Astro Destino
Previsões para Leão 2015 – revisitadas

[Tradutor]
Muitos signos são bem mais complexos do que se imagina. A ideia de que Leão é sempre festivo, animado e expansivo, é um dos grandes erros da Astrologia “feita de pé”, ou seja, nas festas, conversando superficialmente sobre o novo namorado ou um ex-marido. O signo que é associado à expressão da vontade pessoal e do reinado do “EU”, pode sentir nos ombros o peso de todas as expectativas e sucumbir com depressões ou melancolias. Talvez uma das maiores dificuldades para Leão, seja dar conta de todo o brilho que o signo exige ou contém em potencial. Nem todos os leoninos visam ser capa de revista ou presidentes dos EUA.

Um exercícios para a compreensão do que um signo representa, é explorar no próprio mapa, QUAL É A CASA QUE AQUELE SIGNO REGE. Bom, onde é que você tem a regência de Leão? Mesmo que você pertença a um outro signo, Leão rege uma das casas da sua mandala astrológica (leia-se mapa astral). Tente explorar essa casa e o que ela representa para você. Tente entender como é que você lida com esse “poder pessoal”. Existem planetas ali? Potencializam ou minimizam essa FORÇA?

Para fazer uma associação com os números, inevitavelmente se esbarra na vibração do 1, pois não vai existir nenhum outro número que possa ser considerado o “centro”. O 5 seria inquieto demais para ser associado ao Sol, que não se move, ficando numa pose rígida no meio do sistema solar. Muitos astrólogos questionam a regência do Sol para Leão, já que seria um privilégio dos nascidos no signo poderem ser regidos por uma estrela, enquanto que os outros onze signos têm que se contentar com planetas que orbitam em torno do Sol. Acredito que qualquer teoria cai por terra quando Leão com Ascendente em Leão chega perto de você, irradiando a luz e o calor do astro-rei. Ou quando se consegue perceber até mesmo num bebê, que ele tem algo “a mais”, uma certa nobreza que não se sabe exatamente de onde vem, mas que ele consegue transmitir no modo como se sente ou olha para as pessoas.

A carta da Força pode dividir suas energias entre Áries, signo que se associa ao mito de Hércules e Leão. O Sol é obviamente a carta da realeza leonina e no Tarot mitológico, a lâmina representando Apolo é a carta de Leão. Signo masculino, solitário na condução do poder da própria vida, muitas vezes mais triste, recluso e desconfiado do que se imagina. Apolo, deus da juventude e beleza, arqueiro como Cupido, patrono das artes e nem sempre feliz no amor.

A alegria e a jovialidade do jovem Leão (o príncipe ou o jovem rei) é um dos aspectos do signo. Muitos leoninos vão atuar no cenário das crianças e dos adolescentes porque vibrarão essa energia de criatividade. Muitos serão mimados, os filhos únicos, receptáculos de todo o amor dos pais. Outros vão incorporar o próprio pai, serão protetores, responsáveis e bastante tensos, com o coração dedicado aos “seus”, mas sendo também de abrigar plebeus, agregados, aqueles que se tornam seus filhos por afinidade.

Para 2015 Leão vive, por Júpiter, Urano e Saturno, uma fase positiva, com uma pitada de sorte. Ano positivo para o amor, casamento, chegada de filhos, melhora financeira, resolução de questões familiares que poderiam estar pendentes. Aqueles que possuem o Ascendente ou a Lua em Leão, poderão ter também um ano de abertura de novo ciclo, com um grau maior de exposição e abertura para as “novidades”.

A quadratura de Saturno em Escorpião é traduzida como forte pressão, mas quem compra casa própria conta o dinheiro e quem assume um cargo de maior prestígio pode passar algumas noites refletindo sobre o novo papel a representar. Todos os ganhos que a vida oferece têm algum tipo de custo. Se Júpiter e Urano conduzissem os leoninos sem nenhum freio, a expansão prometida poderia ser efêmera e inconsistente, embora de forte impacto.

Saturno em Sagitário eleva o padrão de pensamento leonino que pode considerar a possibilidade de morar em outra cidade ou país e investir em estudos e leituras que abram a mente a novos horizontes. Pode-se vencer a dificuldade com idiomas ou qualquer outro tema que parecia difícil.

Um convite uraniano é presente na vida dos nobres leoninos. Saem de uma visão individualista para uma visão humanitária. O Sol joga seus raios para um número grande de pessoas. Isto pode acontecer num trabalho voluntário ou na possibilidade de ter mais amigos e poder aconselhá-los com sabedoria.

O Sol leonino aspectado por Saturno, se dá conta das suas responsabilidades diante da vida, seja numa quadratura ou num trino. Muitos leoninos assumirão o papel de pais dos pais ou dos irmãos mais velhos. Ajudarão financeiramente ou terão a sabedoria para oferecer a boa palavra e a orientação que os outros necessitam.

Leão não é um signo que goste de arriscar. Os astrólogos que realmente atendem, sabem que a maior parte dos leoninos é lenta, prudente, segura e não gosta de dar espaço para imprevistos. Isso é fácil de deduzir: quem arrisca a pele para caçar é a leoa, e o rei nunca foi pego correndo de um lado para o outro, tropeçando ou dizendo coisas sem pensar. Palavra de rei não volta atrás. Leoas não são representadas no zodíaco. O signo é Leão, o animal macho, que reina soberano, dorme muito e muitas vezes se mostra preguiçoso, mais gato, mais Garfield do que Simba.

Voltando às previsões para 2015, existe favorecimento para ganhos financeiros, compra de imóveis, retomada dos estudos, reconhecimento por seus talentos e dons. É um processo positivo de amadurecimento diante da vida. E se leoninos duvidavam um pouco do seu poder, acabarão conseguindo superar qualquer adversidade. Existe uma pitada de sorte. Mudanças nas metas de futuro não trazem nenhum tsunami. Leão está bem assentado sobre seus pilares, já que a relação com a família é sempre a sua base. Como Câncer, é um dos signos que mais se liga ao espaço da casa em que mora e precisa ter certeza sobre os relacionamentos – quer amar e ser amado.

A dica principal é dar uma atenção maior à saúde e respeitar um pouco mais os limites do corpo físico. Mas isto não é difícil para o signo vaidoso que costuma consultar a balança e ter uma alimentação saudável, embora não seja muito fácil abrir mão de comer carne vermelha. Pode-se dizer que 2015, não somente no primeiro semestre, é um período em que Leão ganha um sopro da vida, um empurrão para a realização de seus projetos de vida. Amigos e parentes mais frágeis saberão se beneficiar de sua força e sabedoria, procurando orientações e conselhos. Enfim, um ano para reinar.

A maior parte dos leoninos gosta de crianças e deseja ter filhos. Muitos se realizam através dos filhos, a quem dão toda a atenção e carinho. Os filhos podem estar mostrando uma autonomia maior e sendo fonte de satisfação para os pais nascidos em Leão.

Assim como Câncer, um signo regido pela Lua que muda de signo a cada 48 horas, Leão também pode expressar sua energia de muitas maneiras. O Sol na casa 4 é bem diferente do Sol na casa 8 ou na casa 11. Existem muitos tipos de Leão, um signo que é encontrado sobretudo nas áreas glamourosas como Moda e Beleza, mas também comum em outros cenários como Artes, Educação, Política. Afinal, é possível brilhar em vários céus diferentes.

Os leoninos educadores terão a chance de se destacar, receber prêmios e convites inesperados. Uma fase em que Leão se movimenta para o alto, podendo viajar, ainda que de forma não muito planejada. E se movimenta para baixo, positivamente, ganhando raízes, construindo família, comprando seu “chão”. Urano libera Leão de antigos pensamentos e crenças, mas Saturno reconstrói uma nova maneira de ver a vida, oferecendo rapidamente a Leão toda a segurança que ele necessita.

Dentro do ambiente de trabalho, podem existir algumas dificuldades com algumas pessoas que não suportem o brilho leonino. Faz parte. Mas Leão nunca perde a majestade e não bate de frente com ninguém. As adversidades são superadas com pose e boa dose de paciência.

Previsões para Câncer – revisitadas para 2015

Se você é canceriano, marque uma das opções – ou várias – abaixo:

1 – tem se sentido mais racional e menos emocional – afinado com a passagem de Saturno por Escorpião, entendeu que não vale a pena jogar fora os presentes recebidos ao longo de uma relação afetiva só porque eles serão símbolos também das mágoas vividas; está mais pé no chão e conseguindo ter um controle maior emocional, o que rendeu reconhecimento e realização no trabalho

2 – tem se sentido mais inquieto e insatisfeito, como se visse as coisas e as pessoas com uma clareza maior – afinado com Urano e Plutão, mas também Saturno; lucidez que leva ao desejo de fazer mudanças imediatas e aceitar que é preciso virar a página, ou não vai conseguir ler o livro inteiro da vida, lendo sempre o mesmo capítulo sem passar para uma nova trama, drama, roteiro de vida

3 – tem se sentido muito intuitivo, afetivo, integrado a todos ao seu redor – afinado com Netuno, que toca sua alma e poderá motivá-lo a voltar para o piano ou o violino

Os aspectos sobre Câncer são OITO ou OITENTA. E Câncer pode estar descobrindo muitas coisas diferentes ao mesmo tempo. Pode viver situações em que claramente não consegue ter controle sobre nada e em seguida, novas situações em que percebe que tudo depende de sua vontade. Pode racionalizar no amor (!!!!) e pode ser intuitivo na vida profissional. Ou pode simplesmente se afinar com um dos muitos planetas que atuam sobre Câncer e ficar fixados em tal energia. Ou seja, fixar-se na confusão mental – ou sensibilidade de Netuno ou ainda, ficar com compulsão pela transformação do corpo, com Plutão e Urano. 

O autoconhecimento é o maior ganho dos cancerianos nesse processo tão rico, intenso, difícil e corajoso, que propõe uma nova forma de ser e abordar a vida. 

Quando o signo de Câncer despontar em 21 de junho de 2015, Vênus estará conjunto a Júpiter que estará conjunto a Lua, que estará a 29 graus de Leão, QUASE VIRGEM. O Ascendente estará em Libra e o Sol em conjunção com Marte em Gêmeos, Mercúrio recebendo quadratura de Netuno.

É uma beleza de mapa, prometendo aos cancerianos boas experiências, sobretudo ligadas à arte, à beleza, à filosofia. A maior parte dos cancerianos que recebi, viveram mudanças de residência, cidade ou país. Se mudam de país, mudam radicalmente os conceitos de “bem-estar”, ou descobrem que se pode viver de uma outra maneira e ser muito feliz.

Júpiter transitando por Câncer e por Leão, foi uma rajada de vento na autoestima. E a transição para Virgem não será negativa. Lidar com energias como Plutão e Urano, nos obriga a nos transformar radicalmente. Nada ficará de pé. Ou quase nada. O melhor é topar o desafio e mudar pelo amor, evitando sofrer demais à toa. O que é preciso mudar? A insatisfação profissional? A dedicação excessiva aos familiares? O desejo pela perfeição? Os medos?

O cenário familiar pode ter sido conturbado nos últimos tempos. A chegada do primeiro bebê ou do segundo. A intromissão da sogra, a presença constante da cunhada, a ausência não programada do marido.

Empresas familiares andaram explodindo dentro do meu consultório, pois cancerianos não conseguiam mais carregar outros familiares mais acomodados. Ou, o contrário, os cancerianos foram comunicados por irmãos ou primos que não teriam mais espaço na empresa.

Plutão e Urano exigem despojamento, desprendimento. Algo está sobrando, algo está demais, a dose está exagerada? O que é preciso diminuir? O que é preciso abrir mão? Urano pergunta: o que se pode experimentar de novo – qual a novidade mais atraente?

