Vênus em Escorpião – Plutão conjunção Ascendente – Vênus na casa 8 – Aspectos Vênus-Plutão

Postado em 3 de dezembro de 2015 por Andreia Modesto

Ainda que a água de Escorpião seja a lava (quente) dos vulcões, o elemento água parece ter uma fertilidade inesgotável. Um único posicionamento rende muitas postagens e a sensação é que sempre haveria algo a mais para se dizer.

Dona Flor e seus dois maridos, protagonista de Jorge Amado, com certeza tinha Vênus em Escorpião, ou Vênus em aspecto com Plutão ou ainda, Vênus na casa 8. Na última postagem esqueci de mencionar que qualquer planeta vai ser colorido pela casa em que aparece. É por isso que um aquariano com o Sol na casa 4 pode alternar fases de muitas viagens com fases em que fica quieto dentro de casa, tentando colocar ordem nas coisas mais pessoais.
Já tive relatos de mulheres com Vênus na casa 8 ou em Escorpião, que diziam receber visitas calientes dos falecidos maridos ou amantes. Sonhos tórridos da paixão que resistia até mesmo ao limite da morte.

É interessante também anotar que não é apenas o Sol que tem sua Revolução. É possível fazer a Revolução de todos os planetas, sendo que a “Revolução mais curta” é a da Lua, que acontece a casa 28 dias, Lua sobre Lua de nascimento.

Calculando o “retorno de Vênus” no seu mapa, é possível ver quando se abre um ciclo novo do amor e dos relacionamentos. Mas, cada um é cada um e Vênus precisa ser conjugada com MARTE, LUA, JUNO E EROS. Para entender melhor suas necessidades amorosas, assim como investigar a casa 5, casa 7 e casa 8, casas de relacionamentos, amores, casamento, associações de todos os tipos.

O retorno de Vênus deve ser calculado como um mapa independente e que é somado às influências dos trânsitos e progressões, mas que pode oferecer dicas mais precisas sobre o que vai acontecer no amor naquele período de vida.

Vênus rege também o nosso estilo. E para quem está pensando numa repaginada total, esse estudo pode ser interessante. Afinal, Vênus é uma das armas que temos para atrair as pessoas para nossas vidas. E o modo como nos apresentamos, mais clássico, esporte, sensual ou irreverente, vai “chamar” parceiros e amigos em sintonia com o que estamos revelando de nós pela roupa, corte e cor de cabelos.

O mais importante é entender os seus próprios processos, conflitos, dificuldades. E quebrar com qualquer tipo de idealização, pois a vida está bem distante do que gostaríamos que ela fosse. Isso não é dito de modo negativo, pois ela pode até nos surpreender com alegrias que não esperávamos.
Uma leitora perguntou sobre a diferença entre Lua e Vênus. Bom, a Lua está mais relacionada com respostas emocionais, mais profundas e condicionadas do que Vênus. E muito do período da infância e influências da mãe sobre aquela pessoa. É possível existir inversões e você descobre que o pai nascido com Plutão conjunto ao Sol está mais associado a Lua em Escorpião do cliente do que a mãe, uma pacata libriana, sem tanta expressão na vida dele.

Uma cliente minha tem a Lua em Escorpião, signo da mãe. Nasceu numa família kardecista, com todos os membros desenvolvendo a espiritualidade e dando passes de cura. Além disso, é uma família onde “todo mundo” trabalha junto e graças a Deus têm sucesso com pequenos mercados de horti-fruti e duas lanchonetes. Minha cliente tem Vênus em Virgem, que também é o seu signo solar. Seu segundo marido é Libra com Ascendente em Virgem e se divide entre o trabalho dele em T.I. e a dedicação a uma das lanchonetes que toca com a esposa.

Um cliente libriano com Vênus em Escorpião veio se queixando da dificuldade em “segurar” dinheiro. Acaba fazendo dívidas para conseguir fazer dinheiro. Consórcios são a saída para ter sempre um compromisso em guardar e dessa forma evita aquela experiência negativa de descobrir no final do mês que não sabe para onde o dinheiro foi…

Para quem teme os movimentos retrógrados dos planetas, é bom descobrir que Jack Nicholson, além de ter Plutão conjunto ao Ascendente, possui Vênus e Marte retrógrados, Vênus em Áries e Marte em Sagitário, mas não formam aspecto. A Lua no último grau de Virgem, cúspide Libra, conjunção Juno em oposição a Saturno no último grau de Peixes, que envia trino para o Ascendente em Leão e Plutão em Câncer.

Num manual antigo de Astrologia, encontrei que Vênus em Escorpião poderia marcar os mapas dos homens que gostam de apostar dinheiro alto em jogos de azar e que gostam de mulheres caras com quem possam desfilar. Mais adiante descreve as mulheres com Vênus em Escorpião como “escravas de todos os sentidos”. Com o risco de obter heranças complicadas ou contrair doenças venéreas.

Concordo que com planetas em Escorpião ou na casa 8, ou ainda, conjuntos a Plutão, é preciso redobrar os cuidados com a chance de contaminação por doenças. Existe uma predisposição a se deixar envolver intimamente com o que é “do outro”. Mas, é também essa “permeabilidade” do elemento água que permite todo processo de cura, envolvimento, transformação e generosidade que faz com que apesar de tudo, a vida continue seguindo em frente.