Signos e formas de pensar e aprender

Postado em 28 de setembro de 2016 por Andreia Modesto

Na linguagem astrológica, é possível avaliar os diferentes modos de pensar e elaborar o conhecimento. Os dois principais signos do conhecimento são Gêmeos e Sagitário. Formam o eixo do conhecimento prático (Gêmeos) e teórico (Sagitário). Podemos usar outras palavras: popular e erudito.

Gêmeos aprende na prática, olhando, observando, imitando. Por isso, frequentemente são grandes vendedores, pessoas que lidam muito bem com os improvisos. Sagitário tem profundidade e não gosta de perder tempo com o que não tem significado para ele.

Gêmeos tem muito a ver com o papel do jornalista, que é capaz de preparar notícias diversas sobre temas muito diferentes, enquanto Sagitário mergulha no tema de Doutorado e se especializa.

Você pode ser geminiano e ter feito até pós-Doutorado. Com certeza terá influências de Sagitário, casa 9 (casa de Sagitário), ou um Júpiter proeminente no mapa, o planeta que rege Sagitário.

Se é um sagitariano bem sucedido na área de vendas e treinamento de pessoas, possui um lado prático que poderá ser encontrado nas influências de Gêmeos do seu mapa astral, na posição de Mercúrio, planeta regente de Gêmeos, ou quem sabe em algum planeta forte, colocado na casa 3, casa de Gêmeos.

Virgem e Peixes também são signos ligados ao conhecimento, dois signos opostos, que também refletem a praticidade (Virgem), com os devaneios e a  imaginação (Peixes).  Enquanto Virgem pergunta – “o que é que eu faço com isso?”, Peixes fantasia e cria um mundo à parte na Literatura,  Cinema ou Design.

Escorpião é profundo, investigativo, procura sempre saber muito mais e por isso marca os detetives e os “investigadores” policiais, marca também os psicanalistas que são os investigadores da alma. E ainda, os cirurgiões, que podem abrir o corpo humano para tentar descobrir qual o órgão que precisa ser retirado na cirurgia.

Leão e Câncer precisam de um envolvimento emocional com o conhecimento. Leão precisa se reconhecer ali, já que é um signo muito focado. A relação com o conhecimento depende de um processo de identificação, ou todo o processo de aprendizado perde o sentido.

E Câncer precisa colocar a alma no que está aprendendo, ou vai dormir sobre o tablete ou se distrair com joguinhos. É um signo que precisa de um envolvimento total com o conhecimento, quase um encantamento.

Áries é ansioso, não gosta de perder tempo. E perder tempo aprendendo coisas que não vai colocar em prática, não é o seu estilo. Por isso pode jogar para o alto quando os cursos não vão direto ao assunto.

Touro saboreia o conhecimento e adora aulas práticas, Botânica no jardim da escola descobrindo joaninhas entre as folhas. Librianos amam filosofar e gostam de aprender um pouco sobre tudo. Amam trabalhar com a imaginação e se chocam com a exatidão dos números, pois o interesse é na complexidade das pessoas. Mas podem ser prolixos demais, como  alguns geminianos, dando muitas voltas até finalizar o raciocínio.

Capricórnio terá força de vontade para fazer o que for preciso fazer. Encarar a decoreba, decorar fórmulas que jamais usará, afinal, a meta é outra e existe um caminho a ser percorrido para chegar lá. Crítico, ele sabe que o processo é doloroso, mas está disposto a pagar o pedágio para obter maior remuneração ou passar no concurso público.

Aquário prefere criar perguntas ao invés de procurar respostas para questões nem sempre importantes para ele. É  meio rebelde e sua função é provar que podemos pensar de modo diferente. Um novo raciocínio poderá levar a novas respostas que podem ser mais coerentes e necessárias com a realidade que vivemos.

Precisamos de todo tipo de pensamento. O engenheiro tem que adorar a exatidão dos números para que a ponte seja segura. O cineasta tem que ter o pensamento um pouco delirante, para criar formas, cores e histórias surpreendentes. O advogado tem acreditar na justiça e perseguir a verdade, o biólogo precisa entender a linguagem dos passarinhos…

Alguns signos como Áries, Gêmeos, Leão, e Sagitário, podem precisar de movimento do corpo físico para que a mente absorva melhor o conhecimento. Então, podem praticar esportes constantemente, o que os ajuda a fazer a energia mental fluir melhor.

Se você se identificar com o que está escrito  sobre outros signos diferentes do seu signo solar,  é porque a sua forma de pensar é influenciada por outros aspectos no seu mapa astral. Verifique a posição de Mercúrio, Júpiter e Netuno. Avalie a casa 3, a casa 6 e a casa 9. Veja os planetas que possui no elemento ar e descubra coisas novas a respeito de si mesmo.

Sobre o conhecimento “intuitivo”, eu acredito que qualquer um de nós consiga ter boas intuições em vários momentos. Porque afinal, todos nós temos um pouco dos doze signos. Virgem, Gêmeos e Capricórnio podem ter uma tendência a duvidar das intuições e se arrepender depois. Peixes, Escorpião, Câncer, Sagitário e Aquário são os mais intuitivos.