Vênus em Câncer – Marte em Gêmeos

Postado em 7 de maio de 2015 por Andreia Modesto

Vênus entra em Câncer amanhã, 07 de maio e enquanto transitar pelos primeiros graus do signo, receberá aspectos de Netuno por trino e Plutão por oposição. Marte entrará em Gêmeos no dia 11, formando conjunção com Mercúrio e recebendo a oposição de Saturno e o trino de Netuno.

O céu se torna dinâmico. A vida acelera, permitindo variações, contradições, conflitos que podem ser produtivos. A vida é resultado de tensão e fricção, mistério e bastante dor e barulho.

Marte em Gêmeos precisa de estímulos intelectuais. Conjunto a Mercúrio, precisa fazer, realizar, ler, comentar, debater, argumentar e provocar. Vênus em Câncer gosta de ser cuidada e a combinação com o signo solar Touro pode significar uma boa dose de preguiça ou um ritmo mais lento, capaz de enlouquecer os “mercurianos” nascidos sob o signo de Gêmeos ou Virgem.

Então, como traduzir o céu? Se vão existir aspectos tão conflitantes? Sem falar que Júpiter envia belo trino para Urano, mas uma quadratura para o Sol? Expansão ou restrição? Aqui não é tão difícil de fazer a análise, já que Júpiter e Urano em trino podem se referir a uma expansão de valores sociais, comunitários, os dois planetas associados a grandes ideais. O Sol é expressão de destino pessoal.

Júpiter quadratura Sol pode impor restrições pessoais e até materiais a alguém para que os ideais superiores de Urano possam vir a acontecer. Pode ser o médico que abre mão de um bom salário num hospital ou clínica para poder passar um ano se dedicando aos “Médicos sem Fronteiras”. É só um exemplo.

Quanto a Marte em Gêmeos e Vênus em Câncer, são energias joviais e ligadas ao grupo familiar. Se Câncer rege a mãe e a estrutura familiar como um todo, Gêmeos se refere aos amigos, primos, irmãos, agregados e colegas de escola, esportes ou clube. Então, é bastante possível unir as energias. Convide seus amigos para uma sessão de cinema “Cult” em sua casa. Programe uma viagem com primos e amigos próximos para algum centro cultural interessante.

Quem gosta de ser cuidado amorosamente (Câncer) não necessariamente abre mão de outro tipo de cuidado. Gêmeos gosta de conversar e já disseram que na hora de escolher alguém para se casar, você deve escolher alguém com quem goste de conversar por muitas horas, pois no momento em que a paixão se tornar mais branda, não vai ser fácil levar a vida com quem tem muito pouco a dizer ou pouca paciência para ouvir.

A complexidade da linguagem astrológica é a complexidade da vida. Quem se assusta quando descobre que possui um mapa astral com aspectos contraditórios, ainda não se deu conta das próprias contradições.

É comum que algumas pessoas que estavam prestes a realizar projetos mais arrojados na vida, como estudos, viagens, mudanças, abram mão, desistam da empreitada por conta de um encontro amoroso. Como também é comum que pessoas que priorizaram a vida amorosa, depois de alguns anos passem a expressar outras necessidades do próprio mapa e joguem tudo para o alto.

Os aspectos que Vênus vai receber de Plutão não são fáceis para amor e dinheiro. Mas, Júpiter e Juno em Leão são excelentes para amor e dinheiro e também para encomendar bebês. É possível que alguém se endivide (Vênus oposição Plutão), para comprar a casa dos sonhos para a chegada de um novo bebê na família (Júpiter em Leão).

E não se pode dizer somente que Marte entrou em Gêmeos. Marte entrou em Gêmeos fazendo conjunção com Mercúrio e recebendo oposição de Saturno. É a frase correta. Mas, onde está esse Marte no mapa astral? Em que casa? Em que contexto? O Sol está em que signo? Em que signo está o Ascendente? O que diz o Nodo Sul? Esse Marte será bênção ou problema? Bom, com Nodo Sul em Áries e Nodo Norte em Libra, Marte em Gêmeos é um bom instrumento para desenvolver a diplomacia e a comunicação.

Tem algumas curiosidades. Você vai ler nos sites de Astrologia, que Vênus em Câncer precisa de colo. Cuida mas quer ser cuidado e pode ser bastante dependente ou inseguro na vida a dois.
Obama, o Presidente americano tem Vênus em Câncer. Nascido a 04 de agosto de 1961, em Honolulu, possui Ascendente, Nodo Sul e Júpiter em Aquário e o Sol colocado entre Urano e Mercúrio em Leão. Não consigo reconhecer em Obama algum desejo de ser mimado ou carregado no colo. Teve duas filhas, é o único homem da família e foi criado por uma mãe independente, vigorosa e exigente para com ele.

O grandalhão Arnold Schwarzenegger possui Vênus em Câncer e Marte em Gêmeos. Não é símbolo de poderes intelectuais e nem de forte expressão emocional. Com Nodo Sul e Júpiter em Escorpião, nasceu em uma família pobre na Áustria. Também Meryl Streep e Natalie Portman possuem Vênus em Câncer e Marte em Gêmeos.

É por conta dessa riqueza de informações que me recuso a ter “matrizes” de mapas astrais, ou vender mapas já prontos por internet. Não é possível reduzir uma pessoa a um pedaço. Não sou o meu pulso esquerdo, não sou o dedo mindinho do pé direito, não sou um rim. Nem eu e nem meus clientes. Somos algo que é maior do que a soma das partes. E o mapa astral é maior do que a soma das partes. E todos nós somos muito maiores do que nossa inteligência consegue perceber.

Seria mais confortável rotular, etiquetar e guardar na prateleira. Seria mais confortável achar que todos os homens com Vênus em Câncer estão buscando a mãe pelo mundo. Alguns deles, com certeza vibrarão nessa dimensão. Outros poderão gostar de cuidar de um número grande de pessoas como professores ou se envolverão em projetos sociais.

Martin Luther King, capricorniano, tinha Marte em Gêmeos. Conhecia bem o poder transformador das palavras:

Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.