O que faltou? Liberte-se do que sobra e invista no que falta. Falta liberdade, criatividade, falta ar? Falta uma casa mais arrumada? Ou sobram quinquilharias espalhadas por toda a parte? Será a hora de sair do apartamento para uma casa em condomínio distante? Ou o contrário, sair da casa que dá muito trabalho para um apartamento clean e funcional?

Mude. Reaproxime-se da família ou corte de vez o almoço de domingo que compromete o final de semana. Sem medos. 

***********

Qualquer palavra atribuída ao número 6 é identificada imediatamente com Câncer: é o número da família, do lar, das raízes, do bem estar ao lado dos amigos e parentes. É o número da “mãe”, dos cuidados dispensados às pessoas que amamos, os educadores e professores que não apenas transmitem o conhecimento, mas sabem despertar nos alunos os que eles têm de melhor em termos de valores e talentos. Aconchego é uma palavra canceriana, assim como a vibração do 6.

Poderia ter ilustrado a postagem com a carta da Lua, mas preferi a IMPERATRIZ, matriarca protetora. Quem tem uma mãe canceriana, sabe do que estou falando. O problema de Câncer seria restringir-se a esse único papel dos laços de sangue dentro da família tradicional. Mas sob o impacto de Plutão e Urano, fica difícil acreditar que isso aconteça, pois o convite é para abrir os horizontes.

Quando o Sol canceriano se coloca na parte superior do mapa, sobretudo nas casas 9, 10 e 11, ou ainda, em um espaço produtivo como a casa 6, a energia se irradia de modo mais generoso para um número maior de pessoas. O Sol canceriano no Ascendente também em Câncer, é uma energia calorosa, mas o desenvolvimento pessoal vai depender da posição da Lua por casa, elemento, aspectos e signo.  Plutão e Urano podem ser dolorosos por tirar Câncer do mundo das idealizações e mostrar ao signo claramente que as pessoas a sua volta não são feitas de mel e não têm aura cor de rosa. O trânsito de Júpiter pelo signo até julho de 2014 e a pressão positiva de Saturno em Escorpião, fizeram com que Câncer se apoderasse de si mesmo.

Encontrei cancerianos satisfeitos por terem conseguido se libertar das idealizações e passarem a contar mais com eles mesmos. Júpiter e Saturno tornam os cancerianos mais objetivos. Talvez seja este o maior desafio para os signos de água: conseguirem participar do mundo material sem que os óculos da emoção impeça que possam fazer o melhor por eles próprios e pelo mundo ao seu redor.

Independência e autonomia não costumavam ser as metas principais de Câncer, mas as coisas estão mudando desde 2008. Cancerianos serão chamados ao crescimento em todas as áreas da vida. Parece não existir nenhum segmento que não seja importante para eles em 2015. Talvez os relacionamentos e a vida profissional sejam os mais turbulentos ou inquietos. Quando Câncer perde o medo, consegue responder à vida mostrando uma grande capacidade de adaptação e uma criatividade imensa.

Dá resultados surpreendentes, pois a intuição funciona como uma antena que leva Câncer a fazer escolhas acertadas. O signo afetivo, feminino e receptivo, rico e profundo, consegue se desdobrar em vários papéis e ter uma vida rica, intensa, movimentada. Não lhe falta carisma. As mudanças internas trazem à tona uma capacidade natural de liderança. É isso mesmo, liderança, pelo desejo de cuidar, orientar, ajudar, fazer com que os outros se desenvolvam. Mas sem cobranças ou dramas.

Câncer terá que ser mais desenvolvido numa próxima postagem. Por enquanto, fica a dica para encarar as rupturas, topar novos cenários profissionais, estudar e cuidar da saúde para suportar todos os desafios. O resultado será positivo. Câncer não está negando a si mesmo, mas conseguindo ter uma vibração superior e mais madura. Mudar de casa, cidade ou país é sempre uma experiência radical para o signo que valoriza demais o seu espaço no mundo e pretende criar raízes profundas.

O arcano A IMPERATRIZ tem o símbolo de Vênus e não é à toa que Libra, Touro e Câncer se entendem muito bem, pois encontram afinidades na experiência do amor.

Previsões para Gêmeos 2015 (revisado)

2015

Tenho esperanças que 2015 surpreenda e mostre que os prognósticos de grande recessão e dificuldades sejam superados. Fim de ano é sempre uma fase corrida com muitos estudos por escrito se acumulando. Aos poucos vou refazer as previsões para 2015 para cada signo. Por enquanto, aperitivo e uma ideia bem geral. Além de Touro e Virgem, Gêmeos é um dos signos que pode se beneficiar das posições planetárias em 2015. Quem tem medo de Saturno? Se existir disposição para corrigir os erros e tentar acertar de novo, o ano poderá ser compensador.

A quadratura de Júpiter em Virgem, acontecerá depois do bom trânsito do planeta por Leão, ativando a criatividade de Gêmeos. Não sei porque sempre se associa facilidade a felicidade. Vejo meus clientes satisfeitos quando dizem: “Um ano difícil mas muito bom, de muito aprendizado e realização”. Estão dizendo que topam a vida, dão conta do recado, entendem a lição. Quem vem “a passeio” pode espernear um bocado porque a vida acaba nos sentando em algum banco de escola e nos ensinando coisas novas e desafiadoras.

A orientação para Gêmeos é de se fixar na criatividade, no fazer, ter uma agenda cheia, não descuidar da saúde e não perder tempo pensando demais. São três aspectos “tensos”: quadratura de Saturno e Netuno e oposição de Saturno. O convite é para se aprimorar e conseguir fazer foco, sem deixar de ser curioso, expansivo, sociável. Colocar no papel, escrever, lançar o livro de contos, adotar animais, entrar para o grupo de Yoga ou corrida, retomar os estudos, viajar para algum país distante, ser leal aos compromissos, encontrar espaço para a meditação, ligar-se a pessoas para fazer trabalhos voluntários.

É possível se divertir e saciar a curiosidade geminiana depois de um dia dedicado a um trabalho ou estudo em que consegue ter profundidade e compromisso. É possível ir a cinema e teatro durante o final de semana, depois de fazer todas as leituras necessárias para a tese do Mestrado ou finalizar um projeto que será apresentado ao chefe na segunda-feira.

Amigos de infância podem voltar à vida dos geminianos para abrir um novo ciclo de relacionamentos. Aliás, nunca há espaço para a solidão na vida do signo de Mercúrio. Relações familiares podem melhorar bastante e Gêmeos pode se aceitar do modo como é: meio espaçoso e juvenil, mas com a preocupação em conseguir terminar seus objetivos de vida e não se dispersar tanto.

As qualidades são muitas. Ok, o que fazer com tantas habilidades? Voltamos à questão das escolhas. Ou, A escolha, aquele caminho principal que é preciso escolher. Além de existir um comprometimento maior com essa trajetória. Saturno faz Gêmeos ingressar no mundo adulto. Aqueles que se envolvem com o conhecimento como educadores, professores, tradutores, editores, encontrarão terreno fértil para criar.

Também os geminianos envolvidos com fotografia e cinema, terreno de Netuno. A influência de Urano pode fazer com que Gêmeos ainda se divida em múltiplas tarefas, mas fica muito claro que existe um caminho principal que consome a maior parte do seu tempo e com o qual o signo de Mercúrio está realmente comprometido. Outras atividades ocupam menos espaço na agenda e são satisfatórias mas não são a meta principal. Depois de passar um dia inteiro estudando ou trabalhando, nadar ou se exercitar é fundamental para que a mente esvazie e no dia seguinte possa produzir melhor. Ou se reunir com amigos, ter encontros em centros espirituais ou ir ao teatro acompanhando a carreira de algum grupo alternativo.

Gêmeos é facilmente identificável com a vibração do 3, comunicação, amizades, movimento. Extroversão, amabilidade, ideias, conversas, encontros. Parece superficial, mas é a energia que move o mundo em que vivemos. O link, a ponte, a conexão. Assim como Aquário e a vibração do 5, Gêmeos e a vibração do 3 são associados a descobertas, vivências de surpresas, transformação pelas ideias novas que os amigos trazem para nossas vidas. Amigos são encontrados nas filas dos aeroportos ou são reencontrados nas redes sociais. Selfies da Noite de Natal enviados pelo Instagram, alegria compartilhada.

Saturno em Sagitário fará com que Gêmeos possa se organizar melhor, não pela energia do signo, mas pela compressão de Saturno. O que é realmente importante? Ou o MAIS importante de tudo? Ter critérios para estabelecer qual o caminho mais importante a seguir, não exclui outras experiências da vida dos geminianos. Apenas elas se reorganizam de modo que Gêmeos possa facilmente entender suas prioridades e não se atrapalhar no cotidiano.

O MAGO  é a imagem mais próxima do Mercúrio-Hermes da Astrologia. É a figura do alquimista, daquele que manipula diferentes substâncias e que transforma o chumbo em ouro. Tentativas, experimentações, busca do conhecimento que transforma, que se aplica à realidade, que não é apenas suposição. Gêmeos costuma ser menos disperso do que se imagina, pois o mundo material pela sua “gravidade”, está sempre fazendo com que os protegidos de Mercúrio aterrissem e possam dar o que têm de melhor à vida.

A mim parece mais fácil ler planeta por planeta, já considerando que a síntese é sempre possível.

Urano será o “responsável” por mudanças nas metas de futuro, assim como em toda a renovação dos relacionamentos junto com Plutão. Inspira para trabalhos humanitários e atrai novas amizades com pessoas jovens e irreverentes.

Netuno ativa a espiritualidade, faz perguntar: “No que é que eu realmente acredito?” e “Qual atividade realmente me toca?” – é possível que para alguns geminianos, em alguns momentos, as coisas possam parecer nubladas, mas a lucidez de Saturno não vai permitir que isso aconteça por muito tempo.

Saturno gera a necessidade de fazer definições, pontuar, esclarecer e ter os critérios mais adequados a cada situação de vida. Estreita laços, casa, assina papel, se compromete desde que os relacionamentos profissionais ou amorosos deixem espaço para Gêmeos respirar, jogar seu charme e continuar se sentindo livre.

Júpiter tornará o segundo semestre mais produtivo e desafiador. Junto com Plutão poderá indicar mudança de residência, cidade ou país. Gêmeos gosta da vida social intensa, mas começará a cultivar momentos de recolhimento – curtos porém intensos – para poder refletir, ler, pensar, orar – entender o que está acontecendo em si mesmo e à sua volta. Vai se tornar menos superficial, ganhando profundidade e compreendendo melhor sua trajetória de vida.

Previsões para Touro – 2015 (revisado)

TOURO é provavelmente, um signo mais complexo do que se imagina. Eu encontrei dificuldade em fazer uma associação fácil entre os algarismos e a energia do signo terreno que tanto se ocupa das riquezas do mundo assim como da beleza que enfeita esse mundo. Nem todos os taurinos são tão lentos como se imagina e muitos deles expressam mais a energia de algum planeta que faz aspecto com o Sol. Ou seja, recebendo aspecto de Urano, Touro pode voar alto. Ou, numa oposição de Netuno, ter dificuldades em ganhar e guardar dinheiro. Especialmente Netuno pode ser difícil para Touro, pois pede uma dissolução que pode levar à bebida, ao invés de sensibilizar o olhar e a postura diante da vida.

Será que se deve associar Touro a vibração do 4? O 4, número terreno de valorização do trabalho, me parece frio demais para representar o signo de Vênus. A menos que se faça uma ligação entre Hefesto, marido da deusa e seu árduo trabalho como artista dos outros deuses. Taurinos podem ser teimosos mas não têm tanta objetividade quanto Capricórnio e Virgem.

