Vênus e Marte em Libra, a insistência do amor – conjunção Vênus-Marte

Postado em 15 de novembro de 2015 por Andreia Modesto

Escrever sobre o amor não é fácil quando as manchetes mostram os horrores dos atentados em Paris ou o terrorismo doméstico brasileiro, mar de lama, tiroteios, balas perdidas.

Mas, alguém já disse que a vida é para os insistentes. Com Vênus e Marte em Libra, conjuntos, o céu aposta na harmonia e na tentativa de se resgatar o equilíbrio entre o masculino e o feminino nos relacionamentos mais íntimos.

O amor continua a existir e todo apaixonado só tem olhos e ouvidos para seu amor. Na semana passada, entrei num táxi e o motorista estava nas nuvens. Em cada farol vermelho me mostrava o anel de noivado, as fotos da futura esposa e contava um pouco do relacionamento, que havia começado, óbvio, pela internet. Perto dos 50 anos, vivia uma relação especial, que o “acaso” havia trazido para ele. Procurando uma amiga de infância no facebook, enviou solicitação de amizade, pois o nome italiano era o mesmo e a foto de lado não ajudava muito a identificar. Não era a tal amiga. Começaram a conversar, trocar ideias e em pouco tempo estavam namorando. Obra de Urano e Mercúrio, planetas do acaso, do atropelo e do imprevisto, nos fazendo viver situações onde a trama da vida se revela maior do que poderíamos supor.

Vênus e Marte estão conjuntos em Libra, signo do amor. Todos aqueles que possuem Vênus e Marte conjuntos no mapa de nascimento, podem ter dias especiais para os assuntos do coração. É o que se chama revolução sinódica: os planetas no céu estão formando o mesmo aspecto que formam no mapa de nascimento, mesmo que ocupem outros signos.

Assim como a conjunção Sol e Lua que marca a fusão do masculino e do feminino, Vênus e Marte conjuntos indicam que os amantes estão entrelaçados, tão próximos um do outro que se confundem. Uma imagem que pode representar a conjunção Marte-Vênus, é a imagem de um beijo, onde os dois amantes procuram incorporar e ser incorporado pelo outro. Conjunção-beijo-fusão.

Ter Marte e Vênus conjuntos no mapa é muito bom para a vida amorosa. Não vai garantir sucesso em todos os relacionamentos, mas parece existir uma sabedoria inata, os dois princípios não estão em conflito.

A conjunção Marte-Vênus está mais relacionada com o amor entre duas pessoas do que amizades ou o amor incondicional pela humanidade ou pela natureza, que poderiam ser mais bem representados por aspectos de Vênus-Urano e Vênus-Netuno.

Pode ser considerado um aspecto de “poder de sedução”, embora os signos envolvidos no aspecto possam minimizar ou aumentar esse poder. Com Vênus e Marte conjuntos em Gêmeos, talvez a sedução aconteça pela palavra, enquanto que se a conjunção acontecer em Leão pode ser mesmo pela beleza física ou algo muito próprio somente daquela pessoa.

Libra é um signo de paciência, ingrediente necessário em qualquer relacionamento de longo prazo. Vinícius de Moraes era libriano e com nove casamentos e vários casos afetivos, expressou em seus poemas a natureza de Libra:

“Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá”.

A ilustração é de Chagall, canceriano naturalizado francês, eterno apaixonado.