Resposta ao leitor: signos masculinos e femininos, Yin e Yang

Postado em 24 de outubro de 2015 por Andreia Modesto

A. pergunta sobre signos masculinos e signos femininos. Vivemos uma era em que temos o reconhecimento das polaridades que dividem o nosso mundo, desde que o homem se percebe colocado entre céu e terra, atuando durante o dia, descansando à noite, encantado pelas duas luzes, Sol e Lua. Masculino e feminino são mais duas expressões do humano.

A diferença pode ser feita usando-se os termos Yin e Yang.

Os signos de terra e água são os signos Yin. Touro, Virgem e Capricórnio. Câncer, Escorpião e Peixes.

São os signos que contem o princípio feminino. Podem ser associados ao hexagrama 2 do I Ching, receptivos, passivos. O hexagrama 2 é atribuído a terra, considerada o perfeito complemento do hexagrama 1, que é o Criativo. “Representa a natureza em contraste com o espírito, a terra em contraste com o céu, o espaço em contraste com o tempo e o feminino-maternal em contraste com o masculino-paternal.”

Diz o I Ching que não é possível pensar em termos de hierarquias. Os dois princípios se completam e ambos têm a mesma importância. O Receptivo não pode se colocar ao lado do Criativo, ou se torna negativo, nefasto, não fértil. Cabe ao Receptivo ser ativado e dirigido pelo Criativo.

Então, aqui não falamos de homens ou mulheres. Temos o Yin e o Yang dentro de nós. Podemos ter Marte em Leão na casa 10 da mandala astrológica, mostrando que temos energia de conquista e realização profissional. Mas temos também a Lua em Peixes fechando a casa 4 e no setor afetividade-família, somos receptivos, intuitivos e captamos a carga emocional dos parentes, sem grande chance de nos diferenciar do que eles sentem. É apenas um exemplo.

Muitas vezes uma mulher pode ser extremamente ariana no modo como conduz sua carreira, sem dificuldades em tomar decisões e abrir novos caminhos, mas se sente completamente frágil, insegura e vulnerável com o namorado, o amante ou o marido e mais ainda, refém dos filhos.

Um exemplo positivo é de um homem ariano, com Lua em Câncer, que seja capaz de ser excelente cirurgião de segunda a sexta, e que aos sábados e domingos expulsa a mulher da cozinha e faz suas experimentações caprichosas na culinária japonesa.

Os signos de fogo e ar são os signos Yang. Áries, Leão e Sagitário. Gêmeos, Libra e Aquário.

Poderiam ser associados ao hexagrama 1 do I Ching. Talvez devesse ter começado por ele, mas tendo uma estrutura Yin, comecei pela energia com a qual tenho mais afinidade. Diz o I Ching: “Seis linhas inteiras que correspondem à energia luminosa, forte, espiritual, ativa. Forte em sua natureza. Sua essência é o céu. Sua força nunca limitada é concebida como movimento. O poder representado pelo hexagrama deve ser interpretado como ação no universo e ação no mundo dos homens.” O hexagrama 1 é associado, ainda nas palavras do I Ching, ao mundo masculino e criativo dos sábios e santos, assim como daqueles que governam e conduzem a humanidade.

Os signos Yin seriam os mais subjetivos, interiorizados. Um rapaz nascido com Sol em Peixes e Lua em Virgem pode saber ouvir e ser mais doce do que uma jovem nascida com Sol em Leão e Lua em Áries. Aqui não cito o Ascendente ou o Nodo Sul, mas é possível fazê-lo:

Ele: Sol em Peixes, Lua em Virgem, Ascendente em Touro. Nodo Sul em Escorpião.
Ela: Sol em Leão, Lua em Áries, Ascendente em Aquário. Nodo Sul em Sagitário.

Ele pode ser intuitivo e ela pode ser expansiva. Ele pode ser mais tímido e ela pode ser mais arrojada. Sei que numa análise mais detalhada, podemos discutir se Libra realmente é tão Yang. E se Capricórnio pode ser considerado “passivo” ou receptivo. Mas aqui, vou seguir a tradição. É possível fazer muitas considerações sobre esse tema.

Por exemplo, analisando a posição da Lua, que pode estar em signos Yang ou Yin. Mandaria a tradição que colocada em signos Yang, não fosse muito feliz o resultado. Mas a Lua em Leão (Paul McCartney) é bastante alegre, realizadora e parece trazer até mesmo um pouco de sorte. Também analisar Marte, tão Yang planeta, colocado em signos afetivos e Yin como Câncer ou Libra, parece não ter boa reputação nas leituras astrológicas, mas não é um desastre. Temos Yin e Yang dentro de nós, somos masculino-feminino, conscientes disso e tentando usar essas energias da melhor maneira para nós mesmos e para todos ao nosso redor.