O 6, que sempre associei a Câncer, parece estar em acordo com Touro no que diz respeito à valorização da família, a manutenção dos laços afetivos, ao desejo de cultivar uma vida de paz. A vibração do 2, tradicionalmente associado a Libra, não entra em choque com a paciência de Touro nas relações. O 8 parece poderoso demais para representar a energia pacífica e doce de Touro.

Os outros algarismos não representam as qualidades do signo de Vênus. Essa Vênus que não é a filha de Urano, mas uma deusa da terra, a Afrodite-Pandêmia, associada à fertilidade da terra, dos homens e dos animais. Ao contrário da Afrodite-Urânia que nasce da castração de Cronos, a Afrodite de Touro pertence ao mundo da matéria e tem uma sensualidade absolutamente terrena, estando ligada aos quatro sentidos e não aos devaneios, sonhos e sentimentos idealizados de Libra.

2015

2012, 2013 e 2014 não foram anos muito fáceis. Oposição de Saturno pode ter trazido problemas de coluna ou ossos. Plutão em trino com o Sol ou outros planetas em Touro e Júpiter em quadratura, desde julho desse ano de 2014.

Não vou me adiantar demais e fazer previsões para quando Urano entrar em Touro, mas a passagem do signo das ventanias por Áries, já é suficiente para agitar a vida da maior parte dos nascidos no signo da Vênus terrena. Doce ou violento? Afável ou teimoso? Amável ou rude?

Aproximação de parentes, retorno às origens, favorecimento para compra de imóveis e terrenos. Favorecimento para tudo o que diz respeito à construção da vida amorosa, financeira e familiar. Mas isto só se confirma se os relacionamentos forem baseados na verdade. Caso contrário, Plutão e Urano trazem uma boa reviravolta e tudo se transforma.

Afinal, Plutão e Urano pedem novas metas e sobretudo uma nova postura diante da vida. A maior dificuldade de Touro é conseguir romper com situações que já estão saturadas, pelo medo das “novidades”, trocar o certo que é tão frustrante, pelo “incerto”. A maior parte dos taurinos vai conseguir acelerar o passo e responder às solicitações da vida com mais rapidez e menos lentidão.

Podem se sentir tentados a experimentar novas funções profissionais, novos desafios, novos cenários. Ou serão empurrados por exigências externas e conseguirão resultados excelentes. É só dar um empurrãozinho e taurinos se desenvolverão de modo positivo.

As metas para o futuro poderão se alterar radicalmente. Novas crenças, novas direções espirituais, novas experiências internas. Touro pode descobrir talentos e habilidades que desconhecia até então. Algumas qualidades serão confirmadas como o amor à natureza, a preocupação com a conservação da vida, a estética, a preocupação com a saúde e o corpo físico. Algum hobby poderá preencher os momentos de lazer e vir a se tornar uma opção de carreira mais à frente.

Enfim, 2015 será um ano de descobertas sobre si mesmo, mas continuará sendo leal, fiel, dedicado e bastante organizado financeiramente. O segundo semestre de 2015 será mais próspero e luminoso do que o primeiro, pois já estará colhendo os frutos plantados anteriormente.

Todos os signos podem ser ainda mais desenvolvidos. Não é apenas Touro que é mal compreendido ou compreendido somente em parte. Na brincadeira das associações, é possível descobrir que os conhecimentos sobre um determinado signo jamais se esgotarão.

A Rainha de Ouros ilustrou a primeira postagem sobre as previsões para Touro em 2015. Mas escolhi uma representação de Afrodite para a nova postagem, mais adequada ao texto novo em que enfatizo as qualidades do signo.

Não é exagero dizer que recebendo influências de Plutão em Capricórnio e Saturno em Escorpião, Touro recebe energias de “morte”, considerando que podemos “morrer” de muitas maneiras diferentes. Mas, Touro tem uma enorme dificuldade com as mudanças. O signo do “jardineiro”, daquele que conversa com as flores e que procura a permanência de todas as experiências, precisa de tempo para se acostumar à ideia de trocar uma cadeira de lugar ou jogar algo fora, mesmo que nunca o utilize.

Quando o Sol entrar em Touro no dia 20 de abril, o Ascendente, Mercúrio, Marte e Lua também estarão em Touro, o que pode ser considerado como uma afirmação da identidade taurina. Então, é preciso se transformar em parte, suprimir os valores que realmente não lhe servem mais. E manter todas as qualidades que formam a sua essência. A quadratura de Júpiter e o trânsito de Urano podem estar lhe perguntando: “Quem você é de verdade”. Se Touro andou adiando resoluções ou tendo receio de ir um pouco mais longe, pode ser hora de fazer o que não conseguiu fazer anteriormente.

Regido por Afrodite, a deusa do amor terreno ou celestial, é um signo de riqueza. E muitas pessoas nascidas em Touro expressam mais Ceres (Deméter) do que Afrodite, revelando o lado maternal e apegado do signo, feminino e receptivo. Urano pode ajudar Touro a acelerar o passo, na direção de si mesmo e na direção das outras pessoas. Muitos taurinos são absolutamente focados no “aqui e agora”, tendo dificuldades em planejar o futuro. Sob a influência de Plutão, o que vislumbravam como “futuro”, mesmo que em tênues linhas, se altera. A vida vai seguir numa nova direção.

São muitos os hexagramas do I Ching que poderiam ser associados a Touro. Mas escolhi O POÇO. Dá uma ideia da duração, da permanência, da estrutura, da riqueza que não se esgota. É o hexagrama 48 – CHING – Pode-se mudar uma cidade, mas não se pode mudar um poço. No poço há uma nascente límpida e fresca da qual se pode beber.

Taurinos recebem um convite para grandes mudanças. Continuarão sendo uma fonte inesgotável de vida para muitas pessoas, mas precisam considerar que ciclos se fecham e se abrem. Afrodite gostava da hora do amanhecer e do entardecer, momentos em que Sol e Terra se encontram representando o encontro do masculino com o feminino. O Sol nascendo e trazendo a luz do dia ou o Sol se escondendo por detrás do horizonte para dar espaço à escuridão da noite. Sem alternar energias, não existe vida.

Previsões para Áries 2015 – Lua Cheia no dia 05/01 – Lua em Câncer – 2 h 54 m

Lua Cheia no dia 05 de janeiro, 2 h 54 m. O ano vai começar com Mercúrio, Vênus e Marte em Aquário. Os grupos de meditação podem pedir pela paz mundial. Saturno em Sagitário em bom aspecto com Mercúrio e Vênus. Cooperação e companheirismo não impedem o reconhecimento do poder e valor individual. Um céu que favorece alcançar os objetivos e ter uma vida rica em estudos, encontros, viagens.

*vou reeditar as previsões para os doze signos, na ordem correta do zodíaco, acrescentando alguns comentários; ilustrei novamente com uma lâmina de Tarot associada ao signo – O CARRO

Seguem as previsões para Áries acrescidas de alguns parágrafos. Aqueles que desejarem pedir o mapa de previsões para 2015 podem escrever para andreia@andreiamodesto.com

Áries é o signo mais fácil de ser identificado com a vibração de um número. O primeiro, aquele que abre o Zodíaco, o início, o ponto de partida. A vibração do 1 da Numerologia, dinâmica e surpreendente, o dínamo, onde tudo começa. Ambicioso, audacioso, inventivo, original, vigoroso, independente. São palavras encontradas em vários sites ou livros sobre o número 1. E a lâmina O CARRO traduz a força do signo de Áries.

2015

Sob a pressão de Urano e Plutão, Áries tem vivido momentos decisivos e transformadores de 2008 para cá, mais fortemente reconhecidos a partir de 2011. O trino de Júpiter ao signo, a partir de julho de 2014 trouxe um pouco de luz para discernir o que vem pela frente. Saturno torna-se um aliado a partir de agora. A ordem é topar seguir em frente e dar conta de todos os desafios. Não tem muito jeito senão aceitar as mudanças que a vida está trazendo. Mas, ao invés de mergulhar de cabeça, seria apropriado tentar fazer algum planejamento de médio prazo. Urano em Áries é como o vento forte que espalha as chamas do incêndio. Prepare-se para se inflamar e se entusiasmar diante de novas perspectivas, mas não se frite se expondo demais ou tomando atitudes impensadas. Tente fazer o que não é fácil para Áries: encontrar um tempero, um ponto médio: intuição e razão.

Tudo pode acontecer numa velocidade muito grande.  Áries adora surpresas e quer ter a chance de poder mostrar sua força, palavra que muitas vezes é o seu mantra pessoal. Força, coragem, momentos da vida em que percebe que precisa se atirar nas experiências sem pensar muito. Bom, com a ajuda de Saturno, os lampejos de intuição podem contar com alguns minutos da inteligente percepção ariana. Jogue-se, mas caia de pé e sabendo em que direção seguir. A intuição diz que é para acreditar. Acredite e se jogue, mas use alguns minutinhos para antever o próximo cenário e saiba exatamente com quem pode contar nessa travessia.

O cenário mais turbulento é a vida profissional, o relacionamento com as chefias, tensão entre as metas traçadas pela empresa e as necessidades e desejos pessoais. A orientação é manter o bom humor, a boa disposição e alicerçar vínculos positivos, além de controlar as finanças e investir em conhecimentos mais profundos, o que nem sempre agrada aos impacientes arianos.

Com a saúde em ordem, laços de amizade leais e uma tranquilidade em relação a si mesmo, Áries vai superar as dificuldades e conseguir extrair o melhor de todas as experiências.

Aqueles que possuem a Lua ou o Ascendente em Áries, podem ter a sensação de estar decolando para um ciclo novo e diferente de tudo o que já viveram até agora. Mudanças de residência, cidade ou país. Mudança para uma nova empresa com mentalidade e cultura completamente novas. Autonomia, vontade de jogar tudo para o alto e realmente ousar mais.

Toda essa explosão precisa ser canalizada por Saturno e Júpiter para que não se erre o ponto e não se arrependa depois. Pois Áries adora testar os seus limites e ser over. Muito trabalho, aperfeiçoamento e maturidade profissional, embora conquistadas com muito empenho e força. Um ano de confirmação de que pode-se abrir uma aula sobre Áries citando os grandes heróis gregos, pontes entre os humanos imperfeitos e os poderosos deuses do Olimpo.

A energia que traz equilíbrio para Áries em 2015, é Libra. Urano atua de modo contraditório, bem ao sabor de Aquário: ao mesmo tempo que pode gerar impaciência e irritação ou promover mudanças bruscas, também “quebra” com o ego ariano e traz valores de fraternidade e igualdade entre todos. Dentro de uma equipe de trabalho, Urano pode trazer uma participação maior de todos e Áries aprende a delegar sem estresses ou desconfianças de que o outro não vai dar conta do recado.

Arianos típicos muitas vezes se descobrem completamente sozinhos para dar conta de muitas decisões que trarão consequências para as outras pessoas. E tendo que abraçar causas que trarão soluções para outras pessoas e não para ele próprio. Vi poucos arianos que pudessem expressar o egoísmo que lemos nos livros básicos de Astrologia. Áries precisa de um motivo para viver e muitas vezes esse motivo será o bem estar de outros. Ou, por possuir tanta força pessoal, o destino lhe cria situações ou não consegue atuar de outra forma senão ajudar a muitos.

2015 pode ajudar Áries a perceber que ele pode ser amado e pode receber ajuda ou apoio de outras pessoas. É essa a lição de Libra e o movimento de Urano. Talvez sejam novos vínculos ou antigos vínculos numa nova forma. Pois o apressado ariano nem sempre dá chance das outras pessoas mostrarem que ele também pode receber ajuda. Ele já se adianta e resolve tudo, sobrando pouco para as outras pessoas fazerem. O aprendizado maior de Áries talvez seja a valorização dos laços de amor e amizade, nos quais começa a receber mais do que se permitiu receber até agora. Mesmo que continue sendo o grande herói ou heroína, em outros momentos poderá receber atenção, ajuda, carinho e algum colo.

