Começamos o mês de fevereiro com a Lua Crescente em Touro no dia 1, sábado, 22 horas 43 minutos. Aquário, signo de tecnologia, futuro e racionalidade, em aspecto de crescimento com a Lua em Touro, signo da terra, das sementes e frutos que nos alimentam e do conforto do corpo no plano material.
No dia 3 de fevereiro, Mercúrio entra no signo de Peixes, se aproximando de Netuno, o que mexe com todos nós, não somente nos deixando mais intuitivos e sensíveis, mas aflorando anseios que vão além da realização no plano material.
*no dia 16 de fevereiro, Mercúrio entrará em movimento Retrógrado – não entre em pânico, pois sua função será nos fazer rever relacionamentos, perdão, reconstrução de vínculos, assim como nos fazer rever nossos caminhos filosóficos e espirituais; nesse mesmo dia Marte entrará em Capricórnio em trino com Urano e nos pedirá um movimento para a frente com energia e firmeza, mas aqui, pouco tempo a ver com questões muito subjetivas. Marte entrando em Capricórnio nos pedirá definições dentro do âmbito profissional e familiar, com ENERGIA. Mudar de emprego? Assumir uma postura mais firme diante do chefe? Pedir novas funções mais dinâmicas e motivadoras dentro da empresa? Ter um pouco mais de tempo para a família, ou o contrário: afastar-se um pouco porque a família acaba invadindo e dispersando nossas metas. Um dia muito rico.
O planeta retrógrado faz um movimento para trás. Ele pede REFLEXÃO e um olhar mais demorado sobre um determinado tema de sua vida. Num mundo em que REFLEXÃO e OLHAR DEMORADO são raros, as pessoas temem e inventam coisas. É um aspecto comum nos mapas de escritores. Hillary Clinton e Chelsea Clinton possuem Mercúrio R e acabaram de lançar um livro juntas.
Não podemos carregar para o Terceiro Milênio as superstições e medos do homem das cavernas. Se a Astrologia vai gerar medo ou vai paralisar você, procure outro meio de autoconhecimento, pois o céu está aí para nos iluminar e guiar e não para se tornar um pesadelo.
Dia 7, Vênus entrará no signo de Áries, o que não é considerado um bom aspecto para Vênus, mas pode ajudar aqueles que precisam empinar um pouco o nariz e tomar decisões de modo independente das outras pessoas. Dentro da gangorra dos relacionamentos pode ser um posicionamento que ajuda a encontrar o equilíbrio. TUDO DEPENDE DO CONTEXTO. Vênus em Áries pode ser o símbolo de ponto de equilíbrio num mapa em que a maior parte dos planetas mostra uma tendência a se anular nas relações. Quando um planeta é considerado “negativo” numa determinada posição, é porque a “natureza desse planeta” não se afina com a natureza do signo. Então, Sol em Libra é considerado um posicionamento “fraco”, pois o brilho e o vigor do Sol estão no signo “do outro”. Assim como Mercúrio em Sagitário ou em Touro, já que em teoria essas posições de Mercúrio não deveriam “funcionar” tão bem quanto um Mercúrio em Gêmeos ou Aquário.
Importante registrar que quando Vênus entrar em Áries, se encontrará em conjunção com Quíron e poderá trazer à tona questões de autoestima, autoconfiança, necessidade de empinar um pouco mais o nariz para se colocar no mundo, o que não significa passar por cima das outras pessoas, mas o ocupar o seu espaço sem medos!
Lunações de fevereiro de 2020:
O mês que começou com a Lua Crescente em Touro, símbolo de prosperidade, tem outro céu maravilhoso em 09 de fevereiro, Lua Cheia em Leão, 4h34 da madrugada. Você pode pedir pela proteção dos filhos, pela encomenda dos filhos e pode refletir sobre o seu papel na comunidade em que vive (Aquário) e suas demandas mais individuais (Leão). O IDEAL É 6 HORAS DA MANHÃ, SOL NO ASCENDENTE. Depois da Lua Cheia formada. Melhor do que acordar de madrugada. Se perder a hora da meditação, faça 6 – meio-dia – 18 e meia-noite. Pedir para atrair um pouco de sorte e obter reconhecimento por seus talentos de modo natural. Proteção para boas amizades.
No Minguante, 15 de fevereiro, 17h17, Lua em Escorpião, peça para SE LIVRAR de companhias falsas e peça para conseguir ter um estilo de vida mais simples, mais fácil, se liberando de vícios ou de tendências-hábitos que não consegue se liberar muito fácil. Pode ser o excesso de café, o sedentarismo, o exagero com o açúcar, algumas companhias fúteis ou superficiais, ou exigências que você faça a si mesmo e que sejam exigências que você invente para você – talvez resquícios das exigências dos pais.
