Retorno do Nodo Lunar Norte em Virgem – Júpiter em Virgem

Postado em 4 de julho de 2015 por Andreia Modesto

A postagem é feita para qualquer posicionamento em Virgem e sobretudo para:

Sol, Saturno ou Nodo Norte (Cabeça do Dragão) em Virgem. Nascidos entre:

De maio de 1941 a novembro de 1942
De dezembro de 1959 a junho de 1961
De julho de 1978 a fevereiro de 1980
De janeiro de 1997 a outubro de 1998

Teremos o “retorno do Nodo Norte em Virgem”, ou se preferirem, retorno da Cabeça do Dragão, Nodo Lunar Norte, Karma Norte em Virgem, entre outubro de 2015 e abril de 2017, sendo que Júpiter estará em Virgem entre agosto de 2015 e setembro de 2016. Já citei a oposição de Netuno, o trino de Plutão e a quadratura de Saturno a Virgem em outras postagens. Ainda:

Em agosto, quando Júpiter entra em Virgem, Mercúrio está em Virgem.
Em setembro, Marte entra em Virgem e fica até novembro.
Em julho, Vênus entra em Virgem, mas rapidamente retrocede para Leão e só retorna a Virgem em outubro e novembro.

Teremos o trânsito do “retorno do Nodo Norte”, que é o ponto kármico, não importa que nome possa receber, para os nascidos nas datas que coloquei na abertura da postagem.

O QUE É O NODO NORTE EM VIRGEM? O QUE É SATURNO EM VIRGEM? É o aprendizado do “bom funcionamento no plano material”. Muitas pessoas criticam Saturno e torcem o nariz para Virgem. Querem o glamour dos signos do elemento fogo, ou quem sabe, a sofisticação do elemento ar. Ou ainda, os devaneios do elemento água.

Virgem ensina a trabalhar no mundo material. Aceitando regras, topando o desafio de se tornar melhor no que faz a cada dia, tendo foco e evitando qualquer hiato ou dispersão.

O que o Nodo Norte em Virgem traz das vidas anteriores? O Nodo Sul (herança kármica), é sensível, amoroso, doce, ingênuo e de uma pureza difícil de encontrar pelas esquinas. Mas, tem dificuldade em se enquadrar no plano material, pois é muito lento, um tanto preguiçoso (nem todos) e seus dons artísticos são intuitivos. Porém, lhe falta a disciplina e as metas bem traçadas para que chegue onde deseja. E…nem sabe dizer exatamente onde deseja chegar, podendo viver aqui e agora intensamente, ou não tão intensamente…

Viver no mundo material dá trabalho. Exige perspicácia, atenção, dedicação. Para aqueles que torcem o nariz para Virgem e para a deliciosa rudeza dos signos de terra, vale lembrar que são eles que nos seguram no plano material, são eles que funcionam como âncoras para que consigamos cumprir o destino que nos propusemos cumprir – aqui, nesse planeta não muito bem falado em vários livros espíritas, o tal planeta da provação, da queda dos anjos, das portas estreitas. Parece que está o próprio planeta passando por uma fase de total transformação e estamos nós torcendo para entrar em ciclos mais luminosos.

Se você nasceu em algum dos anos que citei na abertura da postagem, procure analisar o seu mapa. Alguns terão Saturno em Virgem em conjunção com o Nodo Norte, outros terão Plutão em conjunção com o Nodo Norte. Enfim, avaliem os aspectos do mapa de nascimento, vejam se existem outras influências em Sagitário, Gêmeos e Peixes e usem esses dias de julho para decidirem como vão viver tantas influências em Virgem.

Mas é engano pensar que apenas os que têm posições astrológicas em Virgem ou nos outros signos mutáveis é que estarão podendo usufruir dessas influências. Todos nós temos um lado virginiano. Procure a casa do mapa astral regida pelo signo de Virgem. Pode ser uma ou duas casas, já que a cúspide da casa pode estar no meio do signo. O que você pode estar aprendendo com Virgem? Se não existirem planetas em Virgem, mas o signo reger sua casa 2, você poderá concentrar energias para construção financeira. Se reger a casa 5, poderá mexer na sua imagem, na sua relação com o corpo físico e talvez encomendar um baby, ou fazer nascer uma empresa, um novo site ou um livro (ou cursos).