O hexagrama associado a Áries no I Ching é O EXÉRCITO – SHIH – hexagrama 7 – O EXÉRCITO necessita de perseverança e de um homem forte. Boa fortuna sem culpa – O exército é uma massa qeu necessita de organização para tornar-se uma força de combate. Sem uma firme disciplina nada se pode alcançar. Porém tal disciplina não pode ser atingida através de meios violentos…O comandante deve estar no meio do seu exército. Deve manter-se em contato com ele e compartilhar as experiências positivas e negativas com as massas.

VIRGEM – Previsões para 2015 – Vibração do 4 – A carta do MAGO

Virginianos ansiosos e que estão sempre pensando e pensando, fazendo listas, programando e se projetando para o futuro, estão com o calendário na mão, esperando pela entrada do planeta Júpiter em Virgem no segundo semestre de 2015. Não é somente Júpiter que estará ativando a vida dos virginianos, mas o Nodo Norte também transitará para o signo de Mercúrio no segundo semestre e “quanto mais virginianos”, melhor! Curiosos, questionadores e mais inquietos do que se supõe, os virginianos podem começar a se preparar para um crescimento não somente na vida profissional e financeira, mas também intelectual e espiritual.

Durante muito tempo Virgem foi associado a minúcias e controles, identificado com o “arquivista”, aquele que cataloga, coloca etiquetas e tem uma visão estreita da vida. Já vi pessoas tentarem mudar a data de nascimento (cesárea) de um bebê para que ele viesse com o Sol em Leão ou o Sol em Libra, pelo receio de serem responsáveis pelo desenvolvimento de uma pessoa exigente demais (!?!).

Sempre que um signo “incomoda”, é preciso procurar saber se ele incomoda porque está sendo mal compreendido ou porque as qualidades que ele detém não estão muito “em moda” no mundo em que ele vive. Não é à toa que a autonomia de Áries e Capricórnio também incomoda um bocado. Virgem FAZ. E faz MUITO. E vai continuar fazendo. É a energia essencial do signo. Um virginiano mais contemplativo, com certeza precisa ter influências do signo oposto, Peixes ou muitos planetas concentrados em Libra.

Um dos grandes erros das “sinastrias” tradicionais, é que se considera que um signo nunca se afinará com o signo seguinte ou anterior. No entanto, Mercúrio e Vênus estarão com frequência num signo à frente ou atrás, o que gera simpatia e afinidades, embora os estilos possam ser diferentes. Acredito que a maior parte dos virginianos use as influências de 2015 para cuidar da saúde, estudar e ganhar um nível de projeção maior. Saturno e Plutão também pressionam o signo e “tudo será diferente” para os prestativos virginianos.

Uma das técnicas para se fazer previsões para um signo, é calcular a “Revolução Solar” daquele signo. Ou seja, procurar o momento exato da entrada do Sol naquele signo. Qual signo estará no Ascendente, qual será o signo da Lua? Onde estará o Sol, quais os aspectos formados? Quando o Sol entrar em zero grau de Virgem, a Lua estará em Sagitário, conjunção Saturno em Escorpião, na casa 3 da Revolução de Virgem. O Ascendente estará em Virgem, sendo que Juno e Mercúrio estarão em Virgem conjunção Ascendente e o mapa abre com Júpiter e Sol em Virgem na casa 12. Favorecimento para relações afetivas, carregadas de energia espiritual (pela posição de Netuno).

Mesmo considerando que muitos virginianos têm uma relação muito prática com o trabalho e são comerciantes ou empresários, acredito que um dos grandes convites para Virgem é de dar espaço para os estudos visando uma satisfação pessoal além da aplicação imediata no cotidiano de trabalho. Mesmo que seja para aprender um idioma que gosta ou se dividir entre vários cursos, alguns mais práticos e outros simplesmente para passar algum tempo absorvendo conhecimentos que realmente lhe tocam.

A Revolução Solar de Virgem entre 2014 e 2015, tem o Ascendente em Gêmeos e Júpiter conjunto a Leão na casa 2. Então, já existe desde agora, um convite à valorização de si mesmo, pois o produtivo virginiano nem sempre é muito vaidoso do seu poder de “fazer”. As orientações ficam por conta de encontrar um tempinho maior para o lazer. Cabe a Plutão e Netuno lembrarem a Virgem que ele não é feito de ferro. Favorecimento para melhora financeira e viagens, mesmo num cenário mundial de crise e prognósticos negativos. Virgem consegue ter jogo de cintura e encontra saídas para uma realização pessoal e profissional maior.

Virgem está se tornando mais sensível e tendo menos medo de mostrar essa sensibilidade. A intuição e as paixões ganham espaço no cotidiano virginiano. O tempero dá um resultado surpreendente e muitos virginianos poderão receber prêmios ou promoções.

No cenário de Mercúrio, não é possível escolher outra carta que não seja o MAGO. O Mercúrio de Virgem, mais terreno, mais funcional, mais focado do que o Mercúrio de  Gêmeos. E que teria também, segundo alguns astrólogos, a regência de Quíron, embora Sagitário também reivindique essa energia. Com Quíron e Netuno em Peixes, o desafio maior parece ser a saúde e o relaxamento, o que nem sempre seduz Virgem. Signo físico e mental, só precisa reconhecer que não pode funcionar como uma máquina. Já conheci virginianos que descansavam a mente e o corpo fazendo algum trabalho mecânico e manual, que não exigia muita atenção. Cuidar da saúde é a chave para conseguir dar conta de todas as atividades de 2015. Corpo são, mente motivada, corpo vigoroso, viagens, estudos, amigos, dinheiro, sucesso…

As limitações e o foco que o número 4 acumula, são perfeitos para definir Virgem. Um signo capaz de enxergar a árvore na floresta, mas que consegue também ter um poder de síntese e crítica que agrega a todos novas informações e novas percepções sobre a vida. Num nível mais amplo, o segundo semestre de 2015 promete ser uma fase de descobertas importantes na ciência e tecnologia. Mas é preciso que a influência de Netuno possa representar uma reflexão mais profunda sobre tudo o que nos acontece nesse mundo acelerado onde a rapidez e os meios de comunicação se tornaram mais relevantes do que o conteúdo e a qualidade do pensamento.

Nem sempre a juventude mostra um vocabulário rico e capaz de traduzir o que pensam ou sentem. Não é raro que numa consulta astrológica eu tenha que completar a frase ou avaliar uma determinada palavra que não traduz exatamente o que o meu cliente quer dizer. Nesse sentido, Virgem pode ter um grande papel no mundo em que vivemos. Consegue ser didático e viajar (sem tirar os dois pés do chão), procurando soluções, criando, inventando, testando, “fuçando”, até alcançar o ponto de satisfação que almeja.

Virgem precisa aprender a brincar e relaxar um pouco mais. Mas sabemos que o trabalho muitas vezes é a sua maior fonte de prazer e que vai continuar colorindo o mundo com suas ideias e palavras. Os outros signos agradecem.

*escolhi uma representação de uma alquimista, para não repetir outra carta de Tarot, lembrando que o MAGO é sempre aquele que transforma o chumbo em ouro, ou, numa linguagem mais moderna e banal, faz do limãozinho seco uma limonada deliciosa; além disso, é uma representação feminina, lembrando que Virgem é masculino e feminino, pois embora mental (masculino), tem sua representação na fertilidade da terra (feminino). A imagem é bastante simbólica, mas com Netuno, a imaginação funciona e não é preciso colocar homens barbudos debruçados em mesas antigas e cheias de tubos de ensaio.

 

Interpretação Astrológica – Por onde começar?

Se você está começando a estudar ou ler sobre Astrologia e não se sente seguro “por onde começar” a interpretar o mapa, fique tranquilo, pois a maior parte das pessoas nunca tem muita certeza se deve realmente começar pelo signo Ascendente ou se já mergulha nos Nodos ou se começa a interpretação através dos planetas que estão sendo mais pressionados naquele momento.

Aqui, não vai existir erro, mas uma diferença na abordagem. A ordem dos fatores não vai alterar o produto. Ou seja, siga a intuição e vá destrinchando o mapa, desde que, além da intuição, exista um conhecimento verdadeiro sobre o que está observando.

O papel do astrólogo é como o papel de um tradutor. Você pode ter linhas diferentes de interpretação, uso de expressões variadas e se pensar num tradutor “simultâneo”, até sotaques diferentes.

Não existe erro, mas visões diferentes. Você sabe que até os médicos, que detém um conhecimento “científico”, olhando para um raio X ou  um ultra som, podem discordar sobre o que estão vendo e os procedimentos que seguirão aos exames.

O mais comum é que se comece pelo Ascendente, descrevendo a entrada no mundo material e seguindo o regente do Ascendente, por casa, signo, elemento e aspectos formados com outros planetas ou ângulos do mapa. Ou, se existir uma abordagem kármica, que se mergulhe nos Nodos Lunares, abrindo o mapa a partir do que eles estão propondo.

Iniciar uma leitura pelos planetas pressionados por algum outro, por trânsito ou progressão pode ser perfeito. Vou dar alguns exemplos:

João possui o Sol em Câncer, signo regido pela Lua. Digamos que a Lua esteja a 14 graus de Áries, recebendo aspectos de Urano e Plutão. É o suficiente para justificar que a leitura comece por esse trânsito, dando prioridade ao momento presente. Eu diria que começando de “trás para a frente”, pois o “ideal” seria começar pela leitura do autoconhecimento, mas nesse caso, a urgência dos aspectos é maior do que saber que o signo Ascendente ou a posição de Saturno são posições positivas. A vida do cliente pode estar de cabeça para baixo.

Maria possui o Nodo Norte a 13 graus de Leão e recebe influências de Júpiter e Urano sobre o Nodo Norte. Bom, aqui, quando se começa a fazer a análise dos trânsitos, já é possível abordar o que o Nodo Norte em Leão representa. Pois se Urano pode trazer alguma mudança dentro do cenário familiar ou profissional, Júpiter com certeza enfatiza esse movimento de modo positivo, com expansão, reconhecimento, viagens, riqueza material, favorece início ou conclusão de cursos importantes, é fértil e próspero, mas provavelmente num cenário diferente do cenário anterior.

José é nascido em Touro em 1959 e recebe muitos aspectos por trânsito. Não vou citar as progressões. O Nodo Norte está em Libra e por isso, vive o “retorno do Nodo Norte”, um momento tão importante quanto os famosos retornos de Saturno ou Júpiter. Com Urano e Plutão ativando os 11 graus de Áries (Nodo Sul) e a posição de Mercúrio exatamente nesse grau de Áries, e ainda, Plutão trino Sol e oposição Marte, Urano trino Urano de nascimento e Saturno sobre Júpiter de nascimento, vive uma revolução numa sociedade de negócios envolvendo primos e irmãos. Perdeu dinheiro e saúde, mas agora se associa novamente a um velho colega de faculdade e as coisas estão progredindo, pois nessa estrutura não falta vontade de vencer desafios.

Joana, nascida em 1982, recebe duas influências bem diferentes. Júpiter transita sobre Leão, signo solar, na casa 10. Melhor impossível para expansão profissional e começa a exportar seus produtos para América Latina. Mas Plutão transita pelo Nodo Sul na casa 2. Então, vive o dilema da maior parte dos pequenos ou médios empresários. O susto de ver o avião decolando e sentindo a insegurança de não ter estrutura para tantas horas de voo. E o trânsito de Plutão realmente pede controle e atenção às finanças. Com Plutão e Netuno ativando Mercúrio, é preciso ter todos os contatos bem registrados e guardar todos os emails e comunicações, para não existir nenhum engano ou mal entendido.

