Skip links

2020 – Dicas para viver o novo ano

“Padrões recorrentes de comportamento” ou “respostas condicionadas” são hábitos difíceis de resolver, porque na maioria das vezes acontecem sem uma consciência de que mais uma vez vamos cair no buraco, que diferentemente do buraco de Alice no País das Maravilhas, não vai levar a nenhum lugar encantado.

Vai ser mais um homem casado, mais uma relação abusiva, mais um sócio esperto demais, mais um chefe despreparado que se apropria de nossas ideias. Ou, quem sabe, depois de quarenta dias num regime austero que nos fez perder 5 quilos, passamos um final de semana devorando todos os bombons e tramando contra nós mesmos. Ou ainda, mais um curso que você larga no meio do caminho e não entrega a tese.

Final de ano e abertura de novo ano não é exatamente o momento ideal para dar um primeiro passo aqui. Porque resolver concretamente tudo isso dá bastante trabalho e pode ser melhor aproveitar os feriados debaixo do sol descobrindo uma cidade nova. Ou, ainda, apressando o passo para resolver alguma pendência financeira do ano que se vai.

2020 será um ano de tomada de consciência, tomada de decisão e mudança de comportamento. Ano de crescimento, limites, responsabilidades e construção ou reconstrução em novas bases. Para quem quer cortar de vez com a tendência a se prejudicar por conta própria atraindo ou criando-provocando seu próprio mal, será o ano perfeito.

Ok, a vida passou por cima de mim, mas sobrevivi e posso viver de uma outra maneira, desde que eu realmente deseje trilhar uma nova direção e fazer mais por mim mesmo. Perfeito. Não há tijolinho capricorniano que não vá ajudar nessa nova construção.

Mas, uma coisa que citei num dos vídeos do YouTube e acho muito importante para qualquer signo, é se perguntar: o que mais posso dar a vida? Dar à vida pode ser muito mais gratificante do que receber. É ótimo receber, maravilhoso, somar, agregar, ter a boa surpresa de que outros se importaram conosco.

Mas doar à vida pode ser uma atitude muito mais valiosa para cada um de nós e para quem recebe. Todos nos sofremos e todos nós fazemos sofrer. Mesmo sem perceber podemos magoar, esquecer ou ferir. Porque nem havia consciência de que o outro poderia sentir de um modo tão profundo o que para nós era uma desculpa ou comentário banal.

O que me parece que 2020 e também 2021 e 2022 poderão trazer é uma mudança de foco. Ok, tomo consciência, tomo decisão e mudo a direção. Não é processo rápido ou fácil, mas vou tentar. Pode ser que precise demolir toda a casa construída até agora para começar a sedimentar um novo terreno. Não importa.

Não é o trabalho, o compromisso ou a motivação que nos deprime ou nos faz entrar em pânico. É o vazio de ficar esperando que outros ou as estrelas consertem o que só nós mesmos vamos conseguir consertar ou, ainda, começar…

2020 não vai ser um ano com espaço para a preguiça. Ou para jogar para debaixo do tapete o que incomoda. Vai ser um ano de confrontação com aquilo que chamamos “mundo adulto”.

É um mundo bem interessante, que oferece potência, capacidade de realização individual e em grupo, expansão e liberdade de braços dados com a responsabilidade. Não importa o que você precise mudar. 2020 será perfeito para sua construção ou reconstrução. Muito trabalho, desafio e suor, e por isso mesmo, muita gratificação.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.