Signos e relacionamentos – Doze formas de amar – Signos e amor

Postado em 3 de novembro de 2015 por Andreia Modesto

Nicette e Paulo, ambos Capricórnio. Ela de 07 de janeiro de 1933, ele de 09 de janeiro de 1933 – 60 anos de casados – de 1954 a 2014 – eles se conheceram no palco, encenando uma peça, em 1952.

Preparando os textos para o próximo site focado em relacionamentos, fiz um resumo do que você pode encontrar num parceiro ou parceira. É preciso lembrar que você pode ser nascido com o Sol em Virgem, mas se tiver Lua, Vênus, Marte, Eros, Juno e Ascendente em signos muito diferentes da energia de Virgem, poderá ter outras identificações. Sol em Virgem com Lua e Vênus em Leão e Ascendente em Escorpião, pode ser uma combinação distante do que está escrito sobre o signo de Virgem.

Além disso, temos contradições. Muitas vezes temos anseios e necessidades diferentes. E manda a sabedoria da vida conseguir reconhecer e equilibrar essas diferenças internas. Relacionamentos com pessoas muito mais velhas e protetoras não costumam ser ardentes. O mais ardente pode não ser a companhia mais inteligente. Então, é preciso saber o que é que é mais importante nesse momento de sua vida, ainda que em outros momentos você possa ter tido outras necessidades.

Cuidado, sensibilidade e atenção quando se analisa um mapa. Pesquisando Eros, recebi uma pessoa que tem Sol e Eros conjuntos na casa 7 que é a casa do casamento. Você vai imaginar uma história amorosa maravilhosa, perto de um conto de fadas. Mas os dois casamentos foram terríveis experiências, repetindo o padrão dos pais, com violência dos parceiros, pois tem Marte na casa 8, o que pode gerar relações destrutivas. É artista plástica e o envolvimento apaixonado de Eros acontece na argila, com temas sensuais, a sua arte, motivo de viver.

É comum que signos opostos se atraiam. E se você atender muito, ou observar os casais amigos, descobrirá muitos casais em que ele é Áries e ela é Libra, mas curiosamente, é ela quem manda. Existe um jogo entre os planetas, de modo que ele tenha um lado feminino muito forte, como Lua em Peixes e Vênus e Marte em Touro, e ela tenha um lado masculino muito forte, como Lua em Sagitário e Ascendente em Aquário. Fora as influências dos Nodos que podem dominar qualquer outra influência astrológica e que devem ser examinados nas sinastrias, sobretudo para se ver o que é que um parceiro pode aprender com o outro.

Então, nunca vá do mapa astral para a interpretação. Faça o contrário: se você quer cuidar e ser cuidado na relação a dois, mesmo tendo nascido sob o independente signo de Sagitário, poderá descobrir que possui Lua em Câncer. Ou a Lua abrindo a casa 7 que é a casa do casamento. Pesquise, mas não tente se adaptar ao mapa. Faça o contrário: tente descobrir no mapa onde está a posição planetária que modifica o que você lê sobre o seu signo solar. É esse o movimento correto. Por isso, se você não se identificar com o que leu sobre o seu signo, não há nada de errado, apenas você pode ter sintonia com qualquer outro aspecto ou posição planetária do seu mapa. Existem estruturas complexas. Se Netuno em Escorpião estiver em oposição a Marte e Vênus conjuntos em Touro, se a Lua for Câncer ou Peixes, e se o Sol estiver em aspecto com Plutão, a afetividade pode ser traduzida pela energia de Escorpião-Plutão, pelo elemento água e não pelas energias de Touro ou considerando o signo solar.

E nunca evite um signo em função do que você já viveu com outras pessoas nascidas naquele signo, ou pelo que você já ouvir falar ou leu em sites ou revistas de Astrologia. Cada pessoa é única e pode destruir toda a construção negativa que você havia feito sobre a energia do signo. Dê chance para a vida, sempre.