No mapa de Pedro, você pode começar perguntando por alguma dificuldade para um dos irmãos. Saturno está na casa 3 do seu mapa de nascimento e os Nodos fazem quadratura com Mercúrio. O irmão mais novo se desentendeu com os pais e está vindo para São Paulo morar com Pedro, que 10 anos mais velho, será como seu pai, orientador e mentor daqui para a frente.

Para quem tem o Ascendente em Libra ou Virgem, a leitura pode começar através da análise do parceiro afetivo. Porque as casas mais inquietas podem ser a casa 7 e a casa 8. O relacionamento está sendo questionado ou o parceiro afetivo vive uma crise pessoal, familiar ou profissional.

Enfim, é preciso ser flexível e não seguir um modelo rígido e quadradão, onde a vida jamais se encaixará.

Vênus e Marte em trígono – Vênus trígono Marte

Ilustração – Afremov

Vênus e Marte formam um trígono no céu. Juno, Mercúrio e Vênus estão em Gêmeos. Nodo Norte e Marte em Libra.

Elemento AR. Mercúrio entra em Câncer, signo ocupado pelo Sol. Semana da Lua Cheia, em que Sol e Lua em oposição, representam os relacionamentos.

Sem tocar nos aspectos enviados ao Sol, o céu tem a proposta de superação dos conflitos através do diálogo sincero e da mente fria. O  elemento AR, que é o elemento que valoriza a TROCA e o RESPEITO e RECONHECIMENTO pela individualidade dos outros, é frio. O elemento ÁGUA, que é também bastante emotivo e está relacionado ao AMOR e CASAMENTO, não tem esse distanciamento que o elemento AR propõe.

Câncer, Escorpião e Peixes, quando amam, não raro “tomam a forma do outro”, se mesclam, mergulham fundo na relação e podem perder a própria identidade, querendo ser aquilo que o outro é ou o que o outro gostaria que o parceiro afetivo fosse.

O elemento AR também tem o poder de “tomar a forma do outro”, mas parece ter a consciência desse processo, ou seja, está o tempo todo atento a esse fato.

Todas as pessoas que têm no mapa astral Vênus em aspecto com Marte, não necessariamente em trígono, podem viver dias importantes para os relacionamentos de forma geral.  Aquelas que possuem Vênus em Gêmeos e Marte em Libra, mais do que especialmente, estarão renovando a capacidade de amar e de dividir a vida com outra pessoa.

Sempre chamo a atenção para o fato de que um aspecto somente não pode ser determinante na interpretação de um mapa astral. É verdade. Se Marte forma bom aspecto com Vênus mas a Lua está num signo mais complicado ou desafiador e em aspecto com Urano, por exemplo, o desenrolar da vida amorosa pode ser mais difícil do que se imaginaria.

A casa 5, a casa 7 e a casa 8 do mapa astral fornecem informações importantes sobre o que se pode esperar de um relacionamento afetivo. Também é importante ver se existem conflitos entre o que Vênus, Marte, Lua e Juno esperam do amor. Juno em Aquário é muito livre, mas Vênus e Marte em Câncer querem um amor romântico. Contradições, todos nós temos.

O Sol na casa 7 pode indicar o desejo de ter um parceiro luminoso. Mas se a luz vem do outro, embora o Sol seja o centro do sistema solar, aqui, o brilho, calor e energia podem depender da presença do outro. Marte na casa 7 e Vênus na casa 4 em quadratura, podem indicar conflitos entre o modo de ser do parceiro (casa 7) e o estilo ou modo de vida aprendido dentro da família de origem (casa 4). Uma quadratura entre Vênus na casa 11 e Marte na casa 2 pode indicar que os ideais e metas superiores de vida (casa 11) se chocam com as necessidades de sobrevivência (casa 2). Conflitos envolvendo Lua e Marte ou Lua e Vênus, ou ainda, Juno, devem ser analisados com muita atenção também.

De qualquer modo, a proposta da semana é uma proposta de harmonia, compreensão, capacidade de enxergar as outras pessoas e formar relacionamentos realmente verdadeiros e duradouros.

Isto não vai afetar todas as pessoas, cidades, países. Nem todos os eventos reagirão à proposta que o céu faz.  Marte continua em oposição a Urano, Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio. Continuaremos, infelizmente, a ler e ouvir notícias de casos violentos, guerras civis, guerras entre países, mortes, desabamentos e catástrofes naturais como as que acometem o sul do país. Nesses casos, as regências dominantes não são de Vênus e Marte, mas de outros planetas.

Mas, quem consegue entrar em sintonia com Vênus e Marte no elemento ar, tem a chance de criar um ambiente mais tranquilo ao seu redor. Cooperação e compreensão, sintonia com as outras pessoas, aprendizado: colocar-se no lugar do outro, que tem outra sensibilidade e outra história de vida. No mínimo, as pessoas podem ter uma percepção mais clara do que realmente desejam da vida amorosa.

Pode ser um período importante sobre tomada de decisão na vida a dois.  A orientação é fazer valer os pontos fortes da relação e continuar se comunicando e evitando mentiras ou mal entendidos. Se os relacionamentos não prosseguirem, é porque não passaram no teste de Urano e Plutão. Desistir da vida amorosa? Nem pensar. Aprender com as experiências e tentar mais uma vez e sempre.

Resposta ao leitor – resposta a Libra

Foto: Uma cliente de Libra me pergunta porque é que as coisas estão paradas, nada acontece. Libra está sob a influência de muitos planetas. Posso tentar deduzir que seja nascida nos últimos dias - os últimos graus de Libra, para não estar ainda sob a total influência de Urano e Plutão. No entanto, Netuno e Júpiter atuam sobre esses graus. </p><br /><br />
<p>A última coisa que se pode dizer sobre Libra é que o signo - aqueles nascidos em Libra - possam estar vivendo tédio ou rotinas. As mudanças ainda virão. E fica difícil inclusive imaginar que consigam resistir a elas. </p><br /><br />
<p>Então, é questão de esperar, observar e se aprontar para uma nova fase de vida. Em alguns casos, muitas vezes Libra se segura para se adaptar ao ritmo e frequência de um parceiro afetivo. Mas mesmo assim, acho difícil que os quatro signos cardinais, Áries, Libra, Capricórnio e Câncer possam fazer de conta que nada acontece OU que se reprimam para agradar ou acompanhar as outras pessoas.

 
 
Uma cliente de Libra me pergunta porque é que as coisas estão paradas, nada acontece. Libra está sob a influência de muitos planetas. Posso tentar deduzir que seja nascida nos últimos dias – os últimos graus de Libra, para não estar ainda sob a total influência de Urano e Plutão. No entanto, Netuno e Júpiter atuam sobre esses graus. A última coisa que se pode dizer sobre Libra é que o signo – aqueles nascidos em Libra – possa estar vivendo tédio ou rotinas.  As mudanças ainda virão. E fica difícil inclusive imaginar que consigam resistir a elas. 

Então, é questão de esperar, observar e se aprontar para uma nova fase de vida. Em alguns casos, muitas vezes Libra se segura para se adaptar ao ritmo e frequência de um parceiro afetivo.

Mas mesmo assim, acho difícil que os quatro signos cardinais, Áries, Libra, Capricórnio e Câncer possam fazer de conta que nada acontece OU que se reprimam para agradar ou acompanhar as outras pessoas. Os tempos são outros.

 

 

Entrada do Sol em Gêmeos – Aspectos astrológicos de maio, junho e julho de 2013 – Entrada do Sol e Júpiter em Câncer – Entrada do Sol em Leão e outras posições importantes

Hoje o Sol transita de Touro para Gêmeos e a Lua sai de Virgem para Libra. Essa semana inteira, com a Lua Crescente, favorece negócios, contatos, movimento que se traduzirá por resultados tangíveis, soluções práticas e esclarecimentos em todos os níveis. Os grandes aspectos são a quadratura Urano-Plutão em grau exato e o trígono Saturno-Netuno. Vênus e Mercúrio estão em Gêmeos ajudando Júpiter a finalizar seu curso pelo signo de modo vigoroso.

Em junho, Mercúrio e Vênus  farão quadratura com Urano, oposição com Plutão e receberão trígono de Saturno e Netuno. Marte estará em Gêmeos e nos primeiros dias do mês, fará quadratura com Netuno. Em 25 de junho, Júpiter entrará no signo de Câncer e na abertura de seu novo ciclo, estará em trígono com Netuno e Saturno e em conjunção com o Sol em Câncer. A abertura do solstício de inverno no hemisfério sul acontece em 21 de junho, com Júpiter e Marte em Gêmeos e a Lua em Escorpião. A entrada de Júpiter em Câncer acontece com a Lua em Aquário e Netuno no Ascendente em Peixes. O grande trígono do elemento água acontece ao mesmo tempo que a tensa quadratura entre Urano e  Plutão, que também envolverá Sol e Júpiter.

Mercúrio ficará retrógrado em Câncer, se demorando no signo, retomando o movimento direto em julho. Nesse mês de julho,  Vênus em Leão estará em quadratura com Saturno e o Nodo Norte. Marte transitará de Gêmeos para Câncer, conjunto a Júpiter, ativando o trígono com Netuno e Saturno e também a quadratura com Urano e a oposição com Plutão. Quando o Sol entrar em Leão em 22 de julho, formando quadratura com Saturno, Vênus estará entrando em Virgem, se opondo a Netuno e recebendo trígono de Plutão.

A passagem do primeiro para o segundo semestre de 2013 é mais do que dinâmica. Se o grande trígono formado por Júpiter, Saturno e Netuno parece não somente inspirar a fé e a sorte, outros aspectos revelam tensões e decisões que devem ser tomadas rapidamente. Júpiter está exaltado  em Câncer. É um posicionamento de sabedoria, de respeito a ordem da natureza na qual deveria se inspirar também a ordem que rege a vida do ser humano.

Não é muito difícil sentir a mão de Júpiter, seus bons ventos, sua luz generosa. As coisas costumam acontecer num passo rápido e se resolvem com uma facilidade maior. De repente surge uma nova idéia e existe o apoio de todos ao redor. Em bom aspecto com Saturno, pode trazer recompensas merecidas. Com Netuno, pode parecer realmente um golpe de sorte.

Embora seja considerado o “grande benéfico” do Zodíaco, Júpiter tem o seu lado negativo também. Positivamente é luz, fé e o otimismo que renova a vida e impede a acomodação. Negativamente pode ser tão delirante quanto o Netuno negativo, ter dificuldades em se adequar ou reconhecer a realidade. Vivemos num mundo em que impera a subjetividade.  Parece não existir nenhuma outra realidade além da nossa “percepção individual sobre tudo”. É um paradoxo,  pois ao mesmo tempo a vida impõe modelos através de todos os tipos de propaganda, que todos repetem mecanicamente.

Dentro desse contexto, Júpiter pode trazer a valorização de seus ideais como sabedoria, conhecimento, compreensão, compaixão (não se pode esquecer das afinidades entre Sagitário e Peixes). Isto não impede a aplicação de regras, leis, a exigência no aperfeiçoamento, no gerenciamento da própria vida. As crises continuarão sob a influência de Plutão e Urano mas pode existir uma compreensão maior sobre tudo. E a percepção de que existem soluções razoavelmente fáceis de serem implantadas nos micros ou macros cenários.

