Cada fase de vida tem seus desafios. Se é pesado estudar muito e se preparar para ocupar um lugar no mundo material através do trabalho, a fase de aposentadoria também pode simbolizar o vazio e a perda da potência. Não existe fase positiva ou negativa, tudo dependendo do sentido que damos a cada experiência vivida.
Desde que exista um envolvimento de corpo e alma, qualquer fase pode ser atravessada e “aprendida” de modo positivo. Já atendi pessoas que atravessaram problemas seríssimos de saúde e bastante limitadores, com mais bom humor e sabedoria do que outros que atravessavam problemas aparentemente menores como lidar um par profissional antipático ou um chefe inseguro – já que a própria vida ali não estava em questão.
Tudo depende da maturidade e vontade de viver o que é preciso viver, pois não é possível fugir da vida e das suas lições e desafios.Embora muitas pessoas sonhem com uma vida “tranquila”, a grande maioria começa a sofrer de tédio assim que os desafios se tornam menores ou desaparecem. Não é nossa “vocação” viver o dia a dia sem perspectivas novas e mais estimulantes. Dizem que o mar tranquilo não forma bons marinheiros. Dizem também que felicidade não é a ausência de problemas, mas a habilidade em lidar com eles.
2020 será um ano de desafios para a maior parte das pessoas. Os planetas colocados em Capricórnio vão exigir comprometimento, responsabilidade, consciência e ação planejada. Não vai dar para fingir que não se está vendo o problema. É possível que muitas pessoas cheguem ao final de 2020 acreditando que o ano foi muito mais leve do que haviam pensado. Porque os aspectos individuais, como uma progressão de Vênus-Plutão ou um trânsito individual de Urano sobre Marte de nascimento podem ser muito mais difíceis do que a pressão de Júpiter-Saturno-Plutão em Capricórnio – e podem ocorrer em qualquer fase da vida.
Mas, de qualquer modo, o convite que 2020 fará a todos os que vivem nesse planeta é de “serem maiores”. Essa expressão não implica necessariamente mais sucesso ou dinheiro, mas pede o desenvolvimento de uma firmeza interior e uma colocação mais clara e objetiva em relação a todos os assuntos da vida.
Aqueles que têm arrastado a adolescência até muito tarde, chegando perto dos 40 anos ainda sem grandes definições profissionais e dependendo do apoio dos outros, poderão usar as influências de 2020 para colocar o pé no mundo “dos adultos” e descobrir a alegria de poder gerenciar a própria vida e quem sabe, descobrir ainda uma alegria maior: oferecer coisas boas à vida, ao invés de ficar esperando que caiam do céu ou do bolso do avô.