Áries – Te desejo, te conquisto, te devoro. Ardente. Aqui, você terá um parceiro ou parceira de “decisão”. É alguém que quer fazer a vida caminhar para a frente em passos largos. Áries pode ser surpreendente na vida a dois, dando mais espaço para o romantismo do que se imagina. Afinal, é o “parceiro-labareda”, que vai fazer de tudo para manter a chama acesa. Talvez Áries se envolva mais com a paixão em si do que com você, mas vale a pena conhecer esse entusiasmo todo. Uma regra: deixe sempre um pedacinho seu para ser conquistado no dia seguinte. Ou Áries poderá se entendiar fácil. Se você deseja uma relação quente e cheia de boas surpresas, uma relação vibrante, procure alguém com planetas em Áries. Nos momentos em que você estiver triste ou sem motivação, vai ter alguém pronto a lhe convencer a acreditar na vida. Amanhã vai ser um dia novo com novas oportunidades. Áries sabe disso.

Touro – Te cultivo, te cuido, te guardo. Touro é paciente, observador, considerado na Astrologia Tradicional como um dos melhores signos para casamento. Fiel, companheiro. Você não vai ter as surpresas de Áries, mas sabe que essa pessoa estará sempre ali, presença coerente, ajudando você a realizar seus projetos, dando suporte. E sem descuidar da sensualidade, criando um ambiente de muito aconchego. O problema é que Touro cuida, cultiva, mas também pode querer “esconder” você, sendo possessivo. Se não existir esse risco, pode ser uma relação confortável para o resto da vida, pois mudanças não é o forte de Touro. É um signo que pertence, que está ali, atento a todos os mínimos detalhes: sabe ouvir, sabe cooperar, apoia, faz junto e ainda cuida para que a sensualidade nunca se perca. Só não invente viagens em cima da hora e não pressione Touro para tomar decisões imediatamente. Vai gerar uma crise.

Gêmeos – Escrevo para você, compartilho minhas fotos, poesias, canções de amor. Te apresento meus amigos e quero conhecer os seus. Se você quer estímulos intelectuais, procure alguém nascido em Gêmeos. Viagens, amigos, muitas atividades, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Gêmeos sabe dividir a vida. Talvez você se queixe que tem sempre muita gente por perto, mas nunca vai faltar assunto e programas interessantes para fazer. Você vai ter uma fonte rica de informações, que vai exigir que você também seja alguém antenado com tudo o que acontece no mundo. Gêmeos é um signo de troca constante. Sempre há algo novo para ser descoberto, uma nova ideia para apresentar ao mundo. Não existe espaço para lágrimas ou nostalgias. A meta é viver aqui e agora. Seja super bem informado e disposto a qualquer tipo de programa. Depois do Festival do Cinema do Irã, tope se jogar de paraquedas, ir a um concerto de Mozart e provar o novo restaurante japonês do bairro. Tudo isso num final de semana só… ou Gêmeos vai preferir outra companhia. Mas você terá a chance de ter uma relação leve e muito divertida, além de descobrir mil afinidades.

Câncer – Te alimento, te protejo, te embalo. Se deseja alguém com instinto maternal, que vai querer saber se você se almoçou direitinho e saiu agasalhado, procure Câncer. É o signo da família, dos filhos, do aconchego do lar. Vai agradar aos seus pais, conquistar sua avó rapidamente, sempre com um jeitinho carinhoso, alguma lembrancinha, uma flor ou pedacinho de bolo. Isso mesmo: prepare-se para engordar. Os cancerianos são todos emotivos, mas diferentes entre si de acordo com a posição da Lua. Sol em Câncer e Lua em Virgem pode ser uma proposta de relacionamento mais prática do que um outro Sol em Câncer com a Lua em Escorpião, que vai querer uma relação profunda e mágica. De qualquer modo, existe uma entrega total de corpo e alma e o desejo de construir um projeto de vida a dois para sempre. Uma casa bonita, um quintal para as crianças, peixinho dourado, cachorro, casa na praia, pipoca e um bom filme na TV no fim da tarde de domingo, sem grandes aventuras. Muitas fotos para registrar todos os laços construídos ao longo da vida.

