Skip links

2025 Planetas Retrógrados no ElementoFogo

Planetas retrógrados em 2025. Na virada do ano Mercúrio R em Sagitário e Marte R em Leão. Em março-abril de 2025, Mercúrio R e Vênus R em Áries. Elemento fogo.

Vamos brindar à chegada de 2025 com dois planetas “pessoais” retrógrados no elemento fogo. Mercúrio em Sagitário e Marte em Leão. Marte é um planeta que aparece A PARTIR da Terra na direção do infinito.

Não faz parte dos planetas “entre Sol e Terra” que podem ser considerados por muitos astrólogos como “perigosos” por poderem representar ilusões. Mas, na prática, Marte é o planeta que ajuda a afirmar a nossa identidade e a colocar a nossa energia no mundo, procurando conquistar nosso espaço.

Podemos associar o elemento fogo e a energia do planeta Marte a:

identidade

liderança

comando

iniciativa

conquista

coragem

brilho

criatividade

Talvez a melhor palavra seja “ação”, pois o zodíaco começa em Áries e a partir dali se desenvolve. Movimento é outra palavra básica de Áries-Marte, assim como “inspiração”.

O problema não é Marte retrógrado e nem Marte em Leão ou retornando ao signo de Câncer nos primeiros dias de Janeiro 2025. Mas a oposição a Plutão pode ser belicosa, gerando brigas, rupturas, guerras internas, guerras com outras pessoas e conflitos coletivos.

Mercúrio retrógrado em Sagitário, pela oposição a Júpiter em Gêmeos e recebendo quadratura de Netuno e Saturno, pensa, repensa, lê e volta a reler, observa e faz um contraponto com Marte. Sagitário é também um signo de expansão, mas com uma capacidade de estratégia que Áries (Marte) não possui.

O positivo do aspecto Plutão-Marte é a possibilidade de se romper com relacionamentos ou situações desgastadas e rapidamente dar início a algo novo e surpreendente! Topar exercer a liderança na família, suportar tensões e começar o que se está enrolando para começar há anos ou pelo menos, meses.

Não imagine que quem tem Plutão-Marte no mapa está condenado a explosões constantes internas ou externas. Tive uma cliente que num “Trânsito” de Plutão em trígono com Sol e Marte (que estava conjunto ao Sol) perdeu parte do braço na explosão de fogos de artifícios. Foi a partir daí que comecei a desconfiar da teoria de que todo trígono é muito bom…veja quem está do outro lado do aspecto!

Mas, Michelângelo, Gandhi, Jared Leto e a doce atriz Juliette Binoche possuem o aspecto de Plutão em oposição a Marte, o que pode gerar uma força de vontade imensa para “conquistar o seu espaço no mundo e lutar pela sua identidade”. No caso de Michelangelo, uma identidade artística eternalizada e no caso de Gandhi, a identidade de seu país.

Michael Jordan possui Marte retrógrado em Leão em oposição a Saturno em Aquário, sendo ele próprio nascido com Sol em Aquário. Julianne Moore e Diane Keaton possuem Marte retrógrado em Câncer, assim como Kenneth Branagh, que, nascido com Sol em Sagitário, usa seu Marte retrógrado em Câncer com uma filmografia sobre sua infância na Irlanda do Norte ou filma o sucesso pronto de Shakespeare e Agatha Christie.

Já publiquei que Tina Turner tem Mercúrio R em Sagitário e antes de abordar Vênus em Áries Retrógrado, é bom dizer que Eddie Murphy, Jack Nicholson e Audrey Hepburn também receberam Vênus R em Áries no mapa, tendo Audrey Hepburn expressado essa Vênus como símbolo de um feminino sofisticado como o seu Sol em Touro exige.

Vênus em Áries não é considerado um posicionamento fácil na Astrologia Tradicional e ainda menos Retrógrado. Mas, é sempre preciso considerar os contextos. POSITIVAMENTE, o que se pode pensar a respeito da abertura do ano de 2025 é que teremos um convite a expressar a nossa individualidade no mundo em que vivemos, usando nossa ação diante dos obstáculos e desafios. Nosso “herói” se motivará para ocupar seu espaço por merecimento, sem precisar da sorte.

Mas, também existe o apelo para que esse herói abra a janela e olhe para o que acontece ao seu redor. O Nodo Norte em Áries fortaleceu a vontade, mas em 29 de janeiro, entrará em Peixes, mesmo dia em que Netuno retoma o movimento direto, Lua Nova em Aquário (Ano da Serpente no Horóscopo Chinês) e Netuno conjunto a Vênus. Uffa, parece que tudo começa em 29 de janeiro!

É importante cultivar os cuidados com si mesmo, ganhar musculatura para evitar a osteoporose e as quedas, pular, correr, se movimentar como a labareda animada. A chama da vela, o calor da fogueira. Mas, é preciso evitar queimar os outros ou se consumir na própria história.

Nossa história é única, original e ao mesmo tempo banal. Nossa história é a mesma de muitas outras pessoas que enfrentaram seus dragões como nós. Venceram as mesmas doenças, rejeições, perdas e rupturas.

O contexto do século XXI é o contexto de Aquário e a conexão com o Todo ao seu redor inclui perceber o outro e entender que uma das melhores maneiras de curar a sua dor é poder evitar que outros sofram pelos mesmos motivos que você sofreu. Coloque sua luz, calor e energia para os outros. Desperte e faça os outros despertarem também.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.