Virgem é higiene, cuidados com a saúde, vigor, energia, equilíbrio, foco, minúcias, produtividade, resultado, análise crítica, funcionalidade, planejamento, responsabilidade, didática…nunca se excede, ou paga um preço alto. Michael Jackson trabalhou além da conta, embora sua história de vida tenha outros componentes que não pertencem a Virgem, seu signo solar. Como um Puer, a eterna criança que jamais envelhecerá, não creio que lhe agradasse muito passar dos 50 anos. Virgem sabe envelhecer, tomando todos os remedinhos da homeopatia para envelhecer “bem”.

Bom, eu me interessei em fazer mais uma postagem para Virgem, pelo fato de ter feito um estudo em que minha cliente possui Nodo Norte em Virgem na casa 11, conjunto a Saturno. E está num momento em que procura voltar ao mercado.

Pode-se brincar dizendo que quem tem o Nodo Norte em Virgem, está aprendendo a trabalhar. Não é um erro falar dessa maneira. Ainda mais com Saturno junto ao Nodo Norte. Nodo Norte em Virgem na casa 11 (cúspide) em conjunção com Saturno:

Aprende a se projetar no mundo do trabalho, precisando traçar metas muito bem definidas, se integrando a grupos, desenvolvendo um senso de responsabilidade maior por si mesmo e pelas outras pessoas. A meta é ter poder, pois não se enganem, tanto a casa 09 como a casa 10 e a casa 11 representam poder profissional. Normalmente, na casa 11 existirá a chance de poder falar para muitas pessoas, ganhando “fama” além das paredes do chamado “mundo corporativo”.

Quem cumpre o Karma na casa 11, com Saturno, não pode ficar “escondido” do mundo. Precisa ter uma vida social com as pessoas do trabalho, precisa manter um laço com antigos professores ou chefes, precisa construir em paralelo com a vida de “executivo”, um caminho intelectual forte e positivo, publicar livros, escrever em sites e revistas, dar aulas, palestras, work-shops.
Nem todo mundo precisa estudar para se desenvolver profissionalmente. Tenho clientes que não conseguiram terminar a graduação porque a vida profissional não permitiu. Eles se desenvolvem meio que na contramão do que o bom senso aconselha.

MAS, isto não acontece com Saturno e Nodo Norte em Virgem, salvos raras exceções, pois se o sujeito tiver começado a trabalhar em comércio, não sobrará muito tempo para estudos. Digo começar a trabalhar desde cedo, já que o Nodo Norte em Virgem não permite desvios profissionais, não permite quebras profissionais. Afinal, o elemento terra é estável, caminhamos sobre a terra com os dois pés seguros.

Se alguém tem o Nodo Norte em Virgem e ficou desempregado, é importante que continue fazendo movimento e se mostrando para o mercado. Não vale somente procurar a recolocação dentro dos sites ou através de alguns almoços com amigos. É preciso fazer cursos, procurar continuar se desenvolvendo intelectualmente, não pode ter uma postura apenas receptiva, no sentido de procurar uma recolocação, mas esperando uma vaga mais ou menos já pronta para ocupar em dinâmicas tradicionais.

Pode criar a situação, começar a atuar com autonomia, juntar-se a outras pessoas, montar projetos de trabalho que preencham o tempo vazio, sem que isso impeça de continuar tentando voltar ao mercado. Tive muitos clientes que durante um, dois ou três anos trabalharam em consultorias próprias, ou foram trabalhar com outras pessoas e depois acabaram voltando ao mercado, por uma agência de recolocação, ou pelo fato de que um cliente da consultoria acabou convidando para um vínculo de trabalho mais duradouro.

As estruturas dos mapas são diferentes. No caso da cliente que analisei, existem vários indicativos de que ela pode viajar muito e que talvez o seu lugar não seja no Brasil, o que sugere que é preciso mostrar flexibilidade e disponibilidade para poder viajar e topar um desafio nessa direção. Muitas vezes é essa a primeira pergunta numa entrevista de trabalho. E, a escolha da empresa já exige que seja uma empresa grande, capaz de oferecer essa experiência.
Já fiz uma postagem nesse blog, sobre o “risco do primeiro estágio ou do primeiro emprego”, pois colocando o pé num cenário profissional com pouca idade, é possível que se torne cada vez mais difícil sair desse cenário depois. Não é o caso da minha cliente, que teve uma trajetória perfeita desde que saiu da faculdade.