Leão – Preciso admirar você e preciso que me trate como rei ou rainha, já que somos tão especiais! Leão pode ser muito mais caseiro do que Câncer. É o signo dos filhos e tem um porte majestoso ao lado das pessoas que ama. Como Câncer, Leão recupera as energias no seio da família. Romântico, ciumento, orgulhoso de ter uma família bonita, os “nossos”. Atento a pequenos mimos, oferece uma relação conservadora e é muito mais fiel do que se escreve nos manuais de Astrologia. Dá muito e exige muito. Idealiza o amor e por isso, não perdoa muito fácil os seus pequenos erros ou deslizes. Como Capricórnio e Virgem, tem uma exigência moral sobre o parceiro, pois ele próprio brilha e o outro precisa ser reluzente. Mas pode oferecer uma relação encantadora, talvez a mais próxima dos contos de fadas. Gosta de elogiar e ser elogiado, gosta de ser o único, exigindo que você gravite em torno dele. O leonino pode ser cavalheiro a moda antiga, sempre gentil, e a leonina pode se enfeitar como uma deusa para você. É um amor espontâneo, sincero, apaixonado, às vezes, teatral. Um amor inesquecível e para o resto da vida.

Virgem – Coloco sua vida em ordem e quero que você coopere comigo. Pode parecer uma colocação fria, mas é o que muita gente precisa na vida. Virginianos são excelentes companheiros, mas não espere demonstrações de amor intenso. A praticidade é a tônica do relacionamento que pode ser uma alavanca na sua vida. Se você precisa de alguém que o incentive a ser uma pessoa melhor nas questões do mundo material, procure alguém com planetas em Virgem. Vai fazer sua inscrição no curso de inglês, vai fazer você levantar mais cedo e mudar radicalmente seus hábitos, incorporando a ginástica e a boa alimentação. Vai ser uma companhia inteligente, jovial e bem-humorada. Depois que você tiver o inglês fluente, pode ser que Virgem o convença a fazer uma nova faculdade ou um curso de extensão. Vai ter poder de crítica para fazer com que você perceba que alguns amigos não são confiáveis. Não existe parceiro melhor para quem quer se desenvolver na vida. O risco é não ter outro assunto que não seja trabalho e alimentação natural. Como Leão, é muito exigente. Você é ótimo, mas sempre se pode ser melhor em algum ponto. Não é verdade que Virgem dá notas para o relacionamento, mas faz avaliações diárias, semanais e mensais. Não são travados na cama, afinal, uma certa timidez pode ser o ingrediente que falta para acender o desejo. Virgem é capaz de inventar algum trabalho a dois, algo que consigam fazer juntos, quem sabe um investimento num plano B para a aposentadoria.

Libra – Onde eu começo? Onde eu termino? Onde estou? Libra é o signo do casamento. Assim como eu respiro, Libra casa. Caso, logo existo. É a filosofia libriana. Libra leva a relação muito a sério e muitos librianos formam o “casal 20”, como se diz, casais que parecem ser perfeitos, nascidos um para o outro. Você não é capaz de pensar nela sem pensar nele em seguida e vice-versa. Talvez nenhum outro signo tenha tanta consciência do que seja “um casal”, pois Libra nunca toma decisões sem consultar o outro. E procura se amoldar ao que o outro necessita, muitas vezes colocando o parceiro em primeiro lugar, ou ainda, a harmonia do relacionamento. Se o parceiro gosta de esportes radicais, Libra vai tentar acompanhar e talvez tope até saltar de paraquedas. Se o parceiro gosta de antiguidades, Libra vai fazer uma lista das feiras de arte na cidade. Se o parceiro é cinéfilo, Libra vai procurar conhecer todos os grandes diretores de cinema. Mas não se engane: Libra pode ter uma personalidade muito forte, mas coloca a força para melhorar o relacionamento ou para o parceiro se sentir melhor e mais confiante. O problema de Libra é que Libra compara. Compara o casamento que vocês têm com o casamento da amiga, da prima, da comédia romântica que assistiram juntos…Se Virgem acredita que você pode ser melhor, individualmente, Libra tem certeza que a relação pode ser melhor. Gosta de conversar sobre a relação, discutir os melhores pontos, teorizar, teorizar, teorizar…Amável, gracioso, gentil, afetivo, a “gracinha” do Zodíaco. Libra precisa ter afinidades. Se elas não existem, Libra se adapta e elas passam a existir.

