SAGITÁRIO E O CONHECIMENTO

Postado em 7 de dezembro de 2016 por Andreia Modesto

Sagitário é um dos signos do conhecimento, assim como Virgem, Gêmeos e Aquário. Fiel a tradições, conseguindo equilibrar-se entre prática e teoria, sempre procurando ir um pouco além do conhecimento aplicado ao dia a dia.

Perguntando-se os “porquês” da vida, muito mais interessado no significado de tudo do que no entendimento menor de “como as coisas funcionam”.

Sei que todas as escrituras sagradas reconhecem o “conhecimento intelectual” como limitador, já que a mente também aprisiona e não abre para o conhecimento mais intuitivo. No entanto, é preciso um passo de cada vez.

O conhecimento intelectual é importante, traz a dimensão de quem se é, o lugar que se ocupa no mundo e permite desenvolver o espírito crítico, que não engole qualquer coisa.

Ler, saber, apreender, comparar…são funções limitadoras para quem já está num estágio muuuuito alto, de modo a poder ter uma percepção muito mais ampla sobre tudo.

A maior parte dos mortais como eu, precisa ainda obter essa expansão da mente pela educação, não apenas decorando fórmulas, nomes ou datas, mas descobrindo que pode vir a compreender de uma outra maneira tudo o que vivencia e por isso mesmo, transformar.

Um dia, lecionar, aprender, criar e viver serão sinônimos.

“Educação não é a preparação para a vida. Educação é a vida, ela mesma”. John Dewey

“Inteligência e caráter são os objetivos da verdadeira educação”. Martin Luther King

“Mudança é o resultado final de todo verdadeiro processo de aprendizado”. L. Buscaglia

“Educar não é encher um balde, mas acender uma chama”. Yeats