Signos e elementos. Signos e mudanças. O signo de Touro.

Postado em 29 de abril de 2016 por Andreia Modesto

Sobre Astrologia e mudanças em nossas vidas, é preciso deixar claro que todas as interpretações e previsões são feitas A PARTIR do mapa de nascimento. As técnicas conhecidas como Progressões e Trânsitos, são feitas a partir daquela data e horário de nascimento. É ali que tudo começa.

Sobre o equilíbrio dos elementos é possível dar outros exemplos. Alguém que tenha excesso de elemento AR, muitos planetas colocados em Gêmeos, Libra ou Aquário, pode “viver no ar”, com muitas ideias e pouca atitude. São pessoas que muitas vezes “viajam” no pensamento, vão bem longe nas fantasias, mas não conseguem ter o foco necessário para a concretização de seus objetivos. Muitos planetas colocados na casa 11 do mapa astral funcionam do mesmo modo, pois é a “casa do futuro” e é preciso “baixar” da casa 11 e colocar os dois pés no chão para traçar um caminho reto e seguro.

É aquele tipo de pessoa que “se vê com sucesso, fama, dinheiro e reconhecimento”, mas que naquele momento ainda nem escolheu carreira e está patinando, largando mais uma faculdade porque lhe falta força de vontade. O preço que se paga para ter o sucesso que ela deseja, não faz parte das suas fantasias. Sonha muito, mas não põe a “mão na massa”, como se diz na gíria, sendo essa uma expressão típica do elemento terra (fazer, produzir).

Terapias florais, exercícios corporais, contato direto com a terra, arte da cerâmica, pintura, até mesmo a brincadeira de “massinha”, culinária, pintura…são formas de treinar como dar forma às suas ideias, sem tanta desconexão (dispersão) mental.

O excesso do elemento AR pode criar dentro do sujeito um mundo à parte, basta fechar os olhos e se imaginar em cenas felizes, num futuro distante, sem dar um passo nesse momento nessa direção. Fica sempre pro “amanhã” que não chega nunca.

Esse é só mais um exemplo: quem tem excesso de elemento TERRA (Touro, Virgem e Capricórnio) e pouca água (Câncer, Escorpião e Peixes), pode precisar do contato direto com a água, piscina, praia, a umidade dos dias de chuva e ainda, a música, a dança, o canto, formas indiretas de se conectar com a água. Trabalhos voluntários e passes mediúnicos também ajudam a despertar a compaixão e o sentimento profundo de amor universal que se traduz nos signos de água.

Se essas pessoas não buscam o elemento que as equilibra, podem se tornar rígidas no pensamento, julgamento e levarem uma vida tediosa, onde a única preocupação é a segurança interna (convicções) e externa (construção financeira). No corpo, problemas de artrose, artrite, joelhos enferrujados, coluna dolorida.

O ponto inicial de leitura e interpretação para se chegar ao que aquela pessoa necessita, é sempre o mapa de nascimento, que “caminha” com as Progressões e recebe influências dos Trânsitos dos planetas.

Mudando um pouco o assunto, encontrei duas citações bonitas sobre persistência e valorização/gratidão ao que recebemos da vida. São citações que valorizam a energia de Touro, que é o primeiro signo do elemento terra, e que se destaca pelo foco, persistência e determinação diante da vida. E também, pela gratidão em relação a tudo, sejam grandes presentes ou pequenos momentos de alegria que a vida nos proporciona.

Para quem precisa ganhar mais conexão com o elemento terra, vale a pena escrever e ler todos os dias:

“Como o jardineiro que com a poda constante força a seiva da árvore a fluir em alguns poucos ramos de modo mais vigoroso, tente parar de fazer sua energia fluir em várias direções e concentre sua força em apenas um ou dois pontos.” Emerson

“Nunca dê a uma pessoa o que ela lhe pede de modo imediato. Deixe-a em suspenso por pelo menos um dia, para que ela possa dar valor ao que vai receber de você.” Ditado Sufi