Escorpião – Intensamente apaixonado, quero me transformar e transformar você. O relacionamento é o caldeirão da feiticeira, onde tudo se mistura. Escorpião é um signo mais feliz para relacionamentos amorosos do que muitos pensam. Mais fiel, dedicado, adaptável e amoroso do que dizem. É verdade que Câncer, Peixes, Leão e Escorpião são extremamente vulneráveis no relacionamento a dois. Machuque um deles e verá que não é fácil passar por cima da mágoa. Mas quem é perfeito? Gêmeos não esquenta a cabeça com bobagens, mas talvez não seja tão presente. Áries nem vai reparar que você magoou porque está preocupado demais com ele próprio. Então…Escorpião, sendo um signo de alquimia, vê o sentido da vida através dos relacionamentos, assim como Libra. A relação pode evoluir rapidamente, de modo tão intenso, que muito rapidamente também termina. É um risco. Mas, se Escorpião se mostrar mais maduro, é capaz de oferecer uma relação onde não faltam ingredientes para alimentar o sentimento. É capaz de ceder, capaz de se adaptar, capaz de um nível de doação que você só encontra nos três signos do elemento água, que são emoção pura. Se existem signos que sabem se devotar ao outro, são os três signos do elemento água. Se você deseja ser amado profundamente e ter uma relação de almas, escolha Escorpião. Ele não tem limites no que pode sentir e fazer por você. A sexualidade é intensa e vivida de modo pleno. Prepare-se para fazer sociedade ou ter o dinheiro como um tema comum. Escorpião mistura tudo e dinheiro é só mais um tipo de energia.

Sagitário – Vamos ganhar o mundo! – Nem todo sagitariano vai calçar um par de botas e sair pelo planeta viajando sem rumo certo. Mas ele pode lhe propor uma relação de entusiasmo pela natureza, pelas viagens, pelo conhecimento. Assim como o signo oposto Gêmeos, amar para Sagitário é fazer movimento e expandir a consciência. Mas vai numa dimensão bem maior que Gêmeos. Se Gêmeos fica feliz de ir ao cinema do bairro, Sagitário quer ver o festival de Cannes ou convida você para mergulhar em Galápagos. Mais, mais e mais! Sagitário quer mais! O ar livre, o contato com a natureza, uma nova filosofia de vida, e vamos seguindo em frente! Medita no Tibete, faz retiro em Nova Déli, peregrina até Santiago, estuda chinês em Xangai, e você vai na mochila, melhor, vai ao lado dele. Como Leão, dá muito e exige muito, inclusive sexualmente. Os signos de fogo são extremamente vaidosos e é preciso brilhar junto, para que a chama também continue aquecendo os parceiros. São signos corajosos e a meta de vida a dois não pode ser uma boa poupança ou festas de família, mas algo novo e surpreendente que possa ser vivido a dois. Amar é dar espaço para aventuras e arriscar.

