Skip links

Parte 2 – continuação – Nodo Norte em Gêmeos, Vênus em Gêmeos, importância de Mercúrio em 2020-2021: Planetas do elemento AR

Então, tanta influência em Mercúrio poderá nos ensinar o prazer de ajudar, de ensinar, de instruir, de orientar. É possível que na quarentena, muitas pessoas não tenha apenas lido mais livros ou estudado inglês ou espanhol, mas que tenham também começado a ESCREVER sobre elas mesmas, sobre o tema de seus trabalhos ou quem sabe, uma ficção ou poemas!

Escrever, pintar, desenhar, dançar, ouvir mais música, enfim, absorver informações e também conseguir “colocar para o mundo” suas próprias ideias e ideais.

Quando se analisa um eixo de Nodos Lunares, não existe a necessidade de negar o Nodo Lunar Sul. Ao contrário, é preciso apenas “aparar as arestas”. Sagitário é um signo de VERDADE. Os fanáticos religiosos são sempre marcados por grandes influências de Júpiter e Netuno.

Se alguém tem certeza que “a verdade está com ele”, corra dessa pessoa. A rigidez mental é que deve ser evitada. Sagitário é um signo de justiça e é preciso que exista justiça, valores éticos e a busca da verdade. Mas isso não pode ocorrer de modo autoritário e cruel. TODO SIGNO tem seu lado positivo e negativo.

Gêmeos é um signo mal interpretado porque todos adoram reduzi-lo a um signo superficial, frívolo e falso. Todas as interpretações que encontrei de Vênus em Gêmeos eram típicas de revistas para meninas adolescentes, como se a única tradução possível fosse: “um amor da mesma idade e com os mesmos interesses”, ou “o coração dividido entre dois amores”.

Na Mitologia Grega, Hermes e Afrodite se davam muito bem. O que equivale dizer que na Mitologia Romana, Mercúrio e Vênus eram mais do que bons amigos. Talvez possamos nos sofisticar um pouco mais na busca de conhecimentos e sermos mais exigentes sobre o que lemos. Para mim é grotesco que ao lado da notícia do número de mortes e da falta de leitos em algum estado do Brasil, apareça também a foto do sutiã que a mãe do cantor sertanejo deixou aparecer durante um show.

Deve ser engraçado, mas me parece muito trágico que esse tipo de informação ainda traga leitores para um site. Enfim, o eixo Sagitário-Gêmeos é um eixo de locomoção/movimento, um eixo de conhecimento prático/teórico, um eixo de pensamento/palavra. Temos metas e verdades (Sagitário) e precisamos comunica-las ao mundo (Gêmeos), sem agressividade e considerando que outras pessoas possam pensar de modo diferente.

É possível que esse eixo traga a diminuição das polarizações Fla-Flu ou Corinthians-Palmeiras. Isso vale também para as questões políticas no mundo todo e, sobretudo, aqui no Brasil. Gêmeos é “polite”, sabe dizer: “por favor, com licença, obrigada, desculpe”.

Num outro nível, poderá exigir que todos valorizem muito mais o conhecimento técnico, o que não existe no Brasil. Aqui, a “formação intelectual-profissional” de um adolescente leva muuuuuito tempo, muuuuuita paciência e muuuuuito investimento financeiro.

São três anos de colegial ou segundo grau (Clássico-Científico no meu tempo), quatro ou cinco anos de faculdade e mais um ano e meio ou dois anos de pós-graduação. Não existe nenhuma valorização do curso técnico-profissionalizante, como existe em países como a Alemanha.

É possível que descubram que o melhor remédio para uma geração que chega aos 30 anos sem saber o que vai fazer da vida ou na vida, seja ter uma experiência concreta, aos 16 anos, com o estudo profissionalizante que a torna capaz de ganhar o seu próprio dinheiro e já começar a ocupar um lugar no mundo, se dando a chance de testar se gosta mesmo de Enfermagem ou outra área da saúde, se vai mesmo para a programação de dados ou se o caminho será a administração.

Tentando falar sobre Vênus em Gêmeos, seja retrógado ou não, é impressionante a lista de pessoas realmente charmosas, começando por Jennifer Lopez, passando por Adèle e Gisele Bündchen, Tom Hanks, David Beckham, Uma Thurman, Jackie Onassis…

Mas, é bastante possível que vários cientistas, pesquisadores e autores tenham também Vênus (amor) em Gêmeos (conhecimento concreto). Saber ouvir, saber falar, saber interagir, ter conhecimento de algumas regras de etiqueta e de “preparo” para o lugar que se ocupa no mundo.

Mercúrio é a CURIOSIDADE. Devemos ser curiosos, fuçar, procurar, não devemos nos contentar em sentar na televisão e engolir e aceitar tudo. A Internet possibilita correr o mundo sem sair do quarto. Aprender idiomas e conversar com “gringos” sem gastar muito. A curiosidade empurra o ser humano para a frente.

São vários os mitos em que a curiosidade trouxe o desenvolvimento para todos. Não é raro que uma palavra de um amigo ou uma dica que parece banal e cotidiana possa nos inspirar a buscar em sites ou livros algo mais sobre aquele tema.

Com Mercúrio pensamos junto com os outros e pensamos sozinhos também, pois é ele, regente de Gêmeos e Virgem, quem nos dá o “espírito crítico”. Enquanto Sagitário engole “o que o mestre falou”, Mercúrio pergunta ao mestre de onde foi que ele tirou tal verdade e ainda vai mais longe na ousadia: – “Mestre, será que o seu pensamento não está muito antigo?”.

Muitos geminianos e aquarianos são autodidatas. Não sentaram em carteiras de escola e criaram seus próprios métodos de estudo e acabaram por se tornar uma referência dentro do que faziam. Sagitário é o Mestre que se apoia em livros e teorias. Mercúrio é o eterno estudante, que sabe que não existe nada que substitua o que se aprende na relação direta com a vida (Goethe).

“Se a educação deve sempre ser concebida segundo as mesmas linhas antiquadas de uma mera transmissão de conhecimento, pouco se espera dela para melhorar o futuro do homem. Pois qual é a utilidade de transmitir conhecimento se o desenvolvimento total do indivíduo ficar para trás?” – Maria Montessori

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.