Signos, crianças e adolescentes – Signos e infância – Signos e adolescência

Postado em 9 de julho de 2016 por Andreia Modesto

“Se você não estiver preparado para cometer erros, não fará nada de especial”. – Ken Robinson

O que mais a Astrologia pode revelar sobre seus filhos:

Nunca é demais explorar as características de cada criança, mesmo sabendo que elas são “muito mais” do que estamos descrevendo, pela influência do Ascendente (que se faz sentir desde muito cedo na vida) e da Lua, principal símbolo do período de infância.

Essa questão do Ascendente é muito importante. Inventaram que o Ascendente se manifesta apenas a partir dos 30 anos, o que não é verdade. O Ascendente rege o momento do nascimento, a atmosfera em que a criança é recebida.

O Ascendente em Câncer pode indicar uma atmosfera de super cuidados, as avós muito presentes, a mãe que ficará morando com a avó da criança durante um tempo, uma energia de muito carinho. O Ascendente em Aquário pode indicar uma criança que chega num momento de transição para os pais. O pai está trabalhando numa outra cidade, a mãe está buscando novos caminhos profissionais, o bebê não foi planejado e a casa nova ainda não ficou pronta porque o arquiteto atrasou. Ou pode simplesmente indicar que os pais consideram que criar bem um filho é prepara-lo para a vida “lá fora” e que não existe nenhum sinal de superproteção, mas uma valorização maior de valores e posturas de independência.

E o Ascendente em Câncer poderá se mostrar doce e afetuoso porque receberá colo para isso. Enquanto o Ascendente em Aquário sabe que poderá começar a fazer muitas perguntas desde cedo e mostrar-se interessado em tudo o que está acontecendo para além dos limites da família de sangue. Câncer pode resistir a dormir na casa de amiguinhos para os pais poderem ir ao cinema, sendo o tipo de criança que “só fica com os avós”. Aquário prepara a mochila com seu travesseiro preferido, o ursinho e o tablet, lógico.

Recordo de uma criança nascida em Gêmeos, mas com o Ascendente em Áries e Saturno no Ascendente, que aos seis anos de idade, tinha uma agenda para marcar hora para falar com os amiguinhos. Era extremamente organizada, embora fosse também muito popular. Tão geminianamente popular que precisava usar as influências de Capricórnio e Áries para dar alguns limites para tantas solicitações ainda muito pequena. Saturno no Ascendente pode indicar influência da figura paterna e no caso, a ideia foi mesmo do pai, mas era a menina que administrava a agenda.

Nesse novo texto, vou um pouquinho mais longe, tentando pincelar também os adolescentes de cada signo, já que a adolescência começa cada vez mais cedo.

Uma dica para os pais de crianças ou adolescentes é assistir às palestras de Ken Robinson, educador britânico que tem sérias críticas ao modo como se faz educação no mundo inteiro. Crianças hiperativas e sem a menor paciência com a matemática podem ter talento para a dança, a música, o teatro e não têm que ser rotuladas de dispersas ou dopadas para aprender a se comportar “como todos devem se comportar”. Basta procurar na web ou no Youtube. A página oficial do educador é sirkenrobinson.com e ele possui uma página no Facebook também.

É um pisciano nascido em Liverpool-UK e mora em Los Angeles. Diz que as escolas parecem fábricas e que desenvolver a criatividade é tão importante quanto a alfabetização, mas isso não acontece num mundo que supervaloriza o pensamento lógico e o corpo parece ser apenas um meio para carregar “grandes cérebros”. Seu livro “O Elemento-Chave” é considerado um “best-seller” porque vendeu muito, mas está longe de ser um texto bobo. Deveria ser lido por todos os adolescentes em véspera de escolha de carreira e por seus pais.

Não vou publicar as doze crianças de uma vez só. Não tenho agenda para conseguir fazer isso. Tive o pedido de alguns pais e vou me estender nessas crianças que os pais me solicitaram e depois vou analisando as outras dentro do que consigo fazer. Sempre considerando que a análise do signo solar é extremamente importante, mas é preciso observar toda a estrutura do mapa e ainda, se for possível, fazer a conjugação com os mapas dos pais.

Pais muito pragmáticos podem se mostrar impacientes com crianças super sensíveis. Pais muito sensíveis podem se chocar com crianças que desde cedo avisam que querem começar a trabalhar e ganhar dinheiro. Às vezes, os filhos são o nosso espelho. Outras vezes, o nosso antídoto.

A posição dos Nodos é sempre muito importante e determinante para “destino” e missão de vida. As crianças que nasceram até agora em 2016, têm todas, sem exceção, o Nodo Sul, Quíron e Netuno em Peixes. Mesmo que sejam nascidas com Sol em Capricórnio e Ascendente em Sagitário, as influências de Peixes são marcantes e precisam ser consideradas como prioridade.

Na verdade, eu vou completar o texto anterior que foi bem curto, começando pela criança de Áries que pode parecer um foguetinho dentro de casa ou um adolescente rebelde e teimoso. Mas sempre, adorável…