Capricórnio – Onde vamos estar daqui a 30 anos? Me vejo ao seu lado, envelhecendo junto, com filhos e netos em torno de nós. Capricórnio não é somente o signo da carreira e do sucesso profissional. É um dos grandes signos de família e capricornianos bem cedo revelam que desejam casar e ter filhos. Fiéis, dedicados, prudentes, pacientes, constantes, e acredite: generosos. Muitos capricornianos vivem dentro de um túnel: de um lado a família, do outro lado o trabalho. Trabalham para dar o melhor para as pessoas que amam e por elas se motivam a trabalhar ainda mais. Todos sabem que Capricórnio é mais feliz depois dos 40 anos. Então, ter um capricorniano ao seu lado é um investimento de longo prazo. Talvez ele não seja a companhia mais alegre nos primeiros anos, mas será com certeza, uma presença amorosa e constante em sua vida. Os sacrifícios dos primeiros anos juntos, poupança e algumas restrições, vão construir uma situação financeira excelente para o futuro e saberá amparar todos os seus familiares, pois se sente responsável por todos. Não pense que a relação é fria. Capricórnio pertence ao elemento terra e pode surpreender debaixo dos lençóis. Um ombro amigo, um apoio seguro, nos momentos difíceis ou felizes da vida, Capricórnio está ali. Como Virgem, pode gostar de trabalhar junto.

Aquário– Vamos voar para a Lua, num disco-voador. E depois vamos mudar o mundo, transformando-o num lugar melhor para se viver. Aquário vai querer ir além da Lua, vai convidar você para ir até Marte confirmar se realmente o planeta é habitado por animais. Entusiasmo e magnetismo intelectuais. Quer que você provoque, que você traga para ele um novo modo de pensar. E é isso que vai oferecer a você. Se você deseja ter alguém “diferente”, procure alguém nascido sob o signo de Aquário. Irreverente e inquieto, vai viver essa energia no relacionamento. Como Gêmeos, vai ter amigos, vida social intensa. E como Sagitário, vai querer correr o mundo. Experiências. O relacionamento não tem espaço para ciúmes. Liberdade é a tônica. Você é único, Aquário é único e a relação é original, não podendo ser comparada com nenhuma outra. Relação sem preconceitos, o que não significa que possam ter outros envolvimentos afetivos. Mas permitem que o parceiro tenha total liberdade para as atividades que deseja fazer sozinho. A relação tem como meta o crescimento intelectual e o desejo de poder fazer algo a mais pelo mundo. Se você criar um blog para debater medidas que podemos adotar para cuidar do meio ambiente e convidar Aquário para trabalhos voluntários no final de semana, ele vai se derreter. Aquário precisa “pensar” junto e o desejo nasce menos da contemplação da beleza física e muito mais da admiração intelectual.

Peixes – Perca-se dentro de mim. E deixe que eu mergulhe dentro de você. Relação amorosa é mergulhar no infinito e transcender. Quem sabe, você e Peixes já foram um relacionamento familiar ou amoroso de vidas anteriores? Seria bom meditar a dois, ou frequentar o mesmo centro espiritualista. E cultivar a alma ouvindo concertos de Vivaldi, indo ao teatro e frequentando exposições de arte. Peixes se doa muito porque acredita que toda relação é um resgate kármico, envolvendo corpo, mente, alma. Então, não se trata de melhorar apenas para progredir no mundo material, ou para a relação se tornar mais confiante, mas para poder ascender alguns degraus no caminho dos céus. Peixes é cooperativo como Libra, cede, ajuda, tem um nível de total doação. Peixes e Libra são signos muito parecidos, pois Vênus e Netuno são considerados vibrações similares. Se Vênus rege o amor entre duas pessoas, Netuno é o amor universal. Se deseja alguém que estará sempre ao seu lado, podendo renunciar a muitos projetos pessoais para que você aconteça, você escolheu a pessoa certa. Nem sempre a maré ajuda e em alguns momentos Peixes pode mostrar-se muito inseguro e precisar de algumas palavras que confirmem o seu amor por ele ou por ela. Mas Peixes ama e vai fazer você sempre se sentir especial, não importa qual seja sua maior qualidade, beleza, inteligência, timidez, coragem, não importa quem você seja, pois Peixes ama, de modo intransitivo e envolverá você nessa energia de amor incondicional pela vida.