Júpiter ou Zeus, era um pai generoso. Mas também era exigente, punindo, restringindo, perdoando e inspirando outros deuses ou heróis. No signo de Câncer, atuará nas estruturas das comunidades, grupos, famílias, nações. É menos teórico do que em Gêmeos, menos razão e mais coração. Um bom pai deve conseguir extrair dos filhos o que eles têm de melhor. Um diamante não brota da terra como uma jóia, mas precisa ser lapidado.

No momento em que Júpiter entrar em Câncer, a Lua estará em Aquário em quadratura com Urano.  É um céu de despertar ainda maior para as causas humanitárias. Um céu de doação, transformação, novos valores e quebra de preconceitos. Alguns podem citar o mito de Prometeu para falar das influências de Júpiter em Câncer. Zeus e Prometeu são dois lados do processo civilizatório. Pai e filho. Duas figuras de poder, autoridade, tradição; ruptura, rebeldia, desobediência e amor aos homens.

Júpiter oposição Plutão 3

Muitos estudantes de Astrologia se assustam com a quantidade de interpretações que um único aspecto pode revelar. Quando se iniciam na análise dos trânsitos e progressões, não é raro que desistam dos estudos.

Sobre as configurações do segundo semestre de 2013, pela riqueza dos aspectos que envolvem signos, planetas e casas, é preciso fazer algumas observações: a oposição Júpiter-Plutão “acontece” dentro de um contexto muito rico, como citei em outras postagens. Bastaria o grande trígono Netuno-Saturno-Júpiter para “dizer” outras coisas ou mais coisas do que a oposição do Senhor do Olimpo ao Senhor do Hades.

Júpiter em oposição a Plutão é um aspecto tenso, mas que encontra soluções rápidas, felizes ou não. Jamais estará associado a um movimento de contração, aprisionamento, encarceramento ou a processos lentos demais.

Se alguém está num processo lento, emperrado, mas conseguindo ter controle sobre o que acontece, precisa investigar as influências que Saturno realiza sobre o seu mapa astral. Mas  planetas diferentes escrevem alguns parágrafos do destino juntos.

Se Júpiter em oposição a Plutão, envolvendo o eixo Câncer-Capricórnio pode representar mudança de casa, cidade ou país, Saturno pode se preocupar em fixar residência no novo território.

Mudando para outra geografia pelo desgosto de morar num bairro ou cidade violenta (Plutão em Capricórnio), busca-se qualidade de vida e identificação com o novo território mesmo que o sotaque seja diferente (Júpiter em Câncer) e Saturno assina a escritura de casa própria, ao invés de deixar que a experiência seja apenas uma tentativa.

É um exemplo comum a todos os brasileiros que optaram por morar em outros países, depois de terem sido assaltados várias vezes ou perdido parentes em seqüestros-relâmpagos. Na época em que fizeram tal opção, o eixo Câncer-Capricórnio estava ativado por outros planetas. No segundo semestre de 2013, esse movimento pode se acentuar. Refugiados e exilados de todos os tempos conhecem bem o eixo Câncer-Capricórnio.

Outra forma de explicar a oposição: Plutão representa o processo de aposentadoria. Esgota a relação com a estrutura profissional anterior, por cansaço, problemas de saúde ou demissões voluntárias. Júpiter traz um bom negócio imobiliário numa cidade de praia ou de campo, aquela “boa oportunidade”, de modo repentino. Saturno organiza compra e venda de imóveis e torna a experiência duradoura e segura, mais do que um sonho netuniano que parecia impossível como morar em Miami.

A riqueza de interpretações também ocorre pelo fato de que são planetas diferentes se confrontando em signos bem diferentes da natureza de tais planetas. Júpiter é um planeta do fogo e está num signo da água. Plutão é um planeta da água e está num signo da terra.

Na “interpretação astrológica” é bem mais confortável interpretar o grande trígono envolvendo Júpiter, Saturno e Netuno ou mesmo a troca de regências entre Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio. Pode-se puxar a linha do novelo com mais facilidade.

O eixo Lua-Saturno representa família, tempo, trabalho, dependência, poder, corpo, limites e muito mais do que isto. Plutão em Capricórnio arrebenta os joelhos na artrose que revela a idade ou o excesso de exercícios. Júpiter fica testando “até onde se consegue ir” e alguns pagam um preço alto por não aceitarem a idade que o corpo tem.

Uma cliente com o Nodo Sul em Câncer e Plutão transitando pelo Nodo Norte em Capricórnio,  recebe Urano transitando sobre o Ascendente em Áries. Confessa que “não sabe mais qual é o seu lugar no mundo”. Recém-aposentada, aos 59 anos, é maratonista, tem a mente viva e não sabe o que faz daqui em diante.

Sua geração é heterogênea. Alguns parentes de sua idade se acomodaram e já torcem para entrar numa fase mais tranqüila. Abrem mão de projetos ousados e não querem nada além de sossego. Mas outros amigos começam a viajar, trocar de casa com estrangeiros, iniciam estudos e projetos arrojados, desafiando o tempo. Ela se pergunta a que tribo ela pertence. Se conseguiria somente se dedicar aos netos ou se ainda teria espaço para aventuras inimagináveis em outros tempos.

A oposição Plutão-Júpiter no eixo Câncer-Capricórnio marca o “retorno ao lar”, o “home-office”. Talvez alguns prédios de salas comerciais mais à frente se tornem prédios mistos, residência e trabalho, pela falta de procura. Começam os lançamentos de apartamentos e flats com o escritório acoplado.

As  novas famílias, reconhecidas, legitimadas, amparadas. Não somente os casais homoafetivos oficializados pela lei. Homens e mulheres casados pela segunda vez  frequentam reuniões em algumas igrejas de São Paulo.

Júpiter oposição Plutão 2

Netuno é o planeta da ilusão e Plutão pode nos deixar cegos de raiva, medo ou paixão. Mas Plutão possui uma riqueza de traduções e também é um planeta que traz as verdades à tona. O que existe no subterrâneo aparece na erupção do vulcão ou nas palavras que durante anos foram caladas.

Júpiter é  luz e a oposição entre os dois planetas pode estar associada a novas verdades e  valores. São muitas as interpretações. Plutão faz cair por terra idealizações que não se sustentavam mais. Júpiter aponta novas direções e  nova percepção sobre a vida.

Essa oposição precisa ser compreendida dentro do contexto em que aparece. Não é somente uma oposição de Júpiter a Plutão, mas também  uma configuração complexa em que Urano, Netuno e Saturno se integram.

Quando Júpiter entrar no signo de Câncer, estará conjunto ao Sol e em trígono com Netuno e Saturno. A oposição a Plutão e a quadratura com Urano acontecerão um pouco mais à frente.

No plano material, ilusões não vingam por muito tempo. Ter algumas fantasias e sonhos  é importante para conseguirmos sobreviver ao cotidiano difícil. Mas existem limites. Ou aquela o sonho vira alienação.

A oposição Júpiter-Plutão poderá ocorrer no âmbito das novas leis, mudanças nas Constituições de vários países, no reconhecimento de uma realidade que não admite ouvir sermões conservadores. A  destruição e reconstrução do núcleo familiar em novas formas, obtendo reconhecimento e apoio da sociedade. Redefinição dos papéis masculino-feminino, pai-mãe (Saturno-Lua), dentro do lar, dentro da sociedade, redefinição do papel da escola, redefinição do que seja “educar”.

Também poderá trazer (ainda mais) avanços na medicina e em todo o conhecimento que represente uma transformação ágil para o mundo em que vivemos, pois os dois planetas atuam na área da saúde e estão associados a pesquisas. Júpiter e Plutão regem a  força pessoal e as forças superiores,  religiosidade e o modo como se produz conhecimento. São dois planetas de profundidade, cada um ao seu modo. Nenhum dos dois pode estar associado a uma postura leve, superficial ou leviana.

Podem mostrar  influência no modo como se conduzem negociações de paz ou como se declaram  guerras. Podem reger queda e ascensão de novas lideranças de forma drástica. São duas energias relacionadas a política, a economia, ao modo como o homem produz riquezas. Abandonar uma fonte de energia que é cara para investir em outras, um processo que já ocorre desde que Plutão estava em Escorpião.

O mundo sempre enfrenta períodos de transformação. O século XX foi chamado de “século rebelde”. Nos tempos de hoje, somos levados à reflexão porque reconhecemos que o “futuro é hoje” e nosso cotidiano reproduz o  filme de ficção científica, sonho de ontem. Tudo vai ser diferente e se os europeus se lançavam aos mares buscando novas civilizações para fazer comércio, nós nos jogamos nas redes sociais  com o mesmo intuito: descobrir, produzir, trocar e ampliar horizontes.

A riqueza de interpretações é imensa, e dentro do mapa astral de uma pessoa, será preciso compreender pelas casas onde a oposição acontece e por outros planetas que estejam envolvidos, quais as questões principais a resolver. Numa próxima postagem vou tentar abordar de modo mais pessoal tais influências.

Para Áries – Geração nascida em 1968 – Saturno e Nodo Norte em Áries – Marte – Ascendente

Estou tentando voltar a blogar com uma certa frequência. Mas no início do ano, existe uma sobrecarga de trabalho. Então, os textos sairão do forno sem revisão, perdão pelos pequenos erros, sejam gramaticais ou de digitação.

Não é verdade que “depois dos 30 anos você “vira” o Ascendente”. Tenho pedido aos clientes que repetem frases que ouviram em festas, reuniões ou papos ligeiros no telefone, que fundamentem o que estão dizendo. Ou seja, que expliquem de uma maneira lógica o que estão dizendo.

Normalmente a resposta é “ouvi em algum lugar”. O mapa astral é um complexo, um contexto, uma proposta de vida. A ênfase dada ao Ascendente, que é um ponto extremamente importante do mapa, o início de “tudo”, entendendo por “tudo”, a trajetória no plano material, talvez esteja o fato de termos uma abordagem que valoriza a primeira impressão, a imagem, o impacto da primeira apresentação. É a abertura do mapa e “pertence” a Áries, é o “cheguei!” astrológico, o “primeiro”.

Nós nos apresentamos para o mundo através do Ascendente e essa energia faz parte de nós desde o primeiro minuto de vida. Se fosse para “eleger” o signo principal aos 30 anos dentro do mapa, seria mais lógico eleger o signo que Saturno ocupa. Mas cada mapa é um mapa diferente do outro e quem atravessa os retornos de Saturno (perto dos 30 e dos 60 anos) com Urano cruzando o Ascendente ou Netuno transitando sobre a Lua, pode revelar uma experiência bem diferente do que se costuma ler sobre o pesado planeta do chumbo.

Tenho feito estudos freqüentes (a tal sincronicidade) de pessoas nascidas com o Ascendente em Escorpião, que vivem agora, Saturno se aproximando do Ascendente, fechando a casa 12, anunciando uma etapa de vida na qual deve existir um nível de consciência maior sobre si mesmo e ao mesmo tempo mais energia para atitudes – a palavra-chave de Saturno é maturidade. E maturidade significa planejamento, visão realista, possibilidade de programar a vida a médio e longo prazo, investimentos de todos os tipos – mas que não sejam arrojados demais.

Quem tem o Ascendente em Escorpião, está “conhecendo o Ascendente” através do trânsito de Saturno.

Quem tem o Ascendente em Áries, está conhecendo o Ascendente” através do trânsito de Urano.

Quem tem o Ascendente em Gêmeos ou Câncer, experimenta essa energia pelo trânsito de Júpiter ao longo de 2013.

Aqui, obviamente que o grau do Ascendente vai fazer muita diferença. Pois o Ascendente nos primeiros graus de Escorpião já recebeu a energia de Saturno desde o segundo semestre de 2012 mas se o grau já for na cúspide (virada) Sagitário, essa pressão de Saturno ainda ocorre dentro da casa 12 e não se manifestou ainda de um modo mais objetivo.

