“Até você se tornar consciente, o inconsciente irá dirigir sua vida e você vai chamá–lo destino…” Jung
Não pense que Jung está tratando de um tema raro ou que não acontece no cotidiano. Coisas “simples” revelam o que está realmente acontecendo dentro de alguém. Não é raro que ao me dar os dados do namorado atual e do ex-namorado, minha cliente se engane e troque as datas. Isso vai acontecer se o tal do “ex” está mal arrumado na mente e no coração dela e as coisas se misturam no email ou na mensagem do whats porque estão realmente misturadas.
Mas o tema da “sombra” pode ser abordado de forma individual, dentro do mapa astral. O que não gostaríamos de ser, sentir ou pensar. Saturno, Plutão, Urano e Netuno – e o conceito de Sombra na Astrologia. Tradicionalmente, é Saturno o símbolo da Sombra na Astrologia. Mas os três outros planetas podem fazer o mesmo papel no mapa astral.
Quando um padre, um guru espiritual ou um pastor são revelados como abusadores ou corruptos, é a sombra deles que se manifesta, pois quanto maior a luz, maior a sombra.
Hans Christian Andersen tem um conto maravilhoso chamado A SOMBRA. Um escritor foge para um lugar tranquilo e ensolarado para tentar escrever um livro sobre Filosofia. Num dia, irritado pelo calor terrível, vê sua sombra projetada no chão, xinga e exige que ela vá embora. Ela vai, e volta anos depois para tomar o lugar no escritor e filósofo que “vivia num mundo protegido de ideias”. A sombra se humanizou, tomou a forma do homem comum, o que significa que conheceu o bem e o mal e reconquista não só o seu espaço, como consegue que o escritor seja eternamente preso num calabouço frio e escuro. Ah! A sombra, que é um ser masculino (a sombra do escritor), sedutora e interessante, rica e articulada, que ganha a mão e o coração da princesa…O texto de Andersen está disponível na web para quem quiser ler.
O que interessa aqui, é que quando você nega o que você sente e joga para debaixo do tapete, “aquilo” vira um bicho-papão que vai engolir você. A aceitação do nosso lado mais misterioso, e pouco glamouroso não é fácil. Não faz pose no Instagram. Todo mundo conhece o próprio Ascendente (o ponto mais projetado para fora do mapa/o cartão de visitas), mas ninguém sabe e nem pergunta “Onde está o seu Saturno?” e “Seu Plutão faz aspectos com o Sol?”.
Os planetas “transpessoais”, Urano, Netuno e Plutão também podem fazer o papel da Sombra, já que podem representar o desconhecido, o inconsciente, aquilo que não é facilmente dominado.
Lembro de um conto de fadas bem antigo onde duas irmãs faziam o jogo de luz e sombra. Uma delas, quando falava, fazia jorrar flores lindas e perfumadas de sua boca. A outra fazia jorrar espinhos, pedras, cobras e outros bichos peçonhentos. Eram os dois lados de um mesmo ser.
O processo de integração da personalidade pressupõe o reconhecimento e a integração do lado luz e do lado sombra. Se só existe a forte luz do sol, você poderá ficar cego. Não é um processo fácil, mas nada é fácil nessa vida. A sombra se manifesta muito através de sonhos noturnos, quando você se vê realizando determinados atos que jamais realizaria na vida ou tendo desejos inadmissíveis quando está acordado (a). São recados do mundo de dentro, não importa se é a cobiça, a gula, a inveja ou algum outro “pecado”. Não existe apenas o lado negativo da sombra. Ela mostra uma tendência que deve ser equilibrada e dessa forma construir uma personalidade integrada e plena.