Vênus em Virgem ou amor sustentável?

Postado em 1 de outubro de 2015 por Andreia Modesto

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Wikipédia

Sob a proteção de Vênus pensei em fazer um post sobre “amores sustentáveis”, mas vi na web que muitos outros já tiveram a mesma ideia que eu, embora tenham feito interpretações bem diferentes do que eu havia imaginado. A sustentabilidade está associada à capacidade de se vivenciar um processo duradouro, assegurando que os recursos de tal experiência se manterão preservados para o futuro. Um amor sustentável seria um amor sem prejuízos, sem desperdícios e por isso mesmo, sem uma futura escassez.

O que pode ser um prejuízo ou desperdício? Perder tempo comparado a família dele com a sua família. Ou criar uma tempestade em copo d’água porque o outro não lavou o prato depois da janta. Ou ainda, quem sabe pior, criar a tempestade porque o outro pediu que lavasse o prato depois da janta. Os recursos poderão se esgotar rapidamente, uma seca afetiva poderá ser prevista para os próximos meses.

Talvez os três signos do elemento terra: Touro, Virgem e Capricórnio, possam ser aqueles que mais investem em manter os relacionamentos de modo concreto. Ou seja, não estamos falando de amores que duraram 20 anos na mente e no coração de alguém sem que o outro se desse conta que era amado.

Eu ia começar a escrever sobre Vênus em Touro, mas achei melhor aproveitar que Vênus entrará em Virgem, no dia 08 de outubro e homenagear a deusa, quem sabe, caio nas suas graças.

Virgem é acusado de ser frio, sem graça, como se todos os virginianos fossem pequenos e pouco ambiciosos. Por isso fiz questão de brincar com a data de nascimento de Freddie Mercury, que não foi pequeno e menos ainda metódico, previsível ou racional.

É verdade que muitos virginianos vão se casar com o colega de trabalho. Ou, acabarão trabalhando com o parceiro afetivo. Afinal, o que pode existir de melhor do que produzir e organizar a vida a dois?

Você vai ler que Vênus em Virgem vai querer ajudar o tempo todo, se mostrando muito prestativo. Pode ser. Se for nascido em Leão com Lua em Áries e Marte no Ascendente, a coisa muda de figura. Pode ser que o amor (Vênus) se concentre no trabalho (Virgem), ou que seja vulnerável (Virgem) a doenças sexualmente transmissíveis (Vênus). E que não seja uma pessoa tão prestativa assim. Ou tão analítica e critica em relação a pessoa amada.

Virgem é sim um signo de análise e crítica. Mas nem sempre estende essa qualidade à pessoa amada. Se isso acontece, a paixão pode facilmente minguar, pois ninguém vai aguentar um parceiro ou uma parceira que estabelece um boletim de notas e vai catalogando e acompanhando o desenvolvimento do outro. Então, o casamento começou com nota 4 (vermelha) para o desempenho sexual dele que era bastante tímido, mas depois de constantes treinos, alcançou a nota 7, o que é bastante motivador. Talvez o parceiro com Vênus em Virgem ofereça algum bônus ou medalha.

Já escrevi em alguma outra postagem que Leão-Virgem-Libra-Escorpião formam, nessa ordem, a preparação para o casamento e a consumação do mesmo. Leão é o desabrochar da juventude. Virgem é a preparação para o casamento. Libra é o casamento em si. Escorpião é a consumação pela intimidade sexual. Virgem é a semente e a colheita, um signo mais próspero do que muitos imaginam.

Se Virgem pode ser descrito como “pronto para casar”, fica difícil imaginar que a frieza sexual seja uma característica do signo. É verdade que podemos encontrar um virginiano tão mental ou tão assustado com qualquer situação que fuja do seu controle, que acabará se travando sexualmente. Mas, se algumas pessoas sentem o coração bater mais forte com os olhos verdes do outro, pode ser que Virgem sinta o corpo ficar quente se o outro faz citações inteligentes ou mostra rapidez de raciocínio para resolver problemas da vida.