Mas escolhi Áries como tema da postagem e as influências de Plutão e Urano sobre essa energia ariana, que é tão ativa, realizadora e positiva.

O desafio maior de Áries é conseguir realizar todos os seus feitos sem se mostrar “brigão” em excesso. No antigo blogspot eu havia recortado um texto sobre Marte, o que faz acontecer, o que dá o pontapé em “tudo”, o pintinho que bica a casca do ovo, a bandeira fincada num novo território, as primeiras marcas da obra de engenharia no terreno. A vida começa com Áries, um signo de empreendedores.

Mas, se o Sol em Áries (ou posicionamentos como Lua, Vênus e Mercúrio em Áries) estão na casa 6, 7 ou 8, pode ser que essa FORÇA venha dos relacionamentos, o que torna o que é complexo (o mapa astral), ainda mais complexo.

Se o Sol em Áries estiver em conjunção com Saturno ou se Sol e Saturno não estiverem conjuntos mas estiverem no signo de Marte assim como o Nodo Norte, então esse lado “guerreiro” é a trajetória de vida que pode comportar alguns momentos de solidão ou do reconhecimento da própria força, exatamente porque as outras pessoas parecem sempre ser mais frágeis ou acabam mais atrapalhando do que ajudando.

A geração nascida em 1968 tem Nodo Norte e Saturno em Áries. Alguns arianos nascidos nesse ano possuem Marte também no signo de Áries. É um ano interessante de ser estudado e que ensina muito sobre Áries porque o Nodo Sul está em Libra.

No final de setembro de 1968, Urano entrou em Libra, fazendo oposição ao Sol dos arianos nascidos nos primeiros dias do signo e Júpiter transitou de Leão para Virgem, dois signos fortes, duas posições realizadoras e um tanto rígidas.

A geração de 1968 é extremamente sensível e não raro segue pelas artes ou demora para se definir. Ou prefere (pelo Nodo Sul em Libra) ser o braço direito do parceiro afetivo ou de algum familiar querido. Já vi pessoas desta geração dizerem que:

“…eu ia seguir Medicina mas minha irmã mais velha que eu adoro, precisava de alguém para tocar a área comercial da empresa dela; eu comecei, me envolvi e não parei mais…”

O fato de ajudar às outras pessoas, de ser agradável e de conjugar os temperamentos de forma harmoniosa, é sempre o mais importante para Libra. Não existe nada mais importante do que conquistar a simpatia do outro. É difícil dizer não ou pensar em frustrar alguém. Já atendi muitas pessoas com o Nodo Sul em Libra que pela dificuldade em dizer “não posso”, haviam firmado compromisso com três amigos diferentes no mesmo dia e horário. O jeito foi acabar pingando na festa de cada um por muito pouco tempo e terminar a noite tendo feito um longo tour pela cidade, por bairros diferentes.

Uma cliente ariana, com Ascendente, Saturno e Sol conjuntos ao Ascendente e Nodo Norte em conjunção exata com o grau do Ascendente, viveu uma viuvez, viveu rupturas afetivas e algumas decepções percebendo que o parceiro era sempre mais frágil.

Com Marte, já colocado em Touro na casa 1, a questão da organização financeira é importante e a força ariana foi “testada” pelos altos e baixos financeiros no papel de empresária.

É comum que Libra e Áries sintam uma forte atração. É comum que o Nodo Sul em Libra e o Nodo Sul em Áries se atraiam. Vale dizer a mesma coisa para quem tem o Nodo Sul na primeira casa e atrai pessoas com o Nodo Sul na casa 7, respectivamente, o cenário de Áries e o cenário de Libra.

O parceiro é um desafio pois a questão-chave do desenvolvimento das pessoas nascidas em 1968 é poder contar com elas mesmas. Isto não exclui de forma alguma as amizades ou o casamento pois é na gangorra de Libra que o amadurecimento do espírito acontece.

O processo de construção da auto-confiança ariana (eu tenho a força!) só pode ocorrer quando se percebe de modo evidente, que é hora de tomar o leme da embarcação pois não há ninguém mais competente para fazer isto.

Existem dois tipos de relacionamento afetivo para os nascidos em 1968: relacionamentos tumultuados, marcados pela rivalidade ou relacionamentos onde o parceiro falha, é mais frágil, precisa de muito apoio e atenção.

É lógico que estou generalizando. Muitas pessoas nascidas em 1968 têm casamentos extremamente felizes e então, o desafio da construção da força ariana pode ocorrer de outras maneiras:

- pares extremamente competitivos no ambiente de trabalho

- funções extremamente desafiadoras na carreira – que muitas vezes a pessoa duvida se dará conta mas acaba realizando da melhor maneira

- o fato de ter existido muita comparação com um dos irmãos ou mesmo com outros familiares e ela ter lutado muito para romper com essa tendência familiar, afirmando-se de um modo diferente, mais original, contando com a própria força

- a escolha entre um caminho de menor esforço dentro da empresa já construída que pertence a outras pessoas (amigos, parentes, familiares) e a possibilidade de seguir a verdadeira vocação, enfrentando a vida no corpo a corpo

E por fim, o que mais tem acontecido à geração de 1968: a quebra da vinculação “segura” da “carteira assinada” para a condição de autônomo ou empresário, ou seja, uma situação profissional mais desafiadora em que esse lado ariano precisa estar sempre atento, conquistando e tendo o controle sobre tudo.

Sobretudo de 2010 para cá, tanto as pessoas nascidas com o Ascendente, Sol, Saturno ou Nodo Norte em Áries, viveram furacões, ventos fortes carregando em novas direções – mas pela posição de Saturno, é sempre bom lembrar que é preciso existir um certo planejamento.

Ou seja, Áries se atira mas tem um plano de vôo e tem certeza que vai cair de pé. Não se joga na piscina vazia, não se joga de precipícios, mas arrisca com mapa, bússola e GPS na mão, air-bag na cintura, juros calculados e vai passo depois de passo (sempre acelerado) mas não dá um passo bem maior do que a perna.

Os arianos nascidos em 68 podem ser extremamente afetivos. Pois para o Nodo Sul em Libra, o mais importante são os laços estabelecidos em nome do amor ou da amizade. Cooperar é fundamental.

Ficam cansados quando encontram pessoas que nunca estão completamente satisfeitas com tudo o que recebem do Nodo Sul em Libra. Quando perguntam: que mais eu devo fazer para conquistar essa pessoa?

A resposta é: deixar de querer conquistar.

É nessa hora que o relacionamento será posto à prova. Se o relacionamento não tiver uma fonte saudável, se quebrará facilmente. Algum psicólogo já disse que nas relações doentes, alguém quer receber muito e não sabe dar e o outro não sabe receber e gosta de dar muito para poder garantir o afeto do outro.

As previsões-orientações para Áries, desde 2008 quando Plutão começou a fazer quadratura com o signo e desde 2009 quando Saturno entrou em Libra, se opondo a Áries, foram de uma fase tumultuada, de mudanças bruscas e algumas decepções.

Áries ainda está no meio do furacão de Urano e sob a pressão de Plutão. Mas quem tem o Ascendente em Áries, tem Saturno alinhavando relacionamentos, transitou pela casa 7 e agora está na casa 8. Os relacionamentos estão passando por “provações”. Aqueles que são verdadeiros, saberão resistir e se tornarão ainda mais fortes.

E uma boa dica para qualquer Ascendente, Sol, Saturno ou Nodo Norte em Áries é: viajar. De vez em quando o guerreiro precisa pisar nas águas do Caribe, caminhar no deserto, meditar no Oriente. Os spas podem ser tediosos. Uma pitada de aventura sempre aguça a adrenalina ariana.  Ninguém é de ferro, nem o valente dos signos.

Áries precisa sempre de metas – o que vamos fazer daqui a pouco? Capricórnio também precisa de metas mas talvez esteja mais antenado com perspectivas de médio e longo prazo. Raramente uma pessoa consegue “viver o dia”. A vida fica sem rumo, sem sentido, as experiências parecem desprovidas de significado porque não existe uma MOTIVAÇÃO maior. Motivação – movimento – é o que Áries precisa, representa e inspira nas outras pessoas.

Uma curiosidade sobre o Ascendente em Áries. Foi analisando muitos mapas com Sol em Capricórnio e Ascendente em Áries (nascidos em qualquer ano) que eu me dei conta da importância maior da casa 12. Sempre que existiam planetas na casa 12, eles dominavam o tema. Várias vezes, com a Lua na casa 12 em Peixes, a energia feminina e mediúnica de Netuno era muito mais poderosa do que a lógica saturniana ou a agressividade de Marte. Eu fechava a consulta com a certeza de ter atendido alguém nascido em Peixes, com questões piscianas e não com problemáticas do mundo material. E o corpo físico expressava sempre a languidez de Netuno.

Quando se tem num mapa astral, muitas energias diferentes, pode-se perceber como tais influências se manifestam na matéria (corpo físico) e com qual energia o cliente mais se afina. O mais importante em uma leitura não é tentar adequar aquela pessoa ao que EM TEORIA seria mais forte no mapa. Mas entender como ela funciona e fazer toda a interpretação com a preocupação de que ela consiga conjugar suas energias da melhor maneira.

Para Escorpião

É muito raro que estejamos preparados para perdas, mudanças e crises. A maior parte das pessoas gosta de uma situação confortável e se acomoda. Ou resiste um bocado até dar o primeiro passo numa nova direção.

Estranhamos o que é o processo natural da vida: o envelhecimento e a morte, pois gostaríamos de ser imortais, vigorosos, eternamente jovens.

Por isso, não é fácil falar sobre o signo de Escorpião, sobre Plutão e a casa 8, pois é tocar na transitoriedade da vida, o que desperta a sensação de impotência e pequenez, mesmo que as técnicas de meditação sejam praticadas todos os dias. Vi muitas pessoas que têm um caminho espiritual verdadeiro, tremerem e se deprimirem diante da perda de um ente próximo. Mesmo aqueles que acreditam na reencarnação, possuem o coração humano que dói pelo vazio que fica.

Escorpião é o mistério, o toque da mão dos deuses e dos demônios, a escolha superior à vontade humana. Como na última postagem citei as “freqüências” diferentes em que um signo pode ser vivenciado, vou descrever também algumas das muitas maneiras de se experimentar a energia do signo frio-quente de Plutão. É quente como as lavas do vulcão, frio como o vento da morte. É o signo dos magos, do intermediário entre o mundo espiritual e o mundo material.

Uma das posições mais difíceis é o Nodo Sul em Escorpião que marca as gerações de 1966 e 1948. Não é fácil para essas pessoas entenderem a sua  relação com o dinheiro. Muitas vezes são extremamente talentosas, mas a ansiedade e a falta de planejamento leva a uma desorganização em tudo o que significa “matéria”. Podem não cuidar muito bem da saúde, podem ter dificuldades com rotinas ou podem sonhar tanto que nunca conseguem transformar os projetos em situações concretas de vida. Perguntam-se qual é a fórmula para conseguirem fazer o dinheiro parar e obter alguma estabilidade.

Parece existir um desconhecimento de si mesmo, assim como o Nodo Sul em Peixes. Não se sabe ao certo até onde dá para mergulhar no mar de modo seguro. De repente, a onda leva o projeto, a poupança, o sócio foge com o dinheiro ou o contador comete erros nos cálculos.

Não é fácil se afinar com o mundo material. O mundo das idéias no qual se pode voar ou voltar a ter 17 anos em alguns segundos, é muito mais sedutor. Compromisso, engajamento, paciência, persistência e força de vontade. Ufa, pode cansar um bocado!

