa dar alguns escorregões e rir de si mesmo. O segundo semestre de 2014 será muito mais favorável e 2015 promete ser um ano de realizações maiores de vida. Mas é preciso começar a esquentar as turbinas desde agora.

As energias de Netuno sempre podem nublar nossas ideias mas como Netuno e Júpiter se entendem muito bem, talvez a ansiedade sagitariana possa molhar os pés na beira do mar ou tomar um vinho e esquecer todos os alvos que pretende atingir em tão pouco tempo! Relaxa, deixa que as ideias se embaralhem um pouco e reconhece que ser herói tem um preço. Muitas vezes é melhor dar espaço para a preguiça. O corpo se recupera, a mente mantém a  confiança na vida e não gera estresse para si mesmo e nem para quem está ao seu lado.