Tina e Mercúrio Retrógrado

Postado em 4 de junho de 2015 por Andreia Modesto

Quem nunca se surpreendeu relendo um livro e descobrindo coisas absolutamente novas? Porque essas ideias não foram percebidas há anos atrás, quando da primeira leitura?

É possível acusar as palavras de terem se transformado? A única explicação é que mudamos o modo como percebemos as ideias e propostas do livro. O que revela que mudamos um bocado ao longo desses anos. Se lemos com a alma aberta dos adolescentes e percebemos as sílabas mais românticas, aos trinta anos leremos com uma visão crítica que saberá aproveitar os ensinamentos num outro nível, talvez mais social e político da mesma história.

Bom, tudo isso para dizer que não é preciso ter medo de MERCÚRIO RETRÓGRADO. Se ele recua, se o planeta se distancia, não é por outro motivo a não ser nos permitir uma visão mais crítica e profunda do que acontece. Se estamos estudando para provas, poderemos nos forçar a ler novamente e refazer todas as fichas ou criar métodos mais eficientes de memorização. Se estamos num relacionamento amoroso, poderemos ter a preocupação em evitar mal entendidos. É melhor chamar para conversar logo na primeira semana e explicar alguns valores, antes que o outro nos perceba de um modo muito diferente do que realmente somos.

Reduzir Mercúrio retrógrado a um posicionamento que nos pede cautela ao assinar papéis, é reduzir uma força de comunicação a um risco de engano cotidiano. Tudo bem que você pode fazer dívidas ou se comprometer por mais tempo do que gostaria. Mas, a demanda verdadeira é prestar mais atenção ao uso da palavra, ao entendimento, ao modo como se comunica, à necessidade de ser coerente com a ocasião e com as pessoas com quem troca ideias.

Se comentar sobre o tempo instável é um ato de gentileza com o taxista, é algo superficial demais para ser o tema principal num primeiro encontro amoroso. Se é melhor esperar um momento mais feliz para pedir aumento, não se deve demorar a cobrar do par que ele forneça as informações necessárias para que o trabalho seja bem realizado.

Tina Turner, 26/11/39 – Nutbush-EUA – 22 h. Mercúrio R em Sagitário conjunto ao Sol – Lua Cheia em Gêmeos, Ascendente em Leão.