Quando a ênfase do mapa, seja pela Nodo Sul, signo solar, ascendente ou lunar, recai em outros elementos, tudo parece ficar mais claro. Não é tão difícil para Sagitário reconhecer que é sincero demais nas horas erradas. E Capricórnio confessa suas eternas preocupações e a dor na coluna por querer carregar o mundo.

Mas com o elemento água é diferente. Na melhor das hipóteses, o Nodo Sul em Câncer ou o ascendente e planetas no signo da Lua, pode reconhecer que foi mimado ou que é carente no amor. Fica por aí, pois Câncer não é o mar revolto mas,  o lago tranqüilo também guarda seus monstros nas profundezas.

Aqui estamos  derrapando no que se nomeia inconsciente. O que é invisível, impalpável e distante do que pode ser apreendido pela razão e palavra. Para onde vai o dinheiro? Dois mais dois nunca soma quatro e o dinheiro escorrega pelos dedos.

Quando se tem o Nodo Norte em Touro (Sul em Escorpião), Virgem ou Capricórnio, o Mestre é a razão humana. Pois é melhor avaliar o que dizem os prognósticos dos investimentos bancários do que seguir um guru que promete a felicidade fácil. O Tempo e suas limitações e restrições vai estar esperando para dar alguma recompensa ou fardos ainda maiores.

A maior parte das pessoas nascidas em Escorpião ou com o Nodo Sul em Escorpião, gosta de “gastar”. São “gastonas” ou mão aberta, porque “desse mundo nada se leva”. O dinheiro aqui deve ser visto como um meio de se cuidar, cuidar das pessoas que ama, promover bem estar, se permitir mais conforto, cultura, desenvolvimento. Algumas posições de Touro, o signo que acumula ou coleciona sem culpas, equilibram o despojamento de Escorpião. Os valores, materiais ou não materiais, são do departamento do signo de Vênus.

Se Escorpião transforma, destrói, elimina e transcende, Touro guarda, acumula, restaura, preserva. É um eixo de vida. Abra o armário e doe os velhos casacos que não lhe servem mais. Mas algumas peças podem ser reformadas e usadas na próxima estação.

 

Outras pessoas nascidas com Sol ou Nodo Sul em Escorpião, tornam-se tensas demais em relação ao dinheiro. Muitas vezes foi dentro da estrutura familiar que viram os pais tendo altos e baixos financeiros. Sabem muito bem as dificuldades de se começar do zero com uma certa idade e não vivem sem uma reserva financeira. Escorpião é um signo de excessos, oito ou oitenta e por isto, é possível encontrar escorpiões que parecem pertencer ao signo de Touro, até mesmo fisicamente. Fazem um movimento na direção do “ter, possuir, manter”, para que consigam realizar a trajetória no plano material de modo mais seguro.

Escorpião amadurece. Sob a influência de Saturno, pode progredir no trabalho, merecer maiores responsabilidades. Organiza melhor o seu cotidiano. Tem mais controle. Os períodos saturnianos podem ser restritivos mas para comprar o primeiro imóvel ou construir a casa de campo, pode-se apertar o cinto durante algum tempo e cortar os supérfluos.

Não se tem tudo ao mesmo tempo. Existem sempre algumas prioridades, o que não exclui outras experiências importantes, mas que podem ficar para segundo plano. Todos nós abrimos o ano colocando as metas principais a seguir. Foco e vontade levam ao sucesso em qualquer área da vida.

Não é fácil lidar com as perdas repentinas, sustos que o destino nos impõe. Também não é fácil manter o controle e sustentar a vontade e a persistência para alcançar as metas. Viver nunca é fácil, assim ou assado.

Quadratura Plutão-Urano – Saturno e Marte em Escorpião

A quadratura exata entre Plutão e Urano não afeta apenas os nascidos em Escorpião e Aquario. É uma tensão que ocorre em todos os mapas e que pressiona a libertação mas depois de um novo olhar sobre tudo.

Muitos leitores preferem as previsões bem objetivas. Algo como “favorecimento para mudança de residência” ou “um pouco de sorte nos negócios”, mas o ideal é observar o céu e observar a si mesmo.

Com Marte em Escorpião, Plutão retomando o movimento direto e Saturno transitando de Libra para Escorpião, setembro e outubro de 2012 serão meses ricos no auto-conhecimento, no reconhecimento das dificuldades, desafios, bloqueios e tendências.

Alguns clientes me pedem estudos em que suas qualidades e tendências sejam ressaltadas. Mas esse tipo de leitura nem sempre ajuda. Vamos reconhecer que Câncer se esconde dentro da casca do ovo, que Capricórnio planeja cada passo dado, que Áries vive inventando um novo desafio. É preciso saber se tais tendências ajudam ou atrapalham o desenvolvimento daquela pessoa.

Então, você pode viver para os relacionamentos, se doando inteiramente e sendo conhecido por ser alguém muito disponível. Essa disponibilidade incondicional para o outro pode tornar-se um problema se não existir um equilíbrio que permita relações mais saudáveis.

Ou você pode ser extremamente controlado com dinheiro e acabar tendo um quadro compulsivo e medo de qualquer situação que coloque em risco a sua segurança material.

A quadratura Plutão-Urano não é nada fácil e concordo que Escorpião e Aquário serão os signos mais sensíveis a esse movimento. O ideal é que a vida não precise se apresentar como “destino” mas que exista uma reformulação interior que permita uma nova direção.

Plutão e Urano são forças do inconsciente que podem nos subjugar. São representantes dos deuses que podem exigir uma quebra radical em sonhos e projetos que o ego alimentava.

Esse processo de entrega a uma dimensão maior da vida nos abate no orgulho e vontade. Não é fácil reconhecer que um ciclo terminou, seja na carreira, na família ou nas amizades. Frustração e sensação de vazio podem ocorrer.

Mas a vida se renova. Sempre, um dia depois do outro. Um cliente comentou que a chegada da meia-idade lhe havia parecido como uma visão de um patamar superior. A chance de ter uma percepção maior sobre todas as escolhas feitas até agora. Erros, acertos e em alguns momentos, a sensação clara de que estava sendo impulsionado para algo que não conseguia compreender.

Não importa qual seja a idade. Existe sempre a necessidade de estar se repensando, tomando o cuidado para não criar fantasias. A maioria das pessoas continua sofrendo pelo que imagina e não pelo que está realmente vivenciando.

Concretamente, cuidem da saúde e finanças e avaliem mais profundamente todos os relacionamentos.

A dica para Aquário pode ser resgatar um pouco mais da consciência do seu poder individual. Devem ficar mais do que atentos para evitar todo tipo de excesso. Não é à toda que muitos professores de Astrologia dão as aulas abordando os eixos, ao invés de cada signo independente. Desse modo, preserva-se a idéia de equilíbrio. E a visão de que usar a Astrologia para dizer que alguém é bastante sensível e intuitivo não é o melhor meio. O que realmente ajuda é a perspectiva de crescimento, a chance de poder realizar o que deve realizar como compromisso com a vida.

Depois de atender vários geminianos, acabei me inspirando em mais um texto sobre o signo. O primeiro texto abordou questões mais práticas. Estou desenvolvendo pelos elementos e o próximo signo será Aquário. Mas estou num passo bem lento e devo postar apenas uma vez por semana.

Recebendo influências de Netuno e Júpiter, Gêmeos muda o nível de consciência. Fiz  a interpretação pelo ângulo mais positivo, contando que a inteligência do signo não permita que se torne refém de ilusões.

Saturno em Libra faz trígono com o signo de Mercúrio, que em fevereiro de 2012 passa a receber quadratura de Netuno. Netuno está agora em Aquário enviando trígono para os últimos graus do signo. O desafio maior nesse momento é o trânsito do Nodo Norte por Sagitário e em 2012, a partir de junho, a influência de Júpiter, regente do signo oposto, no próprio signo de Gêmeos. Urano envia aspecto fácil e criativo. Júpiter ajuda a se organizar por dentro.

A passagem de Marte em Virgem entre novembro de 2011 e julho de 2012 (em movimento direto ou retrógrado) e a passagem de Vênus em Gêmeos entre abril de 2012 e agosto de 2012 (em movimento direto ou retrógrado) representarão momentos de pressão ou atenção sobre Gêmeos. Pressão que pode representar fase produtiva e tomada de decisão. Mercúrio estará retrógrado em novembro-dezembro de 2011, e em 2012, nos meses: março-abril, julho-agosto, novembro-dezembro e também chamará a atenção daqueles que são regidos pela sua energia inventiva.

Gêmeos poderá eleger 2011 e 2012 como anos em que conseguiram se perceber de outra forma. A exigência é um grau mais alto de produtividade e uma certeza maior sobre tudo.

O desafio de Júpiter funciona como um canal a ser percorrido. A inteligência de Gêmeos, matemática e lógica, embarca no tapete da filosofia e muitos geminianos poderão abrir o ano de 2013 completamente transformados. Olharam para si próprios de um outro ângulo (mais alto) e conseguiram compreender e resolver questões que antes pareciam não ter solução.

Poderão se tornar mais objetivos, indo direto ao assunto, evitando perder tempo com detalhes sem importância. Mas conseguirão ao mesmo tempo, mergulhar com mais profundidade nos temas que…possuem significado.  Cuidar do corpo e equilibrar a energia física com a energia mental é uma boa orientação. Inserir a ginástica no cotidiano, dançar, caminhar todos os dias e começar a correr. Tudo aquilo que foi adiado deve ser resolvido.

Gêmeos deve terminar 2012 com a certeza de que fez muito mais do que nos anos anteriores e que se sente extremamente satisfeito com os resultados mesmo que reconheça que 2011 e 2012 foram anos de esforço.

A influência de Netuno pode ser canalizada para algum hobby como música, dança, ou simplesmente para uma parada diária, massagens, relaxamento, de modo que se recupere fisicamente e mentalmente. A intuição pode brotar em todos os momentos. Não explica racionalmente porque faz assim, simplesmente sabe que deve fazer desse modo. Geminianos que já atuam na área artística poderão se projetar com um sucesso maior. Os mais céticos se inclinarão por algum caminho espiritual.

Moderno e adaptável, Gêmeos sabe funcionar bem no plano material mas isto não significa que esteja sempre satisfeito com tudo o que realiza. Porque muitas vezes gosta de duvidar e vai se embaralhando mentalmente.

A lição de Júpiter é a lição da entrega e da ação motivada por uma causa apaixonada. Essa causa não é encontrada do lado de fora mas a realização do destino. Gêmeos é sempre jovial e por isto aparenta menos idade e gosta de brincar. Mesmo quando outras influências maiores se apresentam no mapa, o pensamento de Gêmeos continua sendo livre e criativo. Com o desafio de Júpiter, Gêmeos se torna mais adulto e compreende a força do pensamento e da palavra. Torna-se mais responsável por tudo o que fala ou escreve e também, mais seletivo sobre o que lê, assiste ou ouve. Não perde a curiosidade e a alegria da surpresa em descobrir o mundo mas consegue ter mais critérios e certeza ao escolher o caminho que deseja seguir.

Pode existir uma preocupação maior com questões de ética, justiça, integridade. A vida será algo maior do que uma boa experiência e a palavra não serve apenas para contar boas histórias.

Com influências de Júpiter, todo mundo “vai mais longe”. Comerciantes podem buscar mercadorias em países estrangeiros ou conseguem colocar produtos brasileiros lá fora. Jornalistas se interessam por Filosofia, céticos freqüentam aulas de meditação e controle da mente. No amor, Gêmeos pode se comprometer mais, colocar aliança no dedo e ser mais paciente com a pessoa amada.

Júpiter é um planeta de iluminação. O que ele sempre pergunta é: “Porque você não faz o que deseja fazer?”

Back to Top