Signos e idiomas

Postado em 15 de abril de 2017 por Andreia Modesto

É cada vez maior o número de pessoas que estudam outros idiomas, seja pela exigência da carreira ou em função das viagens ao estrangeiro.

Enquanto algumas ganham fluência rapidamente, outras estudam vários anos sem progredir. É comum ouvir pessoas se queixando de bloqueios no aprendizado e de terem perdido excelentes oportunidades profissionais pela falta do idioma.

Será que a análise astrológica pode explicar essa diferença? Quais são os signos que têm mais facilidade em aprender um novo idioma e quais as dicas para facilitar esse aprendizado?

Lembrando que a posição de Mercúrio, planeta da comunicação, pode modificar o que vai ser dito sobre cada signo, vamos avaliar:

Signos que têm grande facilidade com idiomas:

Aquário – Aprende rápido e gosta de ensinar aos amigos, informalmente. Pode estudar sozinho, usando criatividade e intuição. Cursos on-line são perfeitos para Aquário e muitos deles permitem que usuários do mundo inteiro se conectem para trocar ideias e conhecer sotaques diferentes. Usa aplicativos e estuda nas horas vagas. Quer fazer novos amigos viajando pelo mundo! Aquário é um cidadão “do mundo”. A posição de Mercúrio e Lua em Aquário ajudam a dobrar a língua para falar a língua das pessoas que Aquário rapidamente considera que são “da família”.

Gêmeos – Curioso, pode ser autodidata. Para evitar  a dispersão pode estudar tendo como foco as provas dos certificados emitidos por várias instituições e que valem pontos no currículo. Traduzir canções do ídolo pop é boa ferramenta  para acelerar o aprendizado. Frequentar grupos que se reúnem para conversação no final do dia é o ideal para não deixar de praticar.

Sagitário – Demonstram interesse desde muito jovem. Gostam de estruturar os estudos e ter um professor presencial é importante, de preferência estrangeiro, para caprichar na pronúncia.  Escolhem textos de seu interesse e fazem foco nos certificados, que trazem novo status ao currículo profissional. Intercâmbios no exterior são experiências que alimentam o espírito sagitariano. Sagitário pode ser um poliglota. Para ter dificuldades com os idiomas, só se outras influências astrológicas mostrarem essa barreira.

Peixes – Piscianos são capazes de absorver rapidamente as diferentes pronúncias e entonações, se adaptando à estrutura das novas línguas. Assim como os sagitarianos, precisam encontrar textos que despertem seu interesse e procuram viajar com frequência. Assistir filmes falados em outro idioma sem legenda é excelente treino para os ouvidos. Pode ter a necessidade de amar a cultura do país para se envolver, mas como se apaixona fácil, isso não é problema. Mergulha nos livros, na história, no modo de vida e faz bons amigos.

Outros signos:

Áries – Impaciente, faz foco na conversação, mas não gosta de gramática. Experimenta vários cursos diferentes, começa e interrompe o aprendizado por conta de outras atividades. Decepciona-se com os cursos que prometem milagres em alguns meses. É capaz de aprender dois ou três idiomas ao mesmo tempo. Procura acelerar o processo com workshops de imersão. É inteligente, o que supera qualquer dificuldade.

Touro – Prefere um aprendizado lúdico. Existem grupos que se reúnem para conversação com temas específicos, como gastronomia ou história da arte. O processo é lento, mas constante e consegue um bom domínio da língua, ao invés de um conhecimento superficial. Aperfeiçoa a pronúncia, usa aplicativos para exercícios e faz “palavras-cruzadas” para ganhar vocabulário.

Câncer – Não tem grandes dificuldades, mas o aprendizado pode ser lento. Como é um signo afetivo, precisa construir um envolvimento emocional com a outra cultura. Intercâmbios feitos na adolescência são ótimos para criar vínculos com pessoas nascidas no estrangeiro. Encontros no final do dia para treinar o idioma e tirar dúvidas são animados, reunindo amigos e colegas de trabalho.

Leão – Estudioso, focado e dedicado. Sabe que dominar um novo idioma é passaporte para muitas experiências importantes na vida. Não gosta de passar vexame quando viaja ao exterior e não quer patinar profissionalmente por falta da ferramenta. Faz intercâmbios e procura os melhores cursos, pois sabe que é um investimento fundamental para o sucesso no mundo moderno.

Virgem – Tem facilidade, mas a exigência atrasa o aprendizado. Teme a crítica dos outros, caso cometa erros. Gosta de dominar a gramática para entender como o idioma funciona. Procura cursos com didática tradicional, pois sabe que ninguém fala bem um novo idioma em poucos meses. Faz todas as provas para os diferentes certificados, testando e avaliando seu conhecimento.

Libra – Tem facilidade e gosta de interagir com os colegas de curso. Fica fácil aprender em grupo, sobretudo se os melhores amigos estiverem estudando também. Organiza encontros depois do trabalho: falar uma nova língua é poder fazer muitos amigos novos e combinar viagens em grupo ao estrangeiro. A arte, a música, a moda e a beleza são os temas que prefere abordar.

Escorpião – Aplicado, mergulha fundo no conhecimento. O ideal é que desde o início tenha acesso a conteúdos específicos que possa aplicar imediatamente na carreira. Tímido na conversação, precisa de tempo para ganhar segurança. Prefere professores particulares, mas usa cursos online e aplicativos para reforçar os estudos, praticando diariamente por alguns minutos à noite.

Capricórnio – Procura cursos tradicionais, faz as provas para os certificados e reforça a conversação com professor particular. Não duvida que é um investimento que vai abrir portas na vida profissional e que deve ser prioridade. Exigente, não se incomoda de estudar gramática e refazer exercícios. Pedirá ao chefe que a empresa patrocine um curso de imersão no exterior.