Julia Roberts, Catherina Zeta-Jones, Kim Kardashian, Mick Jagger, Sting, e os veteranos: Brigitte Bardot, Catherine Deneuve, Sophia Loren, Roman Polanski, Julio Iglesias, Alain Delon e Carole Bouquet possuem Vênus em Virgem. No Brasil, Malu Mader e Luana Piovani possuem Sol e Vênus em Virgem. O escritor Charles Bukowski conhecido pela literatura “underground” e comumente rotulada de pornográfica, possui Vênus em Virgem.

Para aqueles que realmente se sentem “travados” sexualmente, o trino de Plutão e a conjunção de Júpiter podem dar um empurrãozinho nos próximos meses. E há que se perguntar se esse medo da entrega se estende não somente a uma intimidade física, mas também a qualquer tipo de intimidade, intelectual, emocional e espiritual.

Conheço pessoas que não suportam a ideia de meditações ou orações em grupos. Acreditam que só conseguem se encontrar com o divino em situações de reclusão e muito foco. Outras, não conseguem dividir o processo de estudar. Estudar com outras pessoas rouba a concentração e vira uma farra, muita conversa, papos sobre qualquer assunto, menos sobre a matéria que vai cair na prova ou no concurso. Outras, além de dificuldades sexuais, não conseguem realmente se apaixonar, pois isso implica o risco de perder o controle. Apaixonar-se pode significar ficar refém do outro, conferir força ao outro. Muitos signos podem oferecer essa resistência, não somente Virgem.

Conheci alguns virginianos realmente “típicos”, compulsivos pela limpeza, pela pureza, puritanos até o último fio de cabelo. Em todos esses mapas, havia uma ênfase em Virgem e alguns deles tinham a Lua em Virgem, o que torna a expressão afetiva realmente mais difícil. E tinham também uma força muito grande de Saturno no mapa.

A questão é que existe uma grande diferença entre as pessoas. Além de se poder vibrar uma energia de muitas formas diferentes, é possível também que Vênus em Virgem possa estar relacionada com o amor aos estudos e o fato de poder se casar com um colega de faculdade, ao lado de quem estagiou. E a sexualidade ser mais expressada pelo signo regente da casa 8 ou planetas ali colocados. Ou ainda, pela expressão de Marte, mesmo que seja o mapa de uma mulher.

Enfim, se você tem Vênus em Virgem e não se sente reprimido afetivamente, ótimo. Se acredita que ainda poderia se soltar um pouco mais, se realmente deseja isso, então aproveite as influências de Plutão e Júpiter. Mas é preciso primeiro refletir sobre o fato de que vivemos numa sociedade que nos exige expressar a sensualidade o tempo todo. Além da competência profissional, temos que estar vestidos com marcas famosas e exalando sensualidade. Talvez você seja só alguém mais tímido e que precisa de um pouco mais de tempo para se soltar. E muitas pessoas poderão achar que esse jeitinho (tão raro hoje em dia) tem o maior charme!

Voltando a questão da sustentabilidade, é importante registrar duas coisas. O elemento terra, incluindo o signo de Virgem, pela paciência e valorização da confiança a dois, é o elemento que consegue realmente se esforçar para que o relacionamento seja duradouro.

Mas também é importante lembrar que o fato de saber que o relacionamento pode vir um dia a terminar, é também importante para que se invista nele com carinho. Quando algo parece conquistado para o resto da vida, as pessoas se acomodam. O ser humano precisa de um pouco de estresse para dar o melhor de si. Platão associava amor ao desejo; e associava o desejo a falta.

Ou seja, amamos o que desejamos. Desejamos o que nos falta e lutamos por isso. Por isso, em um casamento duradouro, um pouco de mistério cai bem. A impossibilidade de possuir o outro por inteiro mantém aceso o interesse e também a paixão.