Skip links

Julho até 20 de julho, Lua Nova em Câncer (segunda Lua Nova em Câncer do ano)

Fechamos o mês de junho com a entrada de Marte em Áries e a expectativa de mais um eclipse finalizando a “estação dos eclipses”, o que tem chamado a atenção para a polaridade Sol-Lua, masculino-feminino, a necessidade de integrar os opostos dentro de nós e na sociedade em que vivemos.

Brancos, negros, pardos, indianos, muçulmanos, judeus, e todos os que podemos chamar de “seres humanos”, de todas as cores, tamanhos, estilos e origens. Integrados, juntos, suportando e torcendo para a cura do coronavírus, a cura do planeta e a cura individual de todos nós.

A integração do Sol e da Lua pode começar a ser explanada pela integração dos casais, a comunhão e os propósitos de vida afinados.

O que temos visto é que o confinamento tem trazido à tona a agressividade, a pouca paciência, as dificuldades do convívio. Não para todos os casais, mas para boa parte deles. É uma prova, um teste sem tamanho para muitos que só se viam realmente nos finais de semana ou diariamente tarde da noite. Muitas vezes assisti a términos de relação afetiva que não resistiram aos doze mágicos dias dentro de um cruzeiro no Caribe ou nos mares mais azuis da Grécia. O que parecia o céu para os pombinhos, tornou-se uma experiência insuportável pelo pouco espaço físico a dividir, ainda que pago como a viagem dos sonhos.

Mercúrio vai retomar o movimento direto no dia 12 e teremos uma contradição: enquanto o Nodo Lunar Norte em Gêmeos e Vênus em Gêmeos pedem compreensão e consideração pelo pensamento “do outro”, Marte em quadratura com Mercúrio pode tensionar ainda mais a troca de palavras, sobretudo, se a escuta for “subjetiva”, ouvindo ou supondo o que não foi dito e reagindo de modo muito rápido, emocional e afiado. Sobre as notícias divulgadas na mídia, vai continuar a dificuldade em saber onde está a verdade. Quem rege essa questão é Netuno, trino Sol ou quadratura Nodo Lunar Norte.

Saturno retorna a Capricórnio e teremos no dia 20 de julho, às 14 horas 33 minutos, um céu dos mais especiais que já analisei em toda minha vida. Sol e Lua conjuntos na segunda Lua Nova em Câncer do ano, recebendo oposição de Júpiter, Saturno e Plutão retrógrados em Capricórnio. A velha ordem esperneia, mas desmorona. A tensão entre aqueles que governam de modo antigo (Capricórnio) e as novas necessidades do povo (Câncer) continuam se revelando.

É a segunda Lua Nova do ano em Câncer, signo do lar, família, povo, comunidade, cidade, país, planeta. O Ascendente na formação da Lua Nova estará em Sagitário e o Nodo Sul em Sagitário, procurando a justiça e a verdade, mas equilibrando o respeito pela opinião das outras pessoas. Um fio de 180 graus muito fino, que frequentemente arrebenta.

Ainda nessa formação de Lua Nova no dia 20 de julho, encerrando o ciclo de Câncer, Marte, Lilith e Quíron em Áries. Mercúrio direto em Câncer recebe quadratura de Marte e Netuno quadratura Vênus em Gêmeos. O bom aspecto entre Urano e Mercúrio não vai ajudar os ânimos a se exaltarem menos. Mas, acredito que sempre possam existir boas traduções.

Em algumas situações individuais, ou familiares, a verdade sobre questões específicas poderá vir à tona e obrigar aquelas pessoas a enfrentarem o assunto e discuti-lo abertamente, ainda que de modo acalorado. É melhor do que continuar empurrando para debaixo do tapete. A relação entre irmãos também pode sofrer um pouco. E podem existir discussões sobre “quem deve cuidar mais do pai e da mãe”, com critérios estabelecidos por eles mesmos.

Se ainda existir uma quarentena muito rígida (o que considero possível), as pessoas estarão ainda mais “sufocadas”, mas talvez consigam mudar para um espaço maior, o que já está acontecendo com muitos clientes meus que “fugiram” para casas em aluguéis de temporada para que possam pelo menos relaxar no sol ou na chuva, num quintalzinho verde que também dá espaço para as crianças se divertirem mais.

Na Lua Minguante de 12 de julho, Lua em Áries quadratura Sol. Além dos aspectos que o Sol em Câncer recebe de Plutão-Saturno-Júpiter em oposição, Netuno envia um trino para o Sol. Tensão, um dado de sacrifício ainda, consciência (Saturno-Sol), mas muita sensibilidade à flor da pele. E, para quem pode: cursos de Yoga, Meditação, Pintura, Fotografia, Escrita Criativa, Edição de Imagem e Cia., online, obviamente.

A quadratura Netuno com os Nodos Lunares também inspira a seguir algum hobby – para quem tem tempo – e não se deixar levar pela loucura de tantas informações distorcidas. Nem medo, nem pânico, nem alienação. O ideal é procurar canais com mais credibilidade para não ficar ouvindo mensagens que podem servir a Fulano ou Beltrano.

A sensação que tenho é de uma linha clara de continuidade entre maio, junho e julho. Pela entrada do Nodo Lunar Norte em 5 de maio, pelos aspectos retrógrados de muitos planetas, pelo número de eclipses e, pela força do signo de Câncer e Gêmeos. O céu aponta, revela, oferece temas para discussão, aceitação e vivência. As perguntas são: onde queremos viver, o que desejamos para nossos filhos, que espaço ocupamos no mundo, no que é que realmente acreditamos?

Para muitos pais que saíam de casa às 7 da manhã e voltavam perto da meia-noite, a quarentena foi a chance de descobrir os filhos e tê-los por perto fisicamente e afetivamente. Mas fazer um call com o chefe chinês às 3 da madrugada, se ocupar de todo o trabalho de casa e ainda dar atenção aos kids é um formato novo para casais brasileiros, sem considerar que muitos ainda se ocupam das compras e cuidados com os pais que estão no interior ou em outro bairro, isolados.

Na próxima Lua Cheia em Capricórnio, 5 de julho, 1h44 da manhã, o equilíbrio Sol-Lua novamente deve ser cultivado. Equilíbrio entre o novo e o velho, a busca pela qualidade de vida, a necessidade de não se esquecer de CUIDAR. Cuidar, preservar, amar, evitando julgar ou exigir demais de alguém nesse momento tão delicado.

Podem pedir harmonia em família e compreensão entre todos. Responsabilidade nas restrições (Lua em Capricórnio) e amor no modo como se manifestam as ideias e vontades (Sol em Câncer).

Peçam paciência para enfrentar o período de quarentena que pode ainda ser longo. Júpiter e Saturno seguirão em Capricórnio até dezembro de 2020. A universidade de Oxford promete a vacina e é nela que devemos ter esperanças, além de outros medicamentos ou vacinas de outras instituições que já estão em grande evolução.

“Ser paciente não é ser passivo, mas conseguir concentrar muita energia em si mesmo”.

“Ser paciente é mais difícil do que trabalhar duro”.

“Não deve podar as árvores durante o inverno, e não deve tomar decisões quando estiver de mau humor. Seja paciente, pois a Primavera acabará chegando.”

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência na web.