Um ponto muito importante para quem tem o Nodo Norte em Virgem, é observar que as questões mais subjetivas, não podem influenciar no desenvolvimento profissional. Muitas vezes, os problemas profissionais acontecem porque as pessoas não sabem separar o que é emocional, subjetivo, interno do que é racional, objetivo, externo. Todos nós temos problemas e muitas vezes, trabalhar pode ser um santo remédio para nos esquecermos dos tais problemas. Acabamos nos distraindo com nossas obrigações e também entramos em contato com outras pessoas que talvez já tenham tido problemas iguais aos nossos.

Acredito no poder da oração e da meditação. Dizem que São José é o grande protetor do trabalho e da família. Mas não adianta pedir um bom trabalho ao santo, sem ter os cuidados de ir se aperfeiçoando no dia a dia. E de ir com a roupa adequada a entrevista de trabalho. Alguns ambientes de trabalho são mais conservadores do que outros. Se podemos trabalhar de pijama pela manhã em casa, em home office, não poderemos ir à vontade para um happy hour que festeja o novo chefe alemão. Menos ainda ir de roupa justa numa entrevista para escritório de direito. Se for para uma agência de publicidade, não vamos precisar esconder as tatuagens.

Enfim, sucesso não rima com dispersão quando o regente do trabalho é Virgem. E também não rima com generalistas. Virgem exige aprimoramento e aperfeiçoamento – especializações. Talvez estudar a vida inteira, sempre dentro de uma visão prática, pois Virgem quer resultados tangíveis. Dê seus passos profissionais pensando em curto, médio e longo prazo. Articule-se, planeje, calcule, analise. E se enquadre.

Há pouco tempo entrevistei um rapaz nascido em 1960, da área de vendas, que jamais quis estudar inglês, pois “não gostava do som do idioma e tinha alguma dificuldade”. Durante 16 anos ficou na mesma empresa e não precisou usar a língua. A empresa foi vendida a um grupo estrangeiro e um dos critérios de demissão foi mandar embora quem não tivesse inglês e espanhol, pois a empresa é americana e quer expandir para América Latina.

Com o Nodo Norte em Virgem, é bom não ficar pouco tempo nas empresas. OU, o que se mostra para o mercado é que não se é digno de total confiança. Mudar trocando seis por meia dúzia pode ser um erro fatal. Crescimento é sempre vertical. Deixar-se seduzir por um salário muito maior e seguir para uma empresa que em seis meses decreta falência, pior ainda. Ou seja, é preciso avaliar com calma, pois a meta é segurança.

Um dos ganhos da “nova Era”, é o fato de que a idade já não é mais uma barreira. O profissional de mais idade passa a ser visto como alguém que pode ensinar muito, com base na sua experiência de tantos anos. Para isso, ele precisa ter estudado, viajado, tido uma visão ampla do mercado, percebendo as diferentes nuances. E ter compreendido bem qual a sua posição nesse espaço profissional, tentando realizar suas tarefas da melhor maneira.

Enfim, trabalhar bem dá trabalho. Com o Nodo Norte em Virgem é preciso ser discreto e educado, embora normalmente arrase (no bom sentido) em sala de aula. Mas é um signo sincero, verdadeiro. Não adula ninguém e não suporta ser adulado. Espaços profissionais onde o crescimento se baseia nos relacionamentos não agradam a Virgem, que só acredita no próprio mérito.

O símbolo de Virgem é uma mulher segurando uma espiga de trigo. É um signo de prosperidade pelo próprio trabalho. Um signo fértil. Um signo relacionado com saúde e alimentação. Mental, cerebral e ao mesmo tempo físico. Embora pareça fácil de ser analisado, tem alguns componentes que nos escapam. Como signo de colheita, tem uma força espiritual grande e é considerado um dos signos kármicos por Stephen Arroyo.