VIRGEM – Previsões para 2015 – Vibração do 4 – A carta do MAGO

Postado em 31 de dezembro de 2014 por Andreia Modesto

Virginianos ansiosos e que estão sempre pensando e pensando, fazendo listas, programando e se projetando para o futuro, estão com o calendário na mão, esperando pela entrada do planeta Júpiter em Virgem no segundo semestre de 2015. Não é somente Júpiter que estará ativando a vida dos virginianos, mas o Nodo Norte também transitará para o signo de Mercúrio no segundo semestre e “quanto mais virginianos”, melhor! Curiosos, questionadores e mais inquietos do que se supõe, os virginianos podem começar a se preparar para um crescimento não somente na vida profissional e financeira, mas também intelectual e espiritual.

Durante muito tempo Virgem foi associado a minúcias e controles, identificado com o “arquivista”, aquele que cataloga, coloca etiquetas e tem uma visão estreita da vida. Já vi pessoas tentarem mudar a data de nascimento (cesárea) de um bebê para que ele viesse com o Sol em Leão ou o Sol em Libra, pelo receio de serem responsáveis pelo desenvolvimento de uma pessoa exigente demais (!?!).

Sempre que um signo “incomoda”, é preciso procurar saber se ele incomoda porque está sendo mal compreendido ou porque as qualidades que ele detém não estão muito “em moda” no mundo em que ele vive. Não é à toa que a autonomia de Áries e Capricórnio também incomoda um bocado. Virgem FAZ. E faz MUITO. E vai continuar fazendo. É a energia essencial do signo. Um virginiano mais contemplativo, com certeza precisa ter influências do signo oposto, Peixes ou muitos planetas concentrados em Libra.

Um dos grandes erros das “sinastrias” tradicionais, é que se considera que um signo nunca se afinará com o signo seguinte ou anterior. No entanto, Mercúrio e Vênus estarão com frequência num signo à frente ou atrás, o que gera simpatia e afinidades, embora os estilos possam ser diferentes. Acredito que a maior parte dos virginianos use as influências de 2015 para cuidar da saúde, estudar e ganhar um nível de projeção maior. Saturno e Plutão também pressionam o signo e “tudo será diferente” para os prestativos virginianos.

Uma das técnicas para se fazer previsões para um signo, é calcular a “Revolução Solar” daquele signo. Ou seja, procurar o momento exato da entrada do Sol naquele signo. Qual signo estará no Ascendente, qual será o signo da Lua? Onde estará o Sol, quais os aspectos formados? Quando o Sol entrar em zero grau de Virgem, a Lua estará em Sagitário, conjunção Saturno em Escorpião, na casa 3 da Revolução de Virgem. O Ascendente estará em Virgem, sendo que Juno e Mercúrio estarão em Virgem conjunção Ascendente e o mapa abre com Júpiter e Sol em Virgem na casa 12. Favorecimento para relações afetivas, carregadas de energia espiritual (pela posição de Netuno).

Mesmo considerando que muitos virginianos têm uma relação muito prática com o trabalho e são comerciantes ou empresários, acredito que um dos grandes convites para Virgem é de dar espaço para os estudos visando uma satisfação pessoal além da aplicação imediata no cotidiano de trabalho. Mesmo que seja para aprender um idioma que gosta ou se dividir entre vários cursos, alguns mais práticos e outros simplesmente para passar algum tempo absorvendo conhecimentos que realmente lhe tocam.

A Revolução Solar de Virgem entre 2014 e 2015, tem o Ascendente em Gêmeos e Júpiter conjunto a Leão na casa 2. Então, já existe desde agora, um convite à valorização de si mesmo, pois o produtivo virginiano nem sempre é muito vaidoso do seu poder de “fazer”. As orientações ficam por conta de encontrar um tempinho maior para o lazer. Cabe a Plutão e Netuno lembrarem a Virgem que ele não é feito de ferro. Favorecimento para melhora financeira e viagens, mesmo num cenário mundial de crise e prognósticos negativos. Virgem consegue ter jogo de cintura e encontra saídas para uma realização pessoal e profissional maior.

Virgem está se tornando mais sensível e tendo menos medo de mostrar essa sensibilidade. A intuição e as paixões ganham espaço no cotidiano virginiano. O tempero dá um resultado surpreendente e muitos virginianos poderão receber prêmios ou promoções.

No cenário de Mercúrio, não é possível escolher outra carta que não seja o MAGO. O Mercúrio de Virgem, mais terreno, mais funcional, mais focado do que o Mercúrio de  Gêmeos. E que teria também, segundo alguns astrólogos, a regência de Quíron, embora Sagitário também reivindique essa energia. Com Quíron e Netuno em Peixes, o desafio maior parece ser a saúde e o relaxamento, o que nem sempre seduz Virgem. Signo físico e mental, só precisa reconhecer que não pode funcionar como uma máquina. Já conheci virginianos que descansavam a mente e o corpo fazendo algum trabalho mecânico e manual, que não exigia muita atenção. Cuidar da saúde é a chave para conseguir dar conta de todas as atividades de 2015. Corpo são, mente motivada, corpo vigoroso, viagens, estudos, amigos, dinheiro, sucesso…

As limitações e o foco que o número 4 acumula, são perfeitos para definir Virgem. Um signo capaz de enxergar a árvore na floresta, mas que consegue também ter um poder de síntese e crítica que agrega a todos novas informações e novas percepções sobre a vida. Num nível mais amplo, o segundo semestre de 2015 promete ser uma fase de descobertas importantes na ciência e tecnologia. Mas é preciso que a influência de Netuno possa representar uma reflexão mais profunda sobre tudo o que nos acontece nesse mundo acelerado onde a rapidez e os meios de comunicação se tornaram mais relevantes do que o conteúdo e a qualidade do pensamento.

Nem sempre a juventude mostra um vocabulário rico e capaz de traduzir o que pensam ou sentem. Não é raro que numa consulta astrológica eu tenha que completar a frase ou avaliar uma determinada palavra que não traduz exatamente o que o meu cliente quer dizer. Nesse sentido, Virgem pode ter um grande papel no mundo em que vivemos. Consegue ser didático e viajar (sem tirar os dois pés do chão), procurando soluções, criando, inventando, testando, “fuçando”, até alcançar o ponto de satisfação que almeja.

Virgem precisa aprender a brincar e relaxar um pouco mais. Mas sabemos que o trabalho muitas vezes é a sua maior fonte de prazer e que vai continuar colorindo o mundo com suas ideias e palavras. Os outros signos agradecem.

*escolhi uma representação de uma alquimista, para não repetir outra carta de Tarot, lembrando que o MAGO é sempre aquele que transforma o chumbo em ouro, ou, numa linguagem mais moderna e banal, faz do limãozinho seco uma limonada deliciosa; além disso, é uma representação feminina, lembrando que Virgem é masculino e feminino, pois embora mental (masculino), tem sua representação na fertilidade da terra (feminino). A imagem é bastante simbólica, mas com Netuno, a imaginação funciona e não é preciso colocar homens barbudos debruçados em mesas antigas e cheias de tubos de ensaio.