A Lua Nova em Peixes será no dia 23 de fevereiro, meio-dia trinta e três minutos. Sol, Lua, Mercúrio R e Netuno em Peixes. Júpiter quadratura Vênus. Marte conjunto ao Nodo Lunar Sul. Uma Lua de limpeza, purificação espiritual, início de ciclo novo em todos os sentidos porque é interna, profunda, verdadeira. “Lavar a alma”, não no sentido de se expor e dizer coisas agressivas, mas no sentido de jogar fora, abrir mão de vez, virar a página, não importa qual a questão ou setor da vida.
LUA DA SAÚDE – Virgem e Peixes são os dois principais signos da saúde. Então, nesse momento é perfeito para mais uma vez buscar uma nova maneira de cuidar da saúde, SEMPRE evitando comer bobagens e contaminar o corpo e/ou a mente com o que não faz bem. ELIMINAÇÃO. PUREZA. Respeito aos limites do corpo, respiração e o ideal é fazer a meditação pedindo saúde e bem estar de corpo e de alma nesse momento mesmo onde 4 planetas se reúnem em Peixes – capacidade de perdoar e esquecer.
Júpiter e Saturno em quadratura com Vênus indicam que muitas vezes em função da estética podemos sacrificar a saúde e que isso não deve acontecer. Do mesmo modo, indicam que relacionamentos tóxicos, sejam dentro do ambiente de trabalho ou n vida pessoal, podem nos fazer adoecer.
Marte em Capricórnio em conjunção com o Nodo Lunar Sul representa o aflorar de pensamentos ou lembranças de questões de karma e crescimento pessoal que precisam ser trabalhadas com afinco. Sobretudo questões de “responsabilidades” que devemos assumir em relação a nós mesmos e a outras pessoas ao nosso redor.
Começar projetos relacionados com respiração, yoga, início de terapia, curso de fotografia, algum hobby novo. DIA POSITIVO PARA FAZER SILÊNCIO! Tentar resguardar ao máximo o poder da palavra, concentrar energias na força do pensamento (Netuno) e na força de vontade (Marte em Capricórnio).
O mês começa com Netuno conjunto Vênus e Marte em Sagitário quadratura Netuno. E Mercúrio ficará conjunto a Netuno mais ou menos de 9 de fevereiro a 23 de fevereiro. Então, a grande energia do mês é mesmo de Peixes-Netuno, o último signo do zodíaco, preparando a abertura do ano zodiacal em 20 de março com a entrada do Sol em Áries.
Perdoar, esquecer, deletar, tirar da cabeça, entregar para Deus, não deixar que ressentimentos atrapalhem o seu desenvolvimento, perdendo tempo com o que não tem resposta ou solução. MAS, sem deixar de cumprir com as obrigações do mundo material, já que Júpiter, Plutão e Saturno estarão conjuntos no final do mês, atuando entre 18 e 24 graus do signo de Capricórnio. Os capricornianos nascidos no início do signo recebem muito mais a influência de Urano e não dessa energia tripla em Capricórnio, embora sintam “respingos”, já que os planetas atuam sobre o signo que é o gerador de luz, energia e vitalidade.
A entrada do Sol em Peixes acontecerá no dia 20 de fevereiro, em torno de 1h50 da madrugada. Lua em Capricórnio, Marte em trino com Urano. Equilíbrio entre o mundo espiritual e o mundo material. Aceitação das limitações da vida (Capricórnio) e das obrigações que temos para com nós mesmos e com as outras pessoas, mas também espaço e tempo para as práticas espirituais, ou pelo menos, atividades que alimentem o nosso espírito no sentido mais profundo no contato com as artes ou a música, por exemplo. É mais ou menos o equilíbrio entre a cigarra e a formiga, pois em uma das versões da lenda, a formiga ao invés de bater a porta na cara da cigarra, acolhe a cigarra e confessa que o seu canto a ajudou muito a superar os momentos difíceis de trabalho enquanto guardava alimentos para o inverno.
O que Capricórnio e Peixes têm em comum? A capacidade de se sacrificar pelas outras pessoas, colocando o bem estar da família ou o conforto de seus parentes acima de tudo. De maneiras diferentes e talvez por razões diferentes. São signos que sabem se preservar bastante, se resguardar e que não raro abrem mão de projetos pessoais para que possam permitir pelo seu apoio financeiro (Capricórnio), como pelo seu apoio emocional e total dedicação (Peixes), que outras pessoas possam encontrar